Professores/
bolsistas: Dieila dos Santos, Lilian Amaral, Natan Donato
Carga horária: 8 horas/aula
Professora/ supervisora: Viviana Kunst
Assunto: Poema
Objetivos:
ü
Dialogar com os alunos a respeito de uma casa
mal assombrada qualquer, para que seja
despertado a curiosidade dos mesmos;
ü
ler o poema “A casa do espanto”, de Luciane M.
W. Raupp, a fim de que possa ser introduzido o gênero poético;
ü
interpretar questões referentes ao poema, com o
intuito de compreender melhor o texto referido;
ü
Ilustrar
o texto em forma de quadrinhos, desenhando um quadrinho para cada estrofe, por
meio do site pixton.com;
ü solicitar que os alunos
peçam aos seus responsáveis que contem uma história de assombração ou de terror;
ü pedir para que os alunos apresentem
para os colegas a história trazida de casa em forma de prosa.
Metodologia:
- Leitura do poema “A casa do espanto”;
- interpretação textual;
- ilustração do texto em quadrinhos no site pixton.com;
- tema de casa: Pedir para a família que conte uma história
que já conheça de assombração ou de terror;
- apresentação dos textos dos alunos.
Recursos:
-
Cópia do texto;
-
cópia das questões;
-
laboratório de informática;
-
folhas para tema de casa;
- lápis, borracha e caneta.
Avaliação:
A aula será considerada
satisfatória se os alunos compreenderem o poema de forma que consigam realizar
as atividades com êxito.
Atividades propostas:
Atividade nº 1:
Diálogo com
os alunos:
Você
tem medo de quê?
Você
alguma vez já precisou dormir de luz acesa? Por quê?
Como seria uma “casa do espanto”?
O que você
imagina que tem nesta casa?
Atividade
nº 2:
Será entregue uma folha para cada aluno com o
poema “A casa do espanto”.
Na casa do espanto
Luciane M. W. Raupp
Na casa do espanto,
Um fantasma em cada canto.
Na cortina esfarrapada,
Uma aranha pendurada!
Enfeitando o quarto de dormir,
Há um esqueleto a sorrir.
Na cama toda empoeirada,
Uma múmia está deitada.
No banheiro, há uma pia rachada
Toda cheia de sapos – que coaxada!
Dentro da banheira centenária,
Banha-se uma serpente sanguinária.
Reúnem-se na sala de jantar
Vampiros terríveis a confabular:
De quem será o próximo pescoço mordido?
O meu não! Levo alho bem fedido!
Na cozinha, uma bruxa malvada
Prepara uma maçã bem envenenada.
É só o que ela sabe fazer:
Feias e belas a adormecer.
Frankstein lê na sala de visitas.
Esse escuro todo faz mal para as vistas!
Eta monstro descuidado para valer!
Mas eu não vou com ele me meter!
A Cuca invadiu o porão.
Trouxe consigo o Bicho-Papão!
Esses dois não são de nada:
Só sabem fazer trapalhada!
O Velho do Saco está no telhado
Com a chuva, ficou todo molhado!
Tomara que pegue um baita resfriado,
Para deixar de ser tão malvado!
Dessa casa, gosto mesmo é da saída!
Nunca mais por mim será invadida.
Esses monstros não são grande perigo,
Mas não sou louco de testar isso comigo!
Luciane M. W. Raupp
Na casa do espanto,
Um fantasma em cada canto.
Na cortina esfarrapada,
Uma aranha pendurada!
Enfeitando o quarto de dormir,
Há um esqueleto a sorrir.
Na cama toda empoeirada,
Uma múmia está deitada.
No banheiro, há uma pia rachada
Toda cheia de sapos – que coaxada!
Dentro da banheira centenária,
Banha-se uma serpente sanguinária.
Reúnem-se na sala de jantar
Vampiros terríveis a confabular:
De quem será o próximo pescoço mordido?
O meu não! Levo alho bem fedido!
Na cozinha, uma bruxa malvada
Prepara uma maçã bem envenenada.
É só o que ela sabe fazer:
Feias e belas a adormecer.
Frankstein lê na sala de visitas.
Esse escuro todo faz mal para as vistas!
Eta monstro descuidado para valer!
Mas eu não vou com ele me meter!
A Cuca invadiu o porão.
Trouxe consigo o Bicho-Papão!
Esses dois não são de nada:
Só sabem fazer trapalhada!
O Velho do Saco está no telhado
Com a chuva, ficou todo molhado!
Tomara que pegue um baita resfriado,
Para deixar de ser tão malvado!
Dessa casa, gosto mesmo é da saída!
Nunca mais por mim será invadida.
Esses monstros não são grande perigo,
Mas não sou louco de testar isso comigo!
Atividade nº 3:
Será entregue para cada aluno a
folha com as questões de interpretação.
Questões
referentes ao texto lido
1) Você
entraria na casa do espanto? Por quê?
2) Qual
outra história que te lembra da maça envenenada?
3) Ligue
as lacunas, abaixo, relacionando o personagem com a história:
Bruxa malvada Histórias
populares
Bicho-Papão
Cuca
Sítio do Picapau
Amarelo
Velho do Saco
Frankstein Branca
de Neve e os sete Anões
Desenho de assombração e terror
4)
Procure na caça palavras os vocábulos que são necessários
para completar as frases abaixo:
Na casa do
......................................
Um ........................ em cada
canto
Na cortina ........................,
Uma ........................ pendurada!
Enfeitando o .............. de dormir,
Há um
.................................. a sorrir.
Na cama toda
...........................,
Uma ......................... está
deitada.
F
|
A
|
A
|
M
|
Y
|
V
|
E
|
M
|
P
|
O
|
E
|
I
|
R
|
A
|
D
|
A
|
A
|
S
|
R
|
Z
|
O
|
D
|
S
|
M
|
M
|
T
|
Q
|
F
|
T
|
Q
|
W
|
Z
|
N
|
D
|
A
|
S
|
T
|
D
|
P
|
S
|
Ú
|
G
|
Q
|
H
|
Y
|
A
|
A
|
A
|
T
|
F
|
N
|
S
|
R
|
G
|
A
|
C
|
D
|
M
|
A
|
H
|
U
|
R
|
S
|
S
|
A
|
R
|
H
|
F
|
A
|
U
|
N
|
N
|
A
|
I
|
I
|
K
|
O
|
R
|
F
|
C
|
S
|
R
|
A
|
V
|
U
|
I
|
T
|
J
|
Q
|
K
|
F
|
A
|
P
|
S
|
F
|
M
|
M
|
T
|
E
|
D
|
Q
|
Ç
|
O
|
E
|
S
|
Q
|
U
|
E
|
L
|
E
|
T
|
O
|
A
|
G
|
Q
|
A
|
I
|
A
|
D
|
A
|
P
|
A
|
R
|
R
|
A
|
F
|
S
|
E
|
5)
Se você tivesse que entrar em uma casa mal-assombrada, que
amigo você convidaria para ir contigo? Por quê?
Atividade nº 4:
Levar os alunos até a Sala de Informática para que possam ilustrar
o texto em forma de quadrinhos, no site pixton.com.
Atividade nº 5:
Apresentação
dos textos dos alunos trazidos de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário