Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Plano de aula - 2º ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Andressa Strützki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula: 24/04/2017.
Duração: duas horas-aula.
Ano: 2º ano do Ensino Médio.

Objetivo: Apreciar e analisar a música Geração Coca Cola, levantando discussões sobre a mesma inter-relacionando-a com a atualidade.

Conteúdo: Interpretação de texto.
Recursos: Texto impresso; aparelho de som.
Procedimentos:

1º momento: Os professores distribuirão para os alunos a letra da música Geração Coca Cola de Legião Urbana.
2° Será tocada em aparelho de som da escola a música em questão para que os alunos conheçam.

Geração Coca-Cola
Legião Urbana
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove às seis
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola

3º momento: Este será um momento para debater sobre a música, o que ela nos passa, a época que foi feita, qual o objetivo dela.

4º momento: Atividades de Interpretação.

1) Procure no dicionário e transcreva os significados em seus cadernos:
Revolução:
Burgueses:
Enlatados:
Industrial:
2) Qual sua opinião sobre o título da música? Por quê Geração Coca Cola?
3) Na música é nítido a influência do capitalismo, retire da letra da música uma ou mais estrofes que comprovem.
4) Explique com suas palavras a seguinte estrofe:
“Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca Cola”
5) O que é um burguês sem religião?

5° momento: será feita a correção das questões oralmente, com participação dos alunos lendo suas respostas, chamando-os a argumentação oral para defenderem seus pontos de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário