Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto Poetas do Passado, do Presente e do Futuro

Poetas do passado, do presente e do futuro: uma experiência pibidiana

Elemar Lúcio Ferreira Gomes[1]
Janaína Cristine da Rosa[2]
Luciane Maria Wagner Raupp[3]

                   Partindo das ideias de Candido (2004), em seu artigo intitulado O direito à literatura, sabemos que é dever da escola proporcionar o acesso dos alunos à literatura, uma vez que seu partilhar também significa comungar na humanidade. Nesse sentido de promoção de valores, de empatia, de reflexão, a arte literária, em sala de aula, promove não apenas o ensino de língua materna e das especificidades do objeto literário, mas também põe em prática a ideia de que para viver é preciso sonhar, a literatura é o sonho que mantém as civilizações vivas. O ser humano necessita de um motivo para viver, algo que o motive a continuar existindo. Nesse sentido, criamos o projeto Poetas do passado, do presente e do futuro, que está sendo desenvolvido com alunos de nonos anos de uma das escolas municipais de Taquara atendidas pelo Pibid de Letras da Faccat. As ações desse projeto se pautam pela ideia de que os alunos têm o direito de conhecer os poetas do passado, devido ao seu legado imorredouro às novas gerações, os do presente e os do futuro – que são eles mesmos, os alunos, no sentido de que o trabalho de interpretação e de produção de poemas também promove o autoconhecimento. Para ensinar poesia em sala de aula, não basta apenas trabalhar com as questões formais – embora elas também sejam de suma importância. É preciso levar o aluno a relacionar o conteúdo do poema com o seu cotidiano, refletir sobre as experiências humanas para que o texto poético ressoe em seu interior.  Com esse objetivo, estão sendo apresentados textos poéticos de diversos autores, com diferentes formatos.. Também se apresentam aos alunos dados biográficos a fim de desfazer a ideia do “poeta em sua torre de marfim” , acrescentados de seus principais poemas e com esse material criado um mural de poetas. Além disso, está prevista a visita de uma escritora, que falará sobre sua experiência criando poemas. A cada poema lido e interpretado, os alunos vão criando seus próprios poemas e canções, relacionando música e poesia. Objetiva-se, ao final do projeto, que os alunos vejam o fazer poético de forma desmistificada e que se apropriem da leitura desse gênero e da sua escrita em seu cotidiano.
           

PALAVRAS-CHAVE: Poemas em sala de aula. Pibid. Motivação. Criação poética.


EXPLORAÇÃO DO POEMA TERESA, DE MANUEL BANDEIRA

a) Atividade de motivação

- Os professores-bolsistas expõem fotos de rostos de mulheres de diferentes etnias, origens, idades.
- Solicitam que cada aluno escolha uma foto, dê um nome a essa mulher e justifique a sua escolha.
- Caso não surja entre os nomes o de Teresa, devem questionar se alguma delas poderia assim se chamar.

b)  Atividades de pré-leitura
(São as atividades de ativação do conhecimento prévio e de predição sobre o conteúdo do texto a ser elaborado)
Exemplo sobre o poema “Teresa”:
- Você conhece alguém chamada Teresa?
- Como essa pessoa é?
- Registre, na folha em branco recebida, o que você acha que pode conter em um poema sobre uma mulher chamada Teresa.

c) Atividades de leitura-descoberta

- Comparação das atividades de predição com o que diz mesmo o texto.
- Questões de exploração do texto.
1)      Por que o poema recebe o título de Teresa?
2)  O que seriam “pernas estúpidas” E “cara de perna”?
3) Tendo em vista as respostas dadas à questão anterior, você acha que o eu-lírico gostou de Teresa na primeira vez que a viu? Por quê?
4) Na segunda vez que o eu lírico viu Teresa:
- o que ele achou dos olhos dela?
- por que achou isso?
- ele gostou dela? Por quê?
5) Na terceira vez que o eu lírico viu Teresa, o que ele sentiu por ela? Por quê?
Atividades em trios
6)      Você acredita em amor à primeira ou à terceira vista? Por quê? Discuta com seus colegas ao lado e apresente a conclusão a que chegaram aos demais colegas.
7)      Você conhece alguma música que fale em amor à primeira vista? Ou da relação entre “olhar” e “amar” ou “apaixonar-se”? Apresente aos colegas e dê sua opinião sobre o conteúdo dessa música.
8)      Para o eu-lírico do poema, os olhos de Teresa foram fundamentais no processo de encantamento – e ele não fala na cor nem no formato deles. O que os olhos de alguém, na opinião da dupla, podem ter de apaixonante?

d)    Atividades de pós-leitura:

9)      O poema não tem rima, mas tem ritmo. Se ele fosse musicado, como ficaria? Coloque um ritmo nas palavras de Manuel Bandeira. Se for necessário, faça adaptações. Apresente aos colegas.
10)  Escreva um poema ou um miniconto falando sobre um encontro como o de Teresa e do eu-lírico do poema.

Pense nisso:
1.      Você sabe o que é poema?
2.      E o que é poesia?
3.      Como é a estrutura, a organização de um poema?
4.      O que é rima, ritmo, verso e estrofe?
5.      Em que significado podemos empregar as palavras? Figurado ou literal? Explique.
6.      Por que escrevemos poemas?
7.      Você tem um poema de que gosta muito? Ou algum poeta?
                     .




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