Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento: Lendas urbanas.
Colégio Estadual João Mosmann - Parobé.                                                                               

Professores: Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcia Santos da Silva 
Data: 09/04/2015 – Quinta-feira
Série: 7º ano
Carga horária: Dois Períodos – das 14h35min às 16h20min.
Assunto: Sondagem acerca das preferências dos alunos e produção textual.
Objetivos
·         Participar das atividades propostas para integrar-se à turma.
·         Produzir um texto a partir das da lenda socializada com os alunos.
Metodologia
·         Integração com os alunos;
·         Leitura do conto “A Loira do Banheiro”;
·         Discussão acera de lendas conhecidas por alunos e professores;
·         Produção textual.
Recursos
·         Reprodução de imagens da Loira do Banheiro;
·         Cópias do conto;
·         Folhas de redação.
Descrição das atividades propostas
·         Os professores/bolsistas se apresentarão aos alunos e falarão sobre o PIBID e seus objetivos para a sequência do ano letivo. A primeira proposta será uma entrevista que será realizada com os alunos a fim de sondá-los sobre suas preferências didáticas e seus gostos pessoais.
   Os professores/bolsistas solicitarão que os alunos formem um semicírculo com suas cadeiras, em seguida distribuirão imagens alternadas associadas à Loira do Banheiro. A atividade prossegue com uma conversa sobre lendas conhecidas por todos e se alguém associaria a imagem que recebeu com alguma das lendas citadas.
    Os professores/bolsistas distribuirão cópias de uma das versões do conto “A Loira do Banheiro” para que os alunos leiam de forma silenciosa e em seguida conversem juntamente com os professores sobre o conhecimento deles acerca de tal lenda.
    Ainda com a intenção de sondá-los, os professores/bolsistas proporão aos alunos que produzam um texto contando alguma lenda que eles conheçam.
Avaliação

A avaliação se dará com a participação, colaboração e envolvimento da turma nas atividades propostas. Posteriormente, os professores/bolsistas analisarão os textos produzidos pelos alunos para conhecer em que nível de escrita se encontram e, com isso, desenvolver atividades futuras que visem abordar os aspectos nos quais os discentes mostrarem uma maior dificuldade.





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