Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 22 de abril de 2014

Proposta de redação para 8º ano - Atividade de diagnóstico

PLANO DE AULA PARA A TURMA 83

Ana Lúcia Freitas Carvalho, Angela Berton, Leandro Lui;

Conteúdo
Gênero: Crônica
Leitura da crônica: “#s d comunikssaum” de Antônio Prata
Reescrita de crônicas.

Objetivos
Analisar uma crônica por meio do diálogo com os alunos e posterior escrita de um texto similar. 
Analisar a qualidade de escrita dos alunos.

Tempo estimado
2 horas/aula.

Material Necessário
Xerox da crônica “#s d comunikssaum”.
Folha para produção.

Metodologia:
Trabalho individual.

Metodologia (agir docente)
1ª etapa
Atividade de motivação: Solicitar que os alunos realizem a leitura oral da crônica, “#s d komunikssaum” de Antônio Prata.

2ª etapa
Em seguida, questionar os alunos sobre os meios de comunicação que eles conhecem.

3ª etapa
Os alunos deverão escrever um texto abordando a importância de uma boa comunicação.

Fechamento
A escrita deste texto será uma sondagem para descobrir as dificuldades mais recorrentes que os alunos apresentam na escrita.



#S D COMUNIKSSAUM

   A 1ª vz q abri o e-mail e dei de kra c/ uma msgm assim, naum entendi nd. Pnsei q era pau do outlook, pblma do cputador. Naum, nd dsso: era soh + uma leitora da KPRIXO que flava essa stranha lihngua da internet. Como a kda dia que passa, rcbo + msgs nesse dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar assim, ou fikava p trahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado a hr de eu tb me transformar.
   
   Minha 1ª atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv nessa lihngua, e prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou o sgte: “tipo_eh soh trocar CH por X, Ç por SS, H em vez de acento (é /eh; só/soh) e comer o máx d letras possihvel. Entendeu?” O q naum entendo eh pq tnta complicassaum. Era taum fahcil scrver o bom e velho port_ Pgntei p o Joaum, 1 primo meu q screv ateh poemas desse jto: pq as pssoas estaum screvndo assim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil. Serah? Olha soh, Joaum,   Ehrika e td mdo: p tklar naum, uso 4 tklas. Para tklar não, tb uso soh 4. Eh =, ueh?! Kd a facilidad? (...)
    
   Serah q os garotos e garotas q passm o dia todo tklando assim, na hr que tiverem que screvr uma redação em port nrmal, vaum conseguir? Meu medo eh q os garotos e garotas, acostumads a essa forma de comunikssaum, tenham dfculdads c/ as outrs. Afnal, a histohria da humanidad estah tda em livrs, escrts com o portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e tdo+. Ou serah que, no futuro, os livrs vaum ser traduzids para a internet? (...)
Serah? Sei naum.,. Tvez eu seja antiquad, 1/2 pessimista, + gost da nossa lihngua e de tdos os pqnos dtalhes. Screvam como quiserm, c comuniquem na lihngua da internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q, d vz em qdo, abram um livro desses antigos, q usam acentos, e dehem uma lida. Tvez d + trbalho do q tklar no msnger, no ICQ ou num chat. + garanto que eh do kct.
   
   Bjs, []s e ateh a prohxima edissaum.

   Ass. Antn Prt!



Antônio Prata


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