Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 9 de julho de 2017


Planejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano de aula 10 – 6ºano
Data: 03/07/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.
Assunto: Temática sobre amizade com o texto “Amigas para sempre”

Objetivos:
·         Leitura e interpretação textual;
·         Produção textual;

Metodologia: Os professores iniciarão a aula distribuindo aos alunos um boneco feito de dobradura de papel e um bis, simbolizando a amizade entre professores e alunos. Na sequência os professores solicitarão a leitura do texto aos alunos, após deverão realizar a interpretação do texto “Amigas para sempre”, da escritora Léia Cassol. Finalizando a atividade com a proposta de produção textual, dando continuação a história.
Recursos: Caixa de Bis, dobraduras de papel, texto impresso, lápis, caneta.

Atividades propostas:

Motivação: Os alunos receberão bonecos feitos de dobradura de papel, com um Bis, simbolizando a amizade de alunos e professores.



Atividade 01: Leitura do texto;

Minha amiga... para sempre
                                                                                                                     Léia Cassol
A Páscoa estava chegando e com ela a viagem pra casa do vô Pedro, lá em Pelotas. Todos os anos é a mesma coisa e esse ano foi melhor, porque o Beto e a família dele foi com a gente. Ah, a Bibi foi também.
Vô Pedro é professor de história e eu, com todas aquelas novidades sobre nosso Estado... Bom, eu estava louca pra falar com ele e fiquei tri feliz quando a Gabi disse que a gente ia se encontrar com o vô no Parque Histórico Bento Gonçalves. Preparamos quase tudo na véspera da viagem pra que a gente pudesse sair bem cedo. Meu pai dava as coordenadas:
— Vânia, deixa tudo pronto que eu quero sair às sete da manhã. Combinei com o  teu pai que estaremos lá até às nove horas.
Ih! Já vi esse filme. Eu tinha certeza de que a gente não ia sair no horário previsto. Mas, como eu não queria ouvir reclamações, combinei com a Bibi que ela viria dormir na minha casa. Foi o que ela fez.
Nós duas ficamos até tarde arrumando as coisas. Cds, livros, agenda, máquina fotográfica, perfume, brincos, batom, algumas mudas de roupas, calçados... Nada podia faltar! Depois de tudo arrumado eu deitei na minha cama e a Bibi na bicama ao lado da minha.
Eu não sei por que, mas achei a Bibi  diferente. Ela estava mais quieta... e parecia preocupada com alguma coisa. Mesmo depois que a gente apagou a luz eu senti que ela não estava bem. Eu ouvia ela suspirando.
— O que tu tens, Bibi? — perguntei.
— Eu? ... Nada... Não tenho nada, Fê!
— Ah, Bi, não mente! Eu sei que tu não estás bem. Eu te conheço!
Ouvi que ela chorava baixinho... Acendi o abajur. Ela não se mexeu...
Pulei pra cama dela
— Bibi! O que está acontecendo? ... Tô preocupada contigo! Vai, fala!
Talvez ela não quisesse mais ir viajar com a gente, pensei.
— Ah, Fê! Não é nada, não! Eu choro à toa mesmo... É isso. Sou uma chorona!
— Puxa vida, Bi... eu só quero ajudar. O que está te deixando tão triste?
— Lá em casa... A coisa tá cada vez pior, Fê! A empresa que o meu pai trabalha vai fechar... Ainda por cima, ele e a minha mãe... Já faz um tempo que eles vinham brigando... Mas, agora... Eles nem se falam mais...
“Que coisa”, pensei. Quando eu nasci eles já moravam aqui perto de casa. Cresci junto com a Bianca e nem me dei conta que eles  estavam assim... Não sabia o que dizer pra minha amiga.
— Olha, Fê... eu quero viajar contigo... mas eu também quero ficar lá em casa, entende? E aí tem o meu irmão...
— Bibi... eu sei que é difícil o que está acontecendo lá na tua casa, mas... mas  ficar em casa... não vai resolver.
Fiquei em silêncio, pensando. Tudo o que eu queria era ajudar. Só não sabia como. Ela também não dizia nada. Só chorava... Uma tristeza que parecia não ter fim.
— Bi!
— Que...  — ela respondeu soluçando.
— Lembra o dia que a gente foi pra Capão? Eu também estava insegura...
— Ah, Fê... é diferente!
— Eu sei, Bibi, eu sei que é diferente. Mas todo mundo tem medo de ficar longe de casa. Tem medo de ficar doente... e... e a mãe não estar por perto. Medo de deixar o pai, a mãe e os irmãos em casa e... Parece que vai acontecer alguma coisa com eles, né? — falei com os olhos cheios de lágrimas. Eu não podia nem imaginar que qualquer coisa acontecesse com a minha família.
Ela fez que sim com a cabeça.
— Ai, Fê, o que será que vai acontecer lá em casa?! — e as lágrimas escorriam pelo rosto.
— Eu não sei, Bi, não sei! Vamos rezar... Vai dar tudo certo!
Então, peguei na mão dela e cada uma rezou baixinho. Agradeci a Deus pela minha família e pedi pra Ele ajudar e proteger a minha melhor amiga.
Acabamos dormindo juntas, ali,... amontoadas na bicama.

Atividade 02: Interpretação textual

Responda:


1)    O que faz uma pessoa considerar a outra “amigos para sempre”?

2)    Você tem algum amigo(a) que pode ser considerado para sempre? Por quê?

3)    Você já saiu para viajar com amigos(as)? Comente.

4)    Qual o nome das amigas do texto?

5)    Qual seria o destino das personagens no dia seguinte?

6)    Por que a personagem Bibi estava chorando?

7)    Quais os objetos que não podem faltar na sua viagem?

8)    Reescreva um trecho do texto que usamos o sinal gráfico “travessão”.

9)    Marque Verdadeiro ou Falso:
(   ) O horário da partida seria às 10 horas.
(   ) Vânia dava as coordenadas.
(   ) As amigas dormiram juntas em um hotel.
(   ) O avô Pedro morava em Santa Catarina.
(   ) Bibi estava com medo de viajar.
(   ) Antes de dormir as meninas rezaram.
(   ) As férias estavam chegando.                                                 

10)  Preencha as lacunas de acordo com o texto:
A ______________ que meu pai_________________vai fechar...Ainda por cima, ele e a minha__________Já faz um___________que eles vinham__________

11)  Você deve escolher 4 personagens do texto e caracterizá-los com 3 adjetivos diferentes para cada um.
a)_______________________________________________________
b)_______________________________________________________
c)_______________________________________________________                                 d)_______________________________________________________

Atividade 03: Interpretação textual
12)  A história das personagens termina com elas dormindo....
Agora crie uma história contando como foi o dia do passeio das amigas.
Mínimo 15 linhas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário