Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Planejamento com alunos do 1° ano Ensino Médio noturno Colégio Theóphilo Sauer .      Plano de aula 11 - bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack






 
Data: 03/08/2016 e 10/08/2016
Carga horária: quatro períodos, das 19h00m às 20h38min.

Assunto: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
 Objetivos:
·         Conhecer mais dos poetas Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
·         Analisar e comparar músicas atuais e anos 60.
·         Instigar o aluno ao gosto pela música popular brasileira dos anos 60.  
·         Interpretar questões referentes às músicas.
·         Trabalhar e analisar os poemas de Vinicius de Moraes.
Metodologia: Os alunos assistirão dois vídeos sobre a vida dos poetas trabalhados e também assistirão ao clipe das músicas que serão trabalhadas em aula. Em seguida os alunos desenvolverão as questões de comparação e interpretação das músicas individualmente. No segundo momentos os alunos receberão poemas de Vinicius de Moraes para completar e interpretar.
Recursos: 
- Internet, data Show, músicas impressas, atividades para comparar e interpretar;
- Poemas impressos para análise.

Atividades propostas:
Atividade 01: Serão passados os clipes das músicas trabalhadas e também vídeos sobre a vida dos poetas Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Atividade 02: Será entregue as músicas impressas e atividades comparação e de interpretação.
Atividade 03: Será entregue os poemas impressos com lacunas a serem preenchidas e corrigidas pelos professores junto com a turma.
Atividade 04: Para finalizar os alunos realizarão a análise e interpretação dos poemas.
Atividade 05: A atividade dos poemas será colada no caderno para comprovar a realização da tarefa.

Alma e Coração (Thiaguinho e Projota)                   
Eu sei o que eu quero pra vida, pois nada vem fácil, irmão
Sem o suor, o valor da conquista permanece em vão
Sempre é hora pra fazer algo melhor acontecer
E a sua hora vai chegar... (Agora é pra valer!)

Um mundo novo só de gente boa
Esse é o meu lugar
Não nasci ontem não, sigo nessa missão
E assim eu vou chegar

Fazer acontecer, lutar e conquistar
Mantenho a fé pra caminhar, e assim eu vou
O o o o. O o o o
De alma e coração

A vida não é brincadeira, não marco bobeira
eu cheguei pra ficar
Acredito que tudo tem hora
tem o seu momento e tem o seu lugar
Pois errar faz parte, evoluir é arte
basta acreditar, depende de você
País do futebol (MC Guimê)
 
No flow
Eu sou
Oh, até gringo
 sambou
 
No flow
Por onde a gente passa é show, fechou
E olha onde a gente chegou
Eu sou país do futebol, negô
Até gringo
 sambou
Tocou Neymar é gol
 
Ó minha pátria amada, idolatrada
Um salve à nossa nação
E através dessa canção
Hoje posso fazer minha declaração
 
Entre house de boy, beco e vielas
Jogando bola dentro da favela
Pro menor não tem coisa melhor
E a menina que sonha em ser uma atriz de novela
 
A rua é nossa e eu sempre fui dela
Desde descalço gastando canela
Hoje no asfalto de toda São Paulo
De nave do ano, tô na passarela
 
Na chuva, no frio, no calor
No samba, no rap e tambor
Erga as mãos pro céu igual meu redentor
Agradeço ao nosso Senhor
 
No flow
Por onde a gente passa é show, fechou
E olha onde a gente chegou
Eu sou.....

Breve Biografia dos poetas:
Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim) mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas.
 
Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, e pertenceu à segunda geração do Modernismo no Brasil.
Viveu toda a sua infância no Rio, tendo nascido no bairro da Gávea, aos três anos se mudou para Botafogo para morar com os avós e estudar. Foi também na sua infância que escreveu seus primeiros versos.  Em 1938, ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, retornou ao Rio de Janeiro.
Nos anos seguintes publicou ainda muitos poemas e ficou conhecido como um dos poetas brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira. Atuou também no campo musical, fazendo parceria com cantores e compositores brasileiros, e por fim tornou-se também cronista. Vinícius de Moraes faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980.
 
Garota de Ipanema                   (Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim)

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, a menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, a menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu vi passar.


Eu sei que vou te amar (Tom Jobim)

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

 Questões:
1)     As duas primeiras músicas são uma homenagem para eventos esportivos, quais? Ambas músicas exaltam valores do Brasil, quais?
2)    O título da primeira musica é “Alma e coração”, seria o título ideal para uma competição de jogos olímpicos? Comente.
3)    Na música do Mc Guimê, qual a imagem que passa do Brasil, para quem a escuta?
4)    O Brasil é considerado também o país do carnaval. Cite um trecho da música “País do Futebol” que subentendemos essa afirmação.
5)    Será que é importante o Brasil ser considerado o país do futebol, visando um país competitivo no esporte, e deixando de lado necessidades básicas que falta ao povo brasileiro. Não seria melhor sermos o país da educação, saúde e segurança?
6)    Na 4° estrofe da música de Mc Guimê, podemos entender que “o menor da favela sonha em ser um jogador de futebol”, você concorda com essa afirmação? Justifique: 
7)    Na primeira música, transcreva o trecho que melhor expressa o sentimento de ter um Brasil melhor?
8)    Interprete o seguinte trecho da 1° música: “Pois errar faz parte, evoluir é arte
basta acreditar, depende de você”.
9)    Quais são as semelhanças entre os poetas Vinícius de Moraes e Tom Jobim?
10) Comparando as 2 primeiras músicas com as 2 músicas dos poetas, quais seriam as diferença mais evidentes?
11) Escutando a música “Garota de Ipanema”, conseguimos imaginar como seria essa garota. Comente:
12)  Responda V ou F:
(    ) A 1° música é um dueto e a 3° música também.
(    ) O nome completo de Vinícius é Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes.
(    ) Vinícius de Moraes era carioca e Tom Jobim Paulista.
(    ) A música de Mc Guimê fala sobre as Olimpíadas no Rio de janeiro.
(    ) A música “Alma e Coração” fala de conflitos e rivalidades.
(    ) Vinícius de Moraes faleceu em 21 de março de 1993.
(    ) O nome completo de Tom Jobim é Américo Florêncio Jobim.
(    ) Ambos poetas eram apaixonados pelo Rio de Janeiro.
(    ) A música “Pais do Futebol” fala do sonho dos menores pobres e o povo da favela.

