Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Plano de aula - 2° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula: 29/05/17

Ano: 2º ano do Ensino Médio

Objetivo: Incentivar a prática da leitura-prazer e a produção de texto poético, exercitar o pensamento reflexivo, imaginação e a criatividade através das atividades propostas a partir do poema JOSÉ.

Conteúdo: Poema, interpretação de texto criação de poema.            

Recursos: Materiais impressos.

Procedimentos:

1º momento: Neste momento os professores retomarão as características de um poema. Logo após, será realizada a leitura do seguinte poema:

José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

2º momento: os professores questionarão os alunos sobre o poema lido, sobre a opinião deles. Será feita uma breve explicação sobre o contexto histórico em que foi escrito o poema.

3º momento: 
Atividades:
1)     Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
·         Teogonia:
·         Utopia:
2)     Explique as figuras de linguagem que encontra-se na última estrofe.
3)     Neste poema o eu-lírico retrata uma situação social. Qual é? E como se evidencia no poema?
4)     Quem seria o personagem José?
5)     Crie uma releitura do poema José, utilizando a frase “E agora, José?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário