Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Participação dos Pibidianos de Letras nas oficinas do Projeto Ler: registros de impressões

Nos dias 14 e 16 de agosto, os pibidianos de Letras participaram das oficinas referentes ao segundo fascículo de 2014 do Projeto Ler, cujo tema foi "o incrível mundo líquido". Seguem abaixo algumas impressões acerca dessa participação:

Participação do Pibid no Projeto Ler...2014
Ser professor é um constante e incessante estudar, mas nem sempre se tem 
tempo hábil ou dinheiro para participar de cursos de formação. O Projeto Ler... tem sido 
aquela “mão na roda” para professores que estão em busca daquele algo a mais para 
sua aula. Além de disponibilizar material impresso (um fascículo com grande variedade 
de textos de qualidade), dispõe de oficinas e abordagens que dão boas ideias de como 
trabalhar com esses textos.
Ajudar na realização desse projeto nos fez olhar para ele com renovados olhos, 
afinal agora estávamos vendo a coisa toda pelo ângulo da organização. Ajudamos na 
distribuição dos fascículos, na inscrição feita na hora, na confirmação da presença e 
apoio nas oficinas. Nós víamos desde professores que são antigos no evento até um 
pessoal iniciante que observava tudo de maneira curiosa. Trocávamos poucas palavras 
com alguns conhecidos, dava informações, participávamos da correria típica de 
bastidores.
Além da experiência prática que nos trouxe essa participação, ir para o ambiente 
de trabalho, conversar com outros colegas professores que foram participar das oficinas 
e palestras, ouvir que foi bom, que aguardam o próximo fascículo e que tudo aquilo 
acrescentou à sua carreira dá um gás extra ao fazer docente. 
Dieila dos Santos
Lílian Kézia Amaral
Natan da Silva Donato


O Projeto Ler tem por si só uma grande aceitação em todas as escolas e educandário
da região. Já é referência de aulas boas. Entendemos que o acréscimo de outros 
conhecimentos, que excedem o estudo da Língua, só vem a acrescentar muito conhecimento e 
diversificar a abordagem dos temas. 
Que genial ideia foi tornar o Projeto Ler acessível, ainda mais, agora, multidisciplinar. 
Todos ganhamos: alunos, professores, comunidade.
Enfim, poder explorar um rico recurso como esse, quando apresenta uma pluralidade 
como tal, enobrece, enriquece e faz aquilo que talvez não tínhamos tempo para fazê-lo.
Elemar Gomes e Janaína Rosa


O Projeto Ler serve como fonte de construção e conhecimento nas escolas. Com o Projeto, 
professores e alunos das escolas podem ter a chance de aumentar seus conhecimentos 
através da interdisciplinaridade obtendo assim melhores resultados. Utilizando os fascículos 
distribuídos nas escolas e a abordagem sugerida pelos autores, os professores conseguem 
fazer atividades diferenciadas para seus alunos e trabalhar temas importantes.
Aline Machado Nunes
Denise Hack
Lucivera Naloski

O projeto ler é de extrema importância na vida profissional do professor, pois ,por meio 
dele, consegue-se buscar meios criativos e dinâmicos de trabalhar os mais variados gêneros 
textuais. Ele proporciona aos professores novos olhares em relação ao modo como trabalhar o texto em sala de aula. Os alunos adoram o fascículo, aguardam com grande expectativa cada edição. Acho que essa adoração que os alunos possuem pelo fascículo é despertada principalmente por ele abordar assuntos diversificados e atuais. A nova metodologia do projeto, voltada a outras áreas como a matemática, a ciência, a pesquisa, vem ao encontro dos propósitos da educação, favorecendo a interdisciplinaridade. Com isso, os professores não trabalham mais isoladamente, o conteúdo conversa entre si, possibilitando um trabalho muito mais dinâmico e produtivo. 
Carmem Adriana Fillmann 

Nenhum comentário:

Postar um comentário