Professoras:
Adriana K. Schilling, Angela Berton, Nicole C. Siebel e Lisandra Kohlrausch.
Data:
08/10/15.
Carga
horária: 2 horas-aula.
Assunto:
Argumentação.
Objetivo:
·
Promover uma reflexão sobre o regionalismo
a partir do texto Nenhum gaúcho existe a fim de despertar o
senso crítico;
·
Ler e refletir sobre o texto lido a fim
de produzir um texto argumentativo para expor sua opinião.
Motivação:
Perguntar se algum dos alunos
frequenta CTGs, o que pensam sobre a figura do gaúcho, se acham que essa representação
tem origem histórica.
Metodologia:
Após os alunos
exporem suas opiniões, será entregue o texto Nenhum gaúcho existe para que eles façam uma leitura silenciosa. Depois
da leitura, serão feitos novos questionamentos:
·
A partir do que diz o texto, podemos
repensar a figura do gaúcho?
·
De que forma?
·
Vocês concordam com o que o autor
expõe?
Os
alunos terão a tarefa de pensar no assunto "A figura tradicional do gaúcho
representa uma verdade e deve ser cultivada?". Com base nisso, eles criarão
argumentos, contra ou a favor, por escrito, para entregar.
No
final da aula, será solicitado que alguns leiam seus argumentos para discutir
um pouco sobre o que eles pensaram.
Recursos:
Cópias xerocadas do texto
Nenhum gaúcho existe.
Avaliação:
Os alunos serão
avaliados de acordo com a participação e a produção textual.
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