Planejamento: A lenda do Velho do Capivari
Colégio Estadual João Mosmann
Professores: Andréia Sarturi, Leandro Lui e Tamiris Adelcia
Santos da Silva.
Assunto:
Leitura
e interpretação textual; linguagem informal e regional; substantivo e adjetivo;
produção textual.
Objetivos
·
Compreender o texto A lenda do Velho do Capivari por meio da leitura silenciosa e
também através de exercícios de interpretação;
·
Perceber e analisar a linguagem informal e
regional, muitas vezes, presentes no gênero textual lenda, devido a sua origem
oral, a partir da atividade motivacional, da leitura do texto selecionado e de
exercícios a fim de ampliar o vocabulário do aluno e seus conhecimentos.
·
Identificar substantivos na lenda selecionada a
partir de atividades com intuito de fazer o aluno entender sua função
referencial no decorrer dela.
·
Verificar o uso de adjetivos ao longo do texto
selecionado para compreender a sua função caracterizadora e delimitadora
através de exercícios relacionados ao texto;
·
Produzir texto a partir da lenda lida com
intuito de aprimorar a escrita.
Metodologia
- Atividade
motivacional;
- Aula
expositiva;
- Explanação;
- Leitura;
- Interpretação;
- Atividades
em grupo e individuais;
- Produção
textual.
Recursos
- Material
escolar;
- Dicionários;
- Folhas
xerocadas;
- Cartolinas
coloridas;
- Quadro,
giz.
Descrição
das atividades propostas:
Atividade
de motivação
·
Os professores levarão para a sala de aula,
dentro de uma caixinha ou de um saquinho, fichinhas, cada uma conterá uma
variedade linguística utilizada no Rio Grande do Sul:
LOCO
DE FACEIRO
|
BEM
CAPAZ
|
DAR
UMA PERNEADA
|
SINALEIRA
|
VIAJOU
NA MAIONESE
|
DE
CARA
|
LAGARTEAR
|
GOROROBA
|
INDIADA
|
PICAR
A MULA
|
SE
ESCALAR
|
FECHOU
O TEMPO
|
NOS
PÉS DA ÉGUA
|
TROMBA
D’ÁGUA
|
LARGAR
DE MÃO
|
NA
CAPA DA GAITA
|
ATUCANADO
|
QUEBRA
COSTELA
|
APOQUENTAR
|
BAH,
PIOR
|
CHULEAR
|
·
Os alunos deverão pegar uma ficha. Cada uma
delas terá mais duas iguais para que se formem trios. Em trios, eles deverão
responder oralmente o que, para eles, significa a “expressão” escolhida e, em
um papel em branco, formar uma frase com essa palavra, de acordo com seu
possível significado.
·
Depois de formadas as frases, todos deverão
apresenta-las aos demais colegas.
·
Em seguida, a professora entregará para cada
aluno uma folha contendo as expressões e os seus possíveis significados e dará,
também, algumas explicações orais sobre o assunto “variedades linguísticas”.
LOCO
DE FACEIRO
(Muito contente)
|
BEM
CAPAZ
(De maneira alguma)
|
DAR
UMA PERNEADA
(Caminhar)
|
SINALEIRA
(Semáforo)
|
VIAJOU
NA MAIONESE
(Delirou)
|
DE
CARA
(Espantado/ decepcionado)
|
LAGARTEAR
(Tomar sol)
|
GOROROBA
(Comida com aspecto estranho)
|
INDIADA
(Programa indesejável/desagradável)
|
PICAR
A MULA
(Fugir)
|
SE
ESCALAR
(Convidar a si mesmo)
|
FECHOU
O TEMPO
(Houve desentendimento)
|
NOS
PÉS DA ÉGUA
(Cansado)
|
TROMBA
D’ÁGUA
(Temporal)
|
LARGAR
DE MÃO
(Abandonar)
|
NA
CAPA DA GAITA
(Cansado/ danificado/ velho)
|
ATUCANADO
(Ocupado)
|
QUEBRA
COSTELA
(Abraço apertado)
|
APOQUENTAR
(Preocupar)
|
BAH,
PIOR
(Verdade)
|
CHULEAR
(Torcer para que algo aconteça)
|
Atividade
de pré-leitura (oralmente):
a)
Vocês tiveram dificuldades para compreender as
expressões presentes na atividade anterior? Por quê?
Resposta pessoal.
b)
A língua falada pelos brasileiros é a mesma em
todo o território nacional?
Resposta pessoal.
c)
Vocês conhecem alguma expressão utilizada em outro
estado ou região? Qual?
Resposta pessoal.
d)
Vocês já passaram ou conhecem alguém que tenha
passado por situações delicadas ou engraçadas por não entender alguma expressão
regional?
Resposta pessoal.
Atividade
de leitura-descoberta:
Os professores levarão para a
aula o texto A lenda do Velho do Capivari
(FAGUNDES, 2003):
A lenda do Velho do Capivari
No
interior do município do Alegrete, no que sai rumo do oeste, há um lugar que se
chama Capivari, banhado pelo arroio de mesmo nome que, em guarani, quer dizer
“Rio da Capivara”.
Quando se estendeu a linha férrea de
Uruguaiana ao Alegrete, criou-se uma estação no Capivari, com a consequente
parada de trens, estação que hoje está meio abandonada.
Ali há um fantasma diferente, que
muita gente viu. Tanto, que os moradores não mais se surpreendem: é um gaúcho
velho de melena branca, barbudo, que aparece na coxilha, bem pilchado e
montando um pingo bem aparado. Vem ao tranquito e, visto desde as casas, na
estação, começa a descer o lançante, com a maior calma do mundo. Desaparece na
canhada e quem olha das casas fica esperando que ele reapareça, já na frente,
mas qual! É esperar em vão, porque ele não aparece e não adianta ir até a
canhada procurar.
O velho cavaleiro fantasma é
diferente de outras assombrações porque aparece de dia, sempre. À vezes o
pessoal das casas está almoçando e se ouve o plac-plac de quem chega a cavalo,
recebido pelos cachorros. Dai a pouco, alguém bate compassadamente à porta:
toc, toc, toc. Abre-se a porta e não é ninguém. Então já se sabe: é o Velho do
Capivari outra vez.
Após a leitura silenciosa e
individual do texto, os alunos deverão fazer as seguintes questões:
1) Por
que se diz que o fantasma do Velho do Capivari é diferente?
Resposta:
O fantasma do Velho é diferente porque ele aparece sempre de dia.
2) Geralmente,
em que período ouve-se falar que os fantasmas aparecem?
Resposta:
Geralmente, diz-se que os fantasmas aparecem à noite.
3) Em que
local da cidade de Capivari o fantasma do Velho “mora”? E em que outros locais
da cidade ele aparece?
Resposta:
O Velho do Capivari mora em uma estação de trens abandonada. Ele aparece na
coxilha e também à porta das casas.
4) Observe
o significado de algumas palavras retiradas da lenda e escreva a palavra
correspondente a esse significado nas cruzadinhas:
1. Cabelo
comprido, solto e desarrumado.
2. Algo bem aparelhado, equipado.
3. Descida
muito íngreme.
4. Vestindo
roupas tipicamente gaúchas.
5. Morro
de pequena altitude dos pampas gaúchos.
6. Uma
espécie de cavalo.
7. Movimento
de andar calmo do cavalo.
8. Algo
feito de forma pausada, de vagar e com intervalos de tempo em tempo.
9. Final
de uma descida.
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5) Como o
Velho do Capivari é caracterizado ao longo da lenda? Cite algumas de suas características:
Resposta:
O Velho do Capivari é caracterizado ao longo da lenda de: fantasma diferente,
gaúcho velho de melena branca, barbudo, bem pilchado, calmo, cavaleiro fantasma.
6) Faça o
desenho de como você imagina esse Velho e, após, o nomeie com um substantivo próprio:
7) Observe
os substantivos abaixo e
identifique, de acordo com o texto, quais os adjetivos estão os caracterizando:
Substantivos
|
Adjetivos
(respostas)
|
Gaúcho
|
Velho
|
Pingo
|
Aparado
|
Fantasma
|
Diferente
|
Velho
|
Cavaleiro
|
Cavaleiro
|
Fantasma
|
Melena
|
Branca
|
Estação
|
Abandonada
|
Atividade de pós-leitura:
Produção textual
Os
alunos deverão se reunir em trios, de acordo com a atividade motivacional. Cada
trio deverá redigir um pequeno texto que narre uma situação decorrente de
alguma interpretação errônea acerca de determinada expressão linguística
regional.
Avaliação
A
avaliação se dará com a participação, colaboração e envolvimento da turma nas
atividades propostas. Cada aluno será avaliado por meio de suas contribuições.
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