Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PLANO DE AULA Nº 03
Escola: Colégio Estadual João Mosmann
Professores/ bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e Lilian K. Amaral.
Data: 29/04/15           Carga horária: 2 horas/aula
Turma: 201                           Professora/ supervisora: Viviana Kunst

Assunto: Leitura e interpretação textual do poema “Música Brasileira”, de Olavo Bilac.
Conteúdo: Introdução ao projeto “Um resgate para a valorização de etnias, raças e identidades: estudo a cerca das culturas no 2° ano do ensino médio”.

Objetivos:
ü  Assistir o vídeo “Cultura, diferença, identidade”, youtube.com, por meio do Data Show, a fim de que motive e faça refletir sobre as diferenças.
ü  Discutir o vídeo, oralmente, com o intuito de perceber vários olhares e pensamentos a respeito da valorização das etnias, raças e identidades.
ü  Ler o poema “Música Brasileira”, de Olavo Bilac, por meio de folhas fotocopiadas, silenciosamente, a fim de relacionar com o assunto em questão e instigar à leitura.
ü  Discutir o poema, por meio da oralidade, para que o possa ser compreendido em um todo, ao partilhar as diferentes interpretações.
ü  Procurar no dicionário as palavras que não são conhecidas no poema, com o intuito de ampliar o vocabulário e ter um entendimento maior do texto.
ü  Solicitar que pesquisem, em casa, sobre o que é etnia, e as quais são as diferentes etnias que existem, por meio de livros e internet, a fim de que seja intermediado à busca ao conhecimento, no ato de pesquisar.
ü   Escolher uma música que goste e que represente uma cultura, a fim de apresentar aos colegas, por meio do Data Show.
ü  Pesquisar a origem desse gênero musical, com o intuito de compreender melhor a relação da música escolhida com a cultura representada, por meio de buscas na internet realizadas no laboratório de informática da referida escola;
ü  Apresentar a pesquisa realizada anteriormente juntamente com a música, a fim de inteirar os demais alunos em relação as diferentes culturas musicais.


Metodologia:
Atividade 1: As professoras passarão o vídeo “Cultura, diferença, identidade”, youtube.com, por meio do Data Show. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YFW2NLDs5ng

Atividades 2: Discutir o vídeo, oralmente, com toda a turma, levantando questionamentos e olhares a respeito das etnias, raças e identidades.
Atividade 3: Ler o poema “Música Brasileira”, de Olavo Bilac, por meio de folhas fotocopiadas, silenciosamente.
Música brasileira
Olavo Bilac
Tens, às vezes, o fogo soberano
Do amor: encerras na cadência, acesa
Em requebros e encantos de impureza,
Todo o feitiço do pecado humano.
Mas, sobre essa volúpia, erra a tristeza
Dos desertos, das matas e do oceano:
Bárbara poracé, banzo africano,
E soluços de trova portuguesa.
És samba e jongo, xiba e fado, cujos
Acordes são desejos e orfandades
De selvagens, cativos e marujos:
E em nostalgias e paixões consistes,
Lasciva dor, beijo de três saudades,
Flor amorosa de três raças tristes.

Atividade 4: Discutir o poema com a turma, oralmente, para que o possa ser partilhado diferentes interpretações.
Atividade 5: As professoras pedirão que os alunos procurarem no dicionário as palavras que não são conhecidas, por eles, no poema, para que possam ampliar o vocabulário.
Atividade 6:  As docentes pedirão que os alunos pesquisem, em casa, sobre o que é etnia, e as quais são as diferentes etnias que existem, por meio de livros e internet.
Atividade 7:  Os alunos escolherão uma música que seja do agrado deles para pesquisarem sobre a sua origem cultural.
Atividade 8: depois da música escolhida, eles deverão pesquisar seu gênero e origem.

Atividade 9:  Apresentar, por meio do data show, a pesquisa estudada.

Recursos:
- Sala de PDE;
- lápis, borracha e caneta;
- Poema fotocopiado;
- Dicionários;
- Livros e internet.
Avaliação:
Será satisfatório se os alunos participarem da discussão oral, da leitura do poema e da pesquisa que será feita em casa. Cada aluno será avaliado individualmente, por meio da observação das professoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário