Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 22 de abril de 2014

Abordagem do texto "Um par de tênis novinho em folha" - 9º ano

Seguem algumas das questões elaboradas pelas pibidianas Josiane e Cristiane acerca do texto "Um par de tênis novinho em folha", de Pedro Bandeira, para turma de 9º ano, da E. E. Felipe Marx


  DATA: 28/04/2014 e 05/05/2014
NÚMERO DE HORAS-AULA: 4 horas-aula
ACADÊMICAS: Cristiane Andréia Cornely, Josiani da Silva Pospichil 
TURMA: 81
DISCILINA: Língua Portuguesa

Conteúdo
Gênero Literário Conto
Interpretação do texto

Objetivos
Identificar quais são os principais elementos do enredo a fim de compreender o texto lido por meio de atividades dirigidas.

Material Necessário
Conto Um par de tênis novinho em folha, de Pedro Bandeira.
Cartelas para o Bingo.
Bombons.
Questionário referente à interpretação de texto.
Folha A4.
Letra da música Blackout, da Faibe.

Metodologia
1ª etapa
Apresentação do título do conto Um par de tênis novinho em folha, aos alunos.
Solicitação aos alunos para que pensem em doze palavras que possam ser relacionadas a esse título.
Entrega de uma cartela de Bingo com doze espaços para serem preenchidos, à caneta, com as palavras em que pensaram.
Apresentação das seguintes palavras retiradas do texto: ônibus, periferia, colégio, princesa, casar, príncipe, tênis, fábrica, amiga, madrasta, luar, noite.
Explicação de que o aluno que tiver o maior número de palavras ditadas pela professora ganhará o bingo e receberá como prêmio um bombom.
Premiação do aluno vencedor.

2ª etapa
Solicitar que os alunos realizem a leitura oral do texto Um par de tênis novinho em folha, de Pedro Bandeira, antes de entregar as questões de interpretação de texto que estão abaixo.
Tendo em vista o texto Um par de tênis novinho em folha, de Pedro Bandeira, responda às questões abaixo:

1) O conto de Pedro Bandeira possui intertextualidade com outro conto conhecido. Que conto é esse?
Resp. O conto é Cinderela, dos Irmãos Grimm.

Contexto escolar:
Resp. Estudam à noite. Chegam à escola de ônibus e, cansadas, não conseguem prestar atenção na aula.
 
Situação financeira:
Resp. Simone e Caroline moram na periferia, trabalham em uma fábrica de calçados (tênis) que custam tão caro que um mês de salário não compraria um par.
 
2) Caracterize o ambiente das personagens:





3) O texto apresenta fatos em sequência. Complete o quadro abaixo de modo a resumir os acontecimentos narrados.
Caroline e Simone trocam confidências no ônibus a caminho do colégio.
 
 


Caroline lê uma manchete no jornal e diz que se casará como uma princesa porque tem nome de princesa.
 
ß


Simone manda-a parar de sonhar porque continuarão trabalhando como burras e empacotando pares de tênis de luxo que nunca terão dinheiro para comprar.
 
ß



ß
A filha do dono da pacificadora, a rica Marilu, convida os colegas de escola para sua festa de aniversário e Caroline pensa que é o lugar certo para encontrar seu príncipe encantado.
 
 



ß
Os pais de Simone convidam os pai e a madrasta de Caroline para jogar cartas e jantar. Assim, a madrasta não impedirá a menina de ir à festa desde que estivesse de volta em casa até a meia-noite.
 
 




Simone empresta para a amiga um jeans novinho e conseguiu – em troca o encarregado pediu-lhe um beijo - um par de tênis novinho em folha da fábrica, com um defeitinho, para que a amiga tivesse o que calçar.
 
ß



ß
Ele percebeu que a mancha branca que o gato possuía era a imagem da forca e lembrava-o do crime que havia cometido.
 
 



ß
Caroline foi à festa. Todos a elogiaram. Ela notou um rapaz que vestia roupas caras e ele também a notou.
 
 



Os dois dançaram com o corpo colado, não conseguiam conversar com a música alta, sua própria balada de amor.
 
ß


ß
Ele enlaçou-a pelos ombros e foi saindo com ela, devagar, em direção ao jardim. Abraçaram-se ao luar e ficaram assim até que ela viu seu relógio, era meia-noite.
 
 



Caroline beijou os lábios do rapaz e saiu correndo. Na corrida, caiu nos degraus da escada e deixou para trás um de seus belos tênis brancos.
 
ß


ß
Ele procura Caroline pelo bairro todo com o tênis na mão, encontra Simone que identifica Caroline como a dona do tênis e leva-o até a garota.
 
 




O rapaz explica que é pobre e trabalha como Office-boy. Também confessa que não conseguiu esquecer a noite que eles passaram juntos. Ela lhe diz que ele é seu príncipe encantado.
 
ß



Sonho de Caroline

 
 

4) Sobre o
Príncipe encantado
 
Encontrar
 
                              ¯
                                               
pompa
 
Casar com...
 
                             ¯
                                                  ------    -----                  e...
                                                                          
ter manchete no jornal.
___________________________________

 
                                                                          ¯



3° etapa
No momento da correção, dividir a turma em dois grupos, ala esquerda e ala direita. Explicar que cada grupo terá 15 segundos para escolher um integrante que responderá à pergunta, cada pergunta será respondida por uma pessoa diferente. Ganha o pacote de balas o grupo que acertar o maior número de perguntas.

4° etapa
Solicitar aos alunos que desenhem as personagens Caroline, Simone e o rapaz como as imaginaram. Depois, escreva as características de cada um que aparecem no texto.

Caroline: sorriso gostoso, não tinha segredos com a amiga, sonhadora.

Simone: brava, amiga, não tinha segredos com a amiga, realista, conformada com sua situação.
O rapaz: simples, carinhoso, batalhador.

Fechamento
Entregar aos alunos a letra da música que se encontra abaixo e coloca-la para que eles escutem. Em seguida, os alunos desenharão, nas bordas da folha, as ideias que lhes ocorrerem no decorrer da música.

Blackout (Faibe)

Tá tudo escuro, não enxergo nada
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Rodo becos, vielas, palácios, favelas tentando te encontrar
Fico alucinado, desesperado não sei aonde vou chegar
Nem a luz oscilante da lua minguante consegue iluminar
Eu me sinto enganado, sozinho, culpado por não conseguir te encontrar
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Tá tudo escuro, não enxergo nada
Quanto mais eu te procuro eu não te vejo
O frio da noite, alta madrugada
Ando a cidade atrás de um desejo
Rodo becos, vielas, palácios, favelas te vejo em qualquer lugar
Fico alucinado, desesperado por não conseguir te encontrar
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Fiquei no meio de um blackout, levei um out
Fugir sem sair do lugar
Blackout!
Blackout!


ALUNO (A): _____________________________________________
DATA: __________________________________________________
TURMA: 81
PROFESSORA: Cristiane Cornely; Josiani da S. Pospichil; Lisandra Kohlrausch.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Tendo em vista o texto Um par de tênis novinho em folha, de Pedro Bandeira, responda às questões abaixo:

1) O conto de Pedro Bandeira possui intertextualidade com outro conto conhecido. Que conto é esse?
Resposta: __________________________________________________________________


Contexto escolar:
 

Situação financeira:
 
2) Caracterize o ambiente das personagens:





3) O texto apresenta fatos em sequência. Complete o quadro abaixo de modo a resumir os acontecimentos narrados.

Caroline e Simone trocam confidências no ônibus a caminho do colégio.
 
 





 
ß



Simone manda-a parar de sonhar porque continuarão trabalhando como burras e empacotando pares de tênis de luxo que nunca terão dinheiro para comprar.
 
ß



ß

.
 
 




ß

Os pais de Simone convidam os pai e a madrasta de Caroline para jogar cartas e jantar. Assim, a madrasta não impedirá a menina de ir à festa desde que estivesse de volta em casa até a meia-noite.
 
 







 
ß



ß

Ele percebeu que a mancha branca que o gato possuía era a imagem da forca e lembrava-o do crime que havia cometido.
 
 




ß


 
 





Os dois dançaram com o corpo colado, não conseguiam conversar com a música alta, sua própria balada de amor.
 
ß


ß


 
 





Caroline beijou os lábios do rapaz e saiu correndo. Na corrida, caiu nos degraus da escada e deixou para trás um de seus belos tênis brancos.
 
ß


ß


 
 






O rapaz explica que é pobre e trabalha como Office-boy. Também confessa que não conseguiu esquecer a noite que eles passaram juntos. Ela lhe diz que ele é seu príncipe encantado.
 
ß




Sonho de Caroline

 
 


4) Sobre o


 

Encontrar
 
                              ¯
                                               


 

Casar com...
 
                             ¯
                                                  ------    -----                  e...
                                                                           

ter manchete no jornal.
___________________________________

 
                                                                          ¯




Nenhum comentário:

Postar um comentário