Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento: Escrevendo cartas 
Colégio Estadual João Mosmann 

Professores bolsistas: Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcia Santos da Silva.

Objetivos
·         Participar das atividades propostas a fim de promover a integração de diferentes alunos e conhecer diferentes realidades.
·         Produzir uma carta a partir da leitura e das atividades desenvolvidas com a Carta de Pero Vaz de Caminha com intuito de aprimorar a escrita.

Metodologia
·         Integração dos alunos;
·         Produção textual;
·         Reescrita.

Recursos
·         Folhas para redação; 
·         Material escolar (cola, tesoura).

Descrição das atividades propostas
·         Os professores irão pedir para que os alunos, em forma de uma carta, escrevam para outros alunos, de diferentes escolas e de diferentes municípios. Nessa carta eles devem se apresentar para essa pessoa, falando sobre suas características, o que gostam, o que não gostam, bem como, apresentar o local onde moram, estudam.
·         Depois de terminadas as cartas, os professores irão recolhê-las para correção. Posteriormente, devolverão para os alunos para que eles façam a reescrita, explicando a eles o que estava em desacordo.
·         Terminadas as cartas, os alunos farão envelopes, contendo todos os seus dados e, os professores as recolherão e levarão para as escolas de destino, onde cada aluno deverá retirar uma carta, ler e comentar o que ele tem em comum com esse colega, quais suas diferenças, se gostaria de conhecê-lo.
·         Esse mesmo processo será aplicado com os demais alunos até que todos tenham trocado suas cartas. Para essa atividade, participarão alunos das seguintes escolas: João Mosmann, de Parobé; Theóphilo Sauer, IACS e Felipe Marx de Taquara.
·         

                                                           

·         


Nenhum comentário:

Postar um comentário