Planejamento: Escrevendo cartas
Colégio Estadual João Mosmann
Professores bolsistas: Andréia
Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcia Santos da Silva.
Objetivos
·
Participar das atividades propostas a fim de
promover a integração de diferentes alunos e conhecer diferentes realidades.
·
Produzir uma carta a partir da leitura e das
atividades desenvolvidas com a Carta de Pero Vaz de Caminha com intuito de
aprimorar a escrita.
Metodologia
·
Integração dos alunos;
·
Produção textual;
·
Reescrita.
Recursos
·
Folhas para redação;
·
Material escolar (cola, tesoura).
Descrição
das atividades propostas
·
Os professores irão pedir para que os alunos,
em forma de uma carta, escrevam para outros alunos, de diferentes escolas e de
diferentes municípios. Nessa carta eles devem se apresentar para essa pessoa,
falando sobre suas características, o que gostam, o que não gostam, bem como,
apresentar o local onde moram, estudam.
·
Depois de terminadas as cartas, os professores
irão recolhê-las para correção. Posteriormente, devolverão para os alunos para
que eles façam a reescrita, explicando a eles o que estava em desacordo.
·
Terminadas as cartas, os alunos farão
envelopes, contendo todos os seus dados e, os professores as recolherão e
levarão para as escolas de destino, onde cada aluno deverá retirar uma carta,
ler e comentar o que ele tem em comum com esse colega, quais suas diferenças,
se gostaria de conhecê-lo.
·
Esse mesmo processo será aplicado com os demais
alunos até que todos tenham trocado suas cartas. Para essa atividade,
participarão alunos das seguintes escolas: João Mosmann, de Parobé; Theóphilo
Sauer, IACS e Felipe Marx de Taquara.
·
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário