Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Trabalhando o poema " Na casa do espanto" de Luciane M.W. Raupp com os alunos do 6º ano do Colégio Estadual João Mosmann

Professores/ bolsistas: Dieila dos Santos, Lilian Amaral, Natan Donato
Carga horária: 8 horas/aula                      
Professora/ supervisora: Viviana Kunst

Assunto: Poema

Objetivos:

ü      Dialogar com os alunos a respeito de uma casa mal assombrada qualquer, para que  seja despertado a curiosidade dos mesmos;
ü      ler o poema “A casa do espanto”, de Luciane M. W. Raupp, a fim de que possa ser introduzido o gênero poético;
ü      interpretar questões referentes ao poema, com o intuito de compreender melhor o texto referido;
ü      Ilustrar o texto em forma de quadrinhos, desenhando um quadrinho para cada estrofe, por meio do site pixton.com;
ü      solicitar que os alunos peçam aos seus responsáveis que contem uma história de assombração ou de terror;
ü      pedir para que os alunos apresentem para os colegas a história trazida de casa em forma de prosa.


Metodologia:
              -     Leitura do poema “A casa do espanto”;
              -     interpretação textual;
              -     ilustração do texto em quadrinhos no site pixton.com;
              -     tema de casa: Pedir para a família que conte uma história que já conheça de assombração ou de terror;
              - apresentação dos textos dos alunos.

Recursos:
-         Cópia do texto;
-         cópia das questões;
-         laboratório de informática;
-         folhas para tema de casa;
              -     lápis, borracha e caneta.


Avaliação:
A aula será considerada satisfatória se os alunos compreenderem o poema de forma que consigam realizar as atividades com êxito.


Atividades propostas:
Atividade nº 1:
Diálogo com os alunos:
Você tem medo de quê?
Você alguma vez já precisou dormir de luz acesa? Por quê?
               Como seria uma “casa do espanto”?
               O que você imagina que tem nesta casa?


            Atividade nº 2:

             Será entregue uma folha para cada aluno com o poema “A casa do espanto”.

Na casa do espanto
               
Luciane M. W. Raupp

Na casa do espanto,
Um fantasma em cada canto.
Na cortina esfarrapada,
Uma aranha pendurada!

Enfeitando o quarto de dormir,
Há um esqueleto a sorrir.
Na cama toda empoeirada,
Uma múmia está deitada.

No banheiro, há uma pia rachada
Toda cheia de sapos – que coaxada!
Dentro da banheira centenária,
Banha-se uma serpente sanguinária.

Reúnem-se na sala de jantar
Vampiros terríveis a confabular:
De quem será o próximo pescoço mordido?
O meu não! Levo alho bem fedido!

Na cozinha, uma bruxa malvada
Prepara uma maçã bem envenenada.
É só o que ela sabe fazer:
Feias e belas a adormecer.

Frankstein lê na sala de visitas.
Esse escuro todo faz mal para as vistas!
Eta monstro descuidado para valer!
Mas eu não vou com ele me meter!

A Cuca invadiu o porão.
Trouxe consigo o Bicho-Papão!
Esses dois não são de nada:
Só sabem fazer trapalhada!

O Velho do Saco está no telhado
Com a chuva, ficou todo molhado!
Tomara que pegue um baita resfriado,
Para deixar de ser tão malvado!

Dessa casa, gosto mesmo é da saída!
Nunca mais por mim será invadida.
Esses monstros não são grande perigo,
Mas não sou louco de testar isso comigo!

Atividade nº 3:
Será entregue para cada aluno a folha com as questões de interpretação.

Questões referentes ao texto lido

1)   Você entraria na casa do espanto? Por quê?

2)   Qual outra história que te lembra da maça envenenada?

3)   Ligue as lacunas, abaixo, relacionando o personagem com a história:

Bruxa malvada                        Histórias populares
Bicho-Papão                                   
      Cuca                                       Sítio do Picapau Amarelo
Velho do Saco
Frankstein                               Branca de Neve e os sete Anões
                                                  
                                                Desenho de assombração e terror      



4)   Procure na caça palavras os vocábulos que são necessários para completar as frases abaixo:
Na casa do ......................................
Um ........................ em cada canto
Na cortina ........................,
Uma ........................ pendurada!
Enfeitando o .............. de dormir,
Há um .................................. a sorrir.
Na cama toda ...........................,
Uma ......................... está deitada.

F
A
A
M
Y
V
E
M
P
O
E
I
R
A
D
A
A
S
R
Z
O
D
S
M
M
T
Q
F
T
Q
W
Z
N
D
A
S
T
D
P
S
Ú
G
Q
H
Y
A
A
A
T
F
N
S
R
G
A
C
D
M
A
H
U
R
S
S
A
R
H
F
A
U
N
N
A
I
I
K
O
R
F
C
S
R
A
V
U
I
T
J
Q
K
F
A
P
S
F
M
M
T
E
D
Q
Ç
O
E
S
Q
U
E
L
E
T
O
A
G
Q
A
I
A
D
A
P
A
R
R
A
F
S
E

5)   Se você tivesse que entrar em uma casa mal-assombrada, que amigo você convidaria para ir contigo? Por quê?


Atividade nº 4:

Levar os alunos até a Sala de Informática para que possam ilustrar o texto em forma de quadrinhos, no site pixton.com.

Atividade nº 5:

            Apresentação dos textos dos alunos trazidos de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário