PLANO DE AULA Nº 04
Escola:
Colégio
Estadual João Mosmann
Professores/
bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e
Lilian K. Amaral.
Data:
13
e 20/05/15 Carga horária: 4
horas/aula
Turma:
201 Professora/
supervisora: Viviana Kunst
Assunto:
Projeto
“Um resgate para a valorização de etnias, raças e identidades: estudo acerca
das culturas em uma turma do 2° ano do ensino médio politécnico de rede
pública”.
Conteúdo:
Leitura, interpretação textual e pesquisa, a partir do poema Encontrei minhas origens, de Oliveira
Silveira.
Objetivos:
ü Assistir
o vídeo Como as crianças africanas
encantam o mundo com música e dança, retirado do youtube, por meio do Data Show, a fim de que se motive a
conhecer a cultura africana.
ü Comentar
e discutir as questões de pré-leitura, por meio da oralidade, com intuito de
despertar a curiosidade do texto a ser lido.
ü Ler
o poema Encontrei Minhas Origens, de
Oliveira Silveira, silenciosamente, em folha fotocopiada, para que seja
conhecido o texto a ser trabalhado e para que seja apreciado o gênero poema.
ü Responder as questões de interpretação textual, em
folhas fotocopiadas, a fim de que tenha uma melhor compreensão do texto.
ü Pesquisar a vida de alguns heróis africanos,
utilizando a internet, para que tenha um conhecimento maior sobre a vida deles
e seja percebido a influência dessa cultura no Brasil.
Metodologia:
Atividade 1: Como atividade de motivação, as professoras passarão o vídeo, retirado
do youtube.com, Como as crianças
africanas encantam o mundo com música e dança.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LkbTvjjEU9E
Atividades
2:
Depois, farão as seguintes questões de pré-leitura:
1)
Quanto ao gênero,
como você classificaria o texto com que vamos trabalhar? Por quê?
2)
Pelo título, você
imagina que o poema fale sobre o quê?
3)
Se lhe fosse
pedido para escrever um poema sobre suas origens, de que você falaria?
4)
Você sabe qual é a
sua descendência?
Atividade
3: Primeiramente,
as professoras declamarão o poema Encontrei
Minhas Origens, de Oliveira Silveira à turma, e, logo após, farão uma
leitura silenciosa dele.
Encontrei
minhas origens
Oliveira Silveira (*)
Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros
Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas
Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros
Encontrei
Em doces palavras
Cantos
Em furiosos tambores
Ritos
Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma
Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos
Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.
(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.
Oliveira Silveira (*)
Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros
Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas
Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros
Encontrei
Em doces palavras
Cantos
Em furiosos tambores
Ritos
Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma
Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos
Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.
(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.
Extraído: http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2009/11/0020/?data=2009/06, em
07/05/2015.
Atividade
4:
Ao término da leitura, as professoras entregaram fotocópias com questões de
interpretação textual e, algumas delas, gramaticais.
1)
Identifique as palavras
cujo sentido você desconhece, procurando esclarecê-los, por meio do dicionário.
2)
Você sabe o que
significa a palavra etnia? Se não,
pesquise no dicionário, pois, a partir de hoje, estudaremos sobre as etnias.
3)
O que caracteriza
esse texto como um poema?
4)
A partir da leitura do poema, é possível
identificar qual é a cor da pele do eu-lírico? Justifique a sua resposta.
5)
De que maneira os
adjetivos velhos, malditos e imundos caracterizam os substantivos, no
poema? Cite adjetivos que se trocados no texto caracterizariam de maneira
contrária os substantivos.
6)
Você acha
importante saber da sua origem? Seus pais ou a sua família comentaram contigo
alguma vez sobre ela?
7)
No seu ponto de
vista, é importante preservar as origens? Comente.
8)
Já sofreu algum
tipo de preconceito devido a sua etnia? Se sim, relate o fato.
“Ninguém
nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por
sua religião.
Para odiar, as pessoas
precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (MANDELA, 2008. p.1)
Atividade
5: Após todos os alunos responderem as questões,
as professoras corrigirão, juntamente com a turma, tecendo alguns comentários a
partir das respostas obtidas pelos alunos.
Atividade
6: Ao término das atividades, as professoras
entregarão outra folha com o enunciado, abaixo, e levarão os alunos à Sala de
Informática da escola, pedindo que, cada grupo, pesquise sobre um herói negro.
1)
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei
No trecho,
acima, o eu-lírico fala de seus heróis, dentre
esses heróis negros (ou descendentes de negros) podemos citar Chiquinha
Gonzaga, Cruz e Souza, Lima Barreto, Zumbi, Machado de Assis, Mário de
Andrade... Escolha um desses heróis brasileiros e pesquise sobre sua vida e
faça sobre eles um texto biográfico, destacando, entre outros aspectos: o nome
completo, a data e o local de nascimento, nome dos pais, acontecimentos
importantes na sua infância, adolescência e idade adulta, atividade e/ou
emprego que se destacou e a importância de sua figura para o nosso país, entre
outros.
Recursos:
- Fotocópia do poema
- Lápis, borracha, caneta
- Fotocópia das questões de interpretação textual
- Sala de PDE
- Sala de Informática
- Data Show
- Internet
Avaliação:
Será
satisfatório se os alunos discutirem sobre o poema, responderem as questões de
interpretação textual, e demonstrarem interesse em pesquisar sobre alguns
heróis afrodescendentes. Cada aluno será avaliado individualmente, por meio da
observação das professoras.
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