Professores/ bolsistas: Ana Claudia Nascimento, Ana Lúcia Freitas Carvalho e Ângela
Berton.
Data: 16/08/2016
Turma: 103 Carga Horária:
Professora/ supervisora: Viviana Kunst
Assunto:
Objetivo:
Ler o romance Robinson Crusoé, a fim de despertar nos alunos o interesse por
aventuras do personagem, por meio de uma leitura silenciosa.
Interpretar o romance Robinson Crusoé, a fim de responder questões que
instiguem os alunos pelo texto, para que tenham condições de produzirem seus
argumentos no ato da produção textual.
Produzir um texto argumentativo, a fim de que aos alunos possam expor suas
ideias frente ao texto lido anteriormente, pPor meio de confirmar a melhora da
escrita em sua produção textual.
Metodologia:
- Motivação
Leitura do romance;
Interpretação textual;
Produção de texto argumentativo
Recursos:
- Quadro giz
Livros Robinson Crusoé
Avaliação:
A avaliação somente será satisfatória caso todos os alunos participem colaborando nas
atividades propostas pelas professoras/ bolsistas. Cada aluno será avaliado
individualmente, através das questões de interpretação e da produção textual.
Atividades propostas:
Atividade 1-
Os professores/ bolsistas apresentaram como atividade de motivação, aos alunos um
vídeo do programa A prova de Tudo com BearGrylls. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=nckCnEtLmyk.
Atividade 2-
Os alunos farão a leitura silenciosa do romance Robinson Crusoé.
Atividade 3-
Questões de Interpretação Textual: capítulos 7, 8, 9, 10, 11 e 12.
1. Qual é o assunto tratado no texto A Fuga ?
2. Qual é a função do1º parágrafo em relação ao restante do texto?
3. Explique por que a palavra “disparos” foi usada em negrito na passagem do
texto?
4. Em síntese, se você fosse o personagem, como deveria ser uma fuga? O que
você levaria em uma fuga?
5. Em que momento surge a oportunidade para a fuga de Robinson Crusoé?
6. Quando Robinson Crusoé resolveu estabelecer em terra firme? Quais foram
as situações que teve de enfrentar?
7. Qual ilha foi avistada por Robinson Crusoé, na viagem pela Costa? O que
acontece com ele após seu desembarque?
8. Robinson Crusoé ao torna-se fazendeiro no Brasil, resolveu cultivar em suas
terras quais plantas?
9. Em que passagem do texto ocorre o momento culminante da história? Por
que Robinson abandona suas terras?
10. Em qual trecho do texto encontramos a voz do narrador quando esse se
dirige diretamente ao leitor? Explique
11. Quais foram os motivos que o personagem apresentou para abandonar pai e mãe?
12. Quais eventos marcantes atrapalharam os planos e roteiro da viagem do de
Crusoé?
13. Robinson chegou à ilha e percebeu que está desarmado e a noite caía
rapidamente. O que ele fez para proteger-se?
14. O que Robinson fez para trazer o que encontrou no barco encalhado até a
terra firme? Que utensílios ele achou?
15. Oque Robinson Crusoé percebeu ao se aproximar do Barco?
16. Qual foi o problema que Crusoé encontrou?
17. Qual alternativa o personagem adotou como resolução do problema? Como
você resolveria a situação se estivesse no lugar de Robinson Crusoé?
Atividade 4-
Os professores bolsistas convidaram seus alunos para irem na sala de vídeo, a fim de
passar um vídeo sobre o filme Náufrago. E também foi passado o vídeo do Trailer do
filme Robinson Crusoé. Disponível no site do You Tube.
https://www.youtube.com/watch?v=Bm8KcLRIGg8
https://www.youtube.com/watch?v=fliTXWp9ho4
Os alunos deverão realizar uma produção de um texto argumentativo, fazendo um
comparativo com o filme Náufrago, tendo como base as questões já respondidas por
eles em um momento anterior. Deverão apresentar uma reflexão sobre a solidão e a
necessidade que as pessoas têm de se relacionar com alguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário