PLANO DE AULA Nº 03
Escola:
Colégio
Estadual João Mosmann
Professores/
bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e
Lilian K. Amaral.
Data:
29/04/15 Carga horária: 2 horas/aula
Turma:
201 Professora/
supervisora: Viviana Kunst
Assunto: Leitura e interpretação textual do poema “Música Brasileira”, de Olavo Bilac.
Conteúdo: Introdução
ao projeto “Um resgate para a valorização de etnias, raças e identidades:
estudo a cerca das culturas no 2° ano do ensino médio”.
Objetivos:
ü Assistir
o vídeo “Cultura, diferença, identidade”,
youtube.com, por meio do Data Show, a
fim de que motive e faça refletir sobre as diferenças.
ü Discutir o vídeo, oralmente, com o intuito de perceber
vários olhares e pensamentos a respeito da valorização das etnias, raças e
identidades.
ü Ler o poema “Música
Brasileira”, de Olavo Bilac, por meio de folhas fotocopiadas,
silenciosamente, a fim de relacionar com o assunto em questão e instigar à leitura.
ü Discutir o poema, por meio da oralidade, para que o
possa ser compreendido em um todo, ao partilhar as diferentes interpretações.
ü Procurar no dicionário as palavras que não são
conhecidas no poema, com o intuito de ampliar o vocabulário e ter um entendimento
maior do texto.
ü Solicitar que pesquisem, em casa, sobre o que é
etnia, e as quais são as diferentes etnias que existem, por meio de livros e
internet, a fim de que seja intermediado à busca ao conhecimento, no ato de
pesquisar.
ü Escolher uma música que goste e que
represente uma cultura, a fim de apresentar aos colegas, por meio do Data
Show.
ü Pesquisar
a origem desse gênero musical, com o intuito de compreender melhor a relação da
música escolhida com a cultura representada, por meio de buscas na internet
realizadas no laboratório de informática da referida escola;
ü Apresentar
a pesquisa realizada anteriormente juntamente com a música, a fim de inteirar
os demais alunos em relação as diferentes culturas musicais.
Metodologia:
Atividade 1: As professoras passarão o vídeo “Cultura,
diferença, identidade”, youtube.com, por meio do Data Show. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YFW2NLDs5ng
Atividades
2:
Discutir o vídeo, oralmente, com toda a
turma, levantando questionamentos e olhares a respeito das etnias, raças e
identidades.
Atividade
3: Ler
o poema “Música Brasileira”, de
Olavo Bilac, por meio de folhas fotocopiadas, silenciosamente.
Música brasileira
Olavo Bilac
Tens, às vezes, o fogo soberano
Do amor: encerras na cadência, acesa
Em requebros e encantos de impureza,
Todo o feitiço do pecado humano.
Do amor: encerras na cadência, acesa
Em requebros e encantos de impureza,
Todo o feitiço do pecado humano.
Mas, sobre essa volúpia, erra a
tristeza
Dos desertos, das matas e do oceano:
Bárbara poracé, banzo africano,
E soluços de trova portuguesa.
Dos desertos, das matas e do oceano:
Bárbara poracé, banzo africano,
E soluços de trova portuguesa.
És samba e jongo, xiba e fado,
cujos
Acordes são desejos e orfandades
De selvagens, cativos e marujos:
Acordes são desejos e orfandades
De selvagens, cativos e marujos:
E em nostalgias e paixões
consistes,
Lasciva dor, beijo de três saudades,
Flor amorosa de três raças tristes.
Lasciva dor, beijo de três saudades,
Flor amorosa de três raças tristes.
Atividade
4:
Discutir o poema com a turma,
oralmente, para que o possa ser partilhado diferentes interpretações.
Atividade
5:
As professoras pedirão que os alunos procurarem
no dicionário as palavras que não são conhecidas, por eles, no poema, para que
possam ampliar o vocabulário.
Atividade
6: As docentes pedirão que os alunos pesquisem,
em casa, sobre o que é etnia, e as
quais são as diferentes etnias que existem, por meio de livros e internet.
Atividade 7: Os alunos escolherão uma música que seja do
agrado deles para pesquisarem sobre a sua origem cultural.
Atividade 8: depois da
música escolhida, eles deverão pesquisar seu gênero e origem.
Atividade 9: Apresentar, por meio do data show, a pesquisa
estudada.
Recursos:
-
Sala de PDE;
-
lápis, borracha e caneta;
- Poema fotocopiado;
- Dicionários;
- Livros e internet.
Avaliação:
Será
satisfatório se os alunos participarem da discussão oral, da leitura do poema e
da pesquisa que será feita em casa. Cada aluno será avaliado individualmente,
por meio da observação das professoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário