PLANO DE AULA PARA A TURMA
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Ana Lúcia Freitas Carvalho, Angela Berton, Leandro
Lui;
Conteúdo
Gênero: Crônica
Leitura da
crônica: “#s d comunikssaum” de Antônio Prata
Reescrita de
crônicas.
Objetivos
Analisar uma
crônica por meio do diálogo com os alunos e posterior escrita de um texto
similar.
Analisar a
qualidade de escrita dos alunos.
Tempo estimado
2 horas/aula.
Material Necessário
Xerox da crônica
“#s d comunikssaum”.
Folha para
produção.
Metodologia:
Trabalho
individual.
Metodologia (agir docente)
1ª etapa
Atividade de
motivação: Solicitar que os alunos realizem a leitura oral da crônica, “#s d
komunikssaum” de Antônio Prata.
2ª etapa
Em seguida,
questionar os alunos sobre os meios de comunicação que eles conhecem.
3ª etapa
Os alunos deverão
escrever um texto abordando a importância de uma boa comunicação.
Fechamento
A escrita deste texto será
uma sondagem para descobrir as dificuldades mais recorrentes que os alunos
apresentam na escrita.
#S D COMUNIKSSAUM
A 1ª vz q abri o e-mail e dei de kra c/ uma msgm assim, naum entendi nd. Pnsei
q era pau do outlook, pblma do cputador. Naum, nd dsso: era soh + uma leitora
da KPRIXO que flava essa stranha lihngua da internet. Como a kda dia que passa,
rcbo + msgs nesse dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar assim, ou
fikava p trahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado
a hr de eu tb me transformar.
Minha 1ª atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv nessa lihngua, e
prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou o sgte: “tipo_eh soh trocar CH por X,
Ç por SS, H em vez de acento (é /eh; só/soh) e comer o máx d letras possihvel.
Entendeu?” O q naum entendo eh pq tnta complicassaum. Era taum fahcil scrver o
bom e velho port_ Pgntei p o Joaum, 1 primo meu q screv ateh poemas desse jto:
pq as pssoas estaum screvndo assim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil.
Serah? Olha soh, Joaum, Ehrika e td mdo: p tklar naum, uso 4 tklas.
Para tklar não, tb uso soh 4. Eh =, ueh?! Kd a facilidad? (...)
Serah q os garotos e garotas q passm o dia todo tklando assim, na hr que
tiverem que screvr uma redação em port nrmal, vaum conseguir? Meu medo eh q os
garotos e garotas, acostumads a essa forma de comunikssaum, tenham dfculdads c/
as outrs. Afnal, a histohria da humanidad estah tda em livrs, escrts com o
portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e tdo+. Ou serah
que, no futuro, os livrs vaum ser traduzids para a internet? (...)
Serah?
Sei naum.,. Tvez eu seja antiquad, 1/2 pessimista, + gost da nossa lihngua e de
tdos os pqnos dtalhes. Screvam como quiserm, c comuniquem na lihngua da
internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q, d vz em qdo,
abram um livro desses antigos, q usam acentos, e dehem uma lida. Tvez d +
trbalho do q tklar no msnger, no ICQ ou num chat. + garanto que eh do kct.
Bjs, []s e ateh a prohxima edissaum.
Ass.
Antn Prt!
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