13) A música “Eu sei que vou te amar” do poeta Tom Jobim, pode ser comparada com as outras músicas abordadas anteriormente. Por quê?

14) Podemos afirmar que a última música fala de um amor que jamais vai ser esquecido? Justifique com um trecho da música.

15) Você acredita no sentimento expresso na última estrofe da música “Eu sei que vou te amar” será que ainda existe um amor que dure por toda a vida, nos dias atuais?

16) Você já conhecia, ou tinha escutado falar, no movimento musical bossa nova?

17) Analisando todas as músicas em conjunto, marque as alternativas em que há elementos que não se encaixam nas músicas apresentadas:
(    ) A evolução do ser humano.
(    ) A retratação de um Brasil humilde.
(    ) As belezas naturais do Rio de Janeiro.
(    ) Homenagem a uma bela mulher carioca.
(    ) A presença de elementos da natureza.
(    ) Exalta o jogador de futebol Neymar.
(    ) O Brasil é considerado o país modelo, em educação e saúde.
(    ) Denegrir a imagem do Brasil.
(    ) A vida não é brincadeira, não marco bobeira.
(    ) A cada ausência da pessoa amada eu vou chorar. 

 18) A bossa nova foi um movimento musical brasileiro, com origem na cidade do Rio de Janeiro, na metade dos anos 1950. Os pais da bossa nova foram os cantores e compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Analisando as músicas o que você destaca como características das músicas daquela época? 
(    ) Cantadas em tom alto e acelerado.
(    ) Cantadas e tocadas no carnaval do Rio de Janeiro.
(    ) Temas ligados à vida cotidiana da classe média (principalmente carioca).                 (    ) amores e  elementos da natureza (praias, vento, chuva, sol).
(    ) Letras poetizadas, principalmente as elaboradas pelo poeta Vinícius de Moraes.

SEGUNDO MOMENTO: 







Poemas de Vinicius de Moraes:


Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento antes
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior __________
Dele se encante mais meu ____________


Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu _________hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, __________ de quem vive
Quem sabe a _________, fim de quem ama


Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja __________, posto que é chama
Mas que seja __________ enquanto dure



Palavras:   louvor - infinito – solidão – imortal – pensamento - encanto – angústia

Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor… não cante
O humano __________ com mais verdade…
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa ____________

Amo-te afim, de um _________ amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da _________ e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem ___________ e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de __________de amar mais do que pude.


Palavras:     calmo - realidade – eternidade – morrer – mistério – coração

Não Comerei da Alface a Verde Pétala

Não comerei da _________ a verde pétala
Nem da _________ as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.

_________ hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco _________ para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no ________ das saladas.

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os ________, roedor; nasci
Omnívoro: deem-me feijão com arroz

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem __________em vão.


Palavras: comer – queijo – cajus – elegantes – coelhos – cromos – alface – cenoura

A Rosa de Hiroxima

Pensem nas crianças
________ telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
__________ alteradas
Pensem nas ___________
Como rosas cálidas
Mas oh não se ___________
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa _____________
Estúpida e inválida.
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem ___________
Sem rosa sem nada.


Palavras:  radioativa – mudas – perfume - rotas – feridas – esqueçam

1)    Complete as lacunas dos poemas de Vinicius de Moraes, com as palavras dadas. Após leia os poemas completos e responda: 
 2)    Qual a atmosfera (sentimento que desperta) em cada poema?                           
  
 3)     Os poemas de Vinicius de Moraes abordados na aula de hoje, têm o mesmo tema?  Descreva sobre cada um de maneira isolada.
            
4)    Com qual dos poemas você se identificou mais. Justifique:  
 
5)    Todos os poemas têm a mesma estrutura? Qual se difere? Justifique.
 
6)    Analisando os poemas todos apresentam rima? Por quê?
 
7)    Marque a opção que as alternativas estão corretas:
I)             Onívoro, seres que se alimentam de tudo, animais e vegetais. 
II)            O dois primeiros poemas são um soneto e no próprio título diz, mas o terceiro    que tem outro título também é um soneto.
     III)           Hiroxima é uma cidade do Japão que foi atacada por uma bomba.
     IV)          Os poemas são marcados por presença de antíteses.
        (   ) I e II       (  ) I , III, IV        (  ) I, II, III       (  ) I, III , IV      (  ) todas estão corretas
8)    Relacione a 1° coluna com a 2°:
a)    Cálidas                            (   ) dedicação/cuidado
b)    Telepáticas                      (   ) doença crônica do fígado
c)    Inexatas                           (   ) contentamento/liberdade de agir como quiser
d)    Hereditária                       (   ) quentes
e)    Cirrose                             (   ) repetidas vezes
f)     Aprouver                          (   ) transmissão de sentimentos a distância
g)    Amiúde                             (   ) herança de gerações
h)    Zelo                                  (   ) não está na proporção certa


 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário