Escola
Municipal Theóphilo Sauer
Nomes: Liana
Suelen Lamarques
Cátia Weber
Alessandra
R. Oliveira
6º ano /
turma:164
Carga
horária: 2 períodos, das 15h10min às 17h.
Objetivo
geral:
Incentivar o trabalho em grupo, a interpretação e
produção textual, a fim de proporcionar maior entendimento do assunto e
expandir a imaginação para a criação.
Objetivos
específicos:
- Proporcionar o conhecimento de novos gêneros
textuais para exercer a identificação e elaboração de textos.
- Incentivar o trabalho em grupo, a fim de
proporcionar melhor convivência entre os e desenvolvimento dos trabalhos.
Assunto:
Leitura
e interpretação da música Bola de meia,
bola de gude, produção de quadrinhos com a letra da música.
Metodologia:
Os
alunos irão assistir o vídeo da música Bola
de meia, bola de gude, irão responder as questões de interpretação e
produzirão quadrinhos com a letra da música. Os quadrinhos serão reunidos para
expor na sala por meio de um varal.
Recursos:
Fotocópias da música Bola de meia, bola
de gude, quadro, giz, material dos alunos, varal, prendedores.
Atividades
propostas:
Atividade 01: Os alunos irão assistir ao vídeo da
música Bola de meia, bola de gude e
responderão as questões de interpretação.
https://www.youtube.com/watch?v=eq8Wuy6wC1Q
Bola
de Meia, Bola de Gude
Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.
Responda as questões sobre a música:
1.
Assinale abaixo, de acordo com o texto, quais são as coisas bonitas que nunca deixarão
de existir:
( ) caráter , bondade, saúde, amor, esperança,
palavra e respeito.
( ) amizade, palavra, respeito , afeto , paz e
sucesso.
( ) caráter , bondade, alegria, amor, amizade,
palavra e respeito.
2.
Em sua opinião, quais são os sentimentos mais bonitos que sempre deverão
prevalecer
na sua vida?
3. A
expressão – “Há um moleque morando sempre em meu coração”, enfatiza que ideia?
Justifique.
4.
Que outras qualidades são importantes em nossa vida?
5.
Na frase: “Toda vez que o adulto balança”.
Como poderíamos substituir a palavra destacada tendo em vista seu contexto?
6.
Por qual palavra regional do Rio Grande do Sul, poderíamos substituir os termos
utilizados no texto “menino” e “moleque”?
Atividade 02: Após terminarem as atividades sobre
música, os alunos lerão o texto sobre as principais características das
histórias em quadrinho.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS (HQs)
HQ é uma narrativa visual que, normalmente expressa a
língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando imagens associando
palavras e imagens. Podem ou não ter humor com efeito de sentido, podendo ser
definida como arte sequencial, pois são os desenhos em sequência que narram uma
história.
Para ‘ler’ uma HQ, é preciso interpretar imagens,
relacionar essas com palavras e perceber relações de causa e efeito.
Elementos das HQs: LOCALIZAÇÃO DE BALÕES- indica a ordem
que sucedem as falas.
CONTORNO DE BALÕES- Linha continua (fala, pronunciação em
tom normal). Linha interrompida (fala sussurrada). Ziguezague (um grito, um personagem
falando alto, som de rádio ou televisão). Forma de nuvem (pensamento) e etc.
PONTUAÇÃO: reforçam sentido e dão maior expressividade à
voz do personagem.
ONOMATOPÉIAS: conferem os movimentos da história,
imitando sons ambiente (CRASH= para uma batida, BUUUM= para uma explosão), ou
sons produzidos por pessoas e animais (ZZZZZ= para sono, RRRRR= para o rosnado
de um cão, e etc).
http://brasilescola.uol.com.br/redacao/historia-quadrinhos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário