DATA: 28/04/2014 e 05/05/2014
NÚMERO DE HORAS-AULA: 4 horas-aula
ACADÊMICAS: Cristiane Andréia Cornely, Josiani da Silva Pospichil
TURMA: 81
DISCILINA: Língua
Portuguesa
Conteúdo
Gênero Literário
Conto
Interpretação do
texto
Objetivos
Identificar
quais são os principais elementos do enredo a fim de compreender o texto lido
por meio de atividades dirigidas.
Material Necessário
Conto Um par
de tênis novinho em folha, de Pedro Bandeira.
Cartelas para o
Bingo.
Bombons.
Questionário
referente à interpretação de texto.
Folha A4.
Letra da música Blackout,
da Faibe.
Metodologia
1ª etapa
Apresentação do
título do conto Um par de tênis novinho em folha, aos alunos.
Solicitação aos
alunos para que pensem em doze palavras que possam ser relacionadas a esse
título.
Entrega de uma
cartela de Bingo com doze espaços para serem preenchidos, à caneta, com as
palavras em que pensaram.
Apresentação das
seguintes palavras retiradas do texto: ônibus, periferia, colégio, princesa,
casar, príncipe, tênis, fábrica, amiga, madrasta, luar, noite.
Explicação de
que o aluno que tiver o maior número de palavras ditadas pela professora
ganhará o bingo e receberá como prêmio um bombom.
Premiação do
aluno vencedor.
2ª etapa
Solicitar que os
alunos realizem a leitura oral do texto Um par de tênis novinho em folha,
de Pedro Bandeira, antes de entregar as questões de interpretação de texto que
estão abaixo.
Tendo em vista o texto Um par de tênis
novinho em folha, de Pedro Bandeira, responda às questões abaixo:
1) O conto de
Pedro Bandeira possui intertextualidade com outro conto conhecido. Que conto é
esse?
Resp. O conto é Cinderela,
dos Irmãos Grimm.
|
|
2) Caracterize
o ambiente das personagens:
3) O texto apresenta fatos em sequência.
Complete o quadro abaixo de modo a resumir os acontecimentos narrados.
|
|
ß
|
ß
ß
|
ß
|
|
ß
ß
|
ß
|
|
ß
ß
|
|
ß
ß
|
|
ß
|
4) Sobre o
|
|
¯
o
|
|
¯
------ ----- e...
|
¯
3° etapa
No momento da
correção, dividir a turma em dois grupos, ala esquerda e ala direita. Explicar
que cada grupo terá 15 segundos para escolher um integrante que responderá à
pergunta, cada pergunta será respondida por uma pessoa diferente. Ganha o
pacote de balas o grupo que acertar o maior número de perguntas.
4° etapa
Solicitar aos
alunos que desenhem as personagens Caroline, Simone e o rapaz como as
imaginaram. Depois, escreva as características de cada um que aparecem no
texto.
Caroline: sorriso gostoso, não tinha
segredos com a amiga, sonhadora.
Simone: brava,
amiga, não tinha segredos com a amiga, realista, conformada com sua situação.
O rapaz: simples, carinhoso, batalhador.
Fechamento
Entregar aos alunos a letra da música que se encontra
abaixo e coloca-la para que eles escutem. Em seguida, os alunos desenharão, nas
bordas da folha, as ideias que lhes ocorrerem no decorrer da música.
Blackout (Faibe)
Tá
tudo escuro, não enxergo nada
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Rodo
becos, vielas, palácios, favelas tentando te encontrar
Fico alucinado, desesperado não sei aonde vou chegar
Nem a luz oscilante da lua minguante consegue iluminar
Eu me sinto enganado, sozinho, culpado por não conseguir te encontrar
Fico alucinado, desesperado não sei aonde vou chegar
Nem a luz oscilante da lua minguante consegue iluminar
Eu me sinto enganado, sozinho, culpado por não conseguir te encontrar
Fiquei
no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei
no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Tá
tudo escuro, não enxergo nada
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Rodo
becos, vielas, palácios, favelas te vejo em qualquer lugar
Fico alucinado, desesperado por não conseguir te encontrar
Fico alucinado, desesperado por não conseguir te encontrar
Fiquei
no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei
no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei
no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei no meio de um blackout, levei um outFugir sem sair do lugar
Blackout!
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Blackout!
ALUNO (A):
_____________________________________________
DATA:
__________________________________________________
TURMA: 81
PROFESSORA: Cristiane Cornely; Josiani da S. Pospichil; Lisandra Kohlrausch.
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
Tendo em vista o texto Um par de tênis
novinho em folha, de Pedro Bandeira, responda às questões abaixo:
1) O conto de
Pedro Bandeira possui intertextualidade com outro conto conhecido. Que conto é
esse?
Resposta:
__________________________________________________________________
|
|
2) Caracterize
o ambiente das personagens:
3) O texto apresenta fatos em sequência.
Complete o quadro abaixo de modo a resumir os acontecimentos narrados.
|
|
ß
|
ß
ß
|
ß
|
|
ß
ß
|
ß
|
|
ß
ß
|
|
ß
ß
|
|
ß
|
4) Sobre o
|
|
¯
o
|
|
¯
------ ----- e...
|
¯
Nenhum comentário:
Postar um comentário