Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Escola Municipal Theóphilo Sauer
Nomes: Liana Suelen Lamarques
Cátia Weber
Alessandra R. Oliveira
6º ano / turma:164

Carga horária: 2 períodos, das 15h10min às 17h.
Objetivo geral:
Incentivar o trabalho em grupo, a interpretação e produção textual, a fim de proporcionar maior entendimento do assunto e expandir a imaginação para a criação.
Objetivos específicos:
- Proporcionar o conhecimento de novos gêneros textuais para exercer a identificação e elaboração de textos.
- Incentivar o trabalho em grupo, a fim de proporcionar melhor convivência entre os e desenvolvimento dos trabalhos. 
Assunto: Leitura e interpretação da música Bola de meia, bola de gude, produção de quadrinhos com a letra da música.
Metodologia: Os alunos irão assistir o vídeo da música Bola de meia, bola de gude, irão responder as questões de interpretação e produzirão quadrinhos com a letra da música. Os quadrinhos serão reunidos para expor na sala por meio de um varal.
Recursos: Fotocópias da música Bola de meia, bola de gude, quadro, giz, material dos alunos, varal, prendedores.

Atividades propostas:
Atividade 01: Os alunos irão assistir ao vídeo da música Bola de meia, bola de gude e responderão as questões de interpretação.
https://www.youtube.com/watch?v=eq8Wuy6wC1Q
Bola de Meia, Bola de Gude
                                                                                 Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.
Responda as questões sobre a música:
1. Assinale abaixo, de acordo com o texto, quais são as coisas bonitas que nunca deixarão de existir:

(  ) caráter , bondade, saúde, amor, esperança, palavra e respeito.

(  ) amizade, palavra, respeito , afeto , paz e sucesso.

(  ) caráter , bondade, alegria, amor, amizade, palavra e respeito.

2. Em sua opinião, quais são os sentimentos mais bonitos que sempre deverão
prevalecer na sua vida?

3. A expressão – “Há um moleque morando sempre em meu coração”, enfatiza que ideia? Justifique.

4. Que outras qualidades são importantes em nossa vida?

5. Na frase: “Toda vez que o adulto balança”. Como poderíamos substituir a palavra destacada tendo em vista seu contexto?

6. Por qual palavra regional do Rio Grande do Sul, poderíamos substituir os termos utilizados no texto “menino” e “moleque”?

Atividade 02: Após terminarem as atividades sobre música, os alunos lerão o texto sobre as principais características das histórias em quadrinho.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs)

HQ é uma narrativa visual que, normalmente expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando imagens associando palavras e imagens. Podem ou não ter humor com efeito de sentido, podendo ser definida como arte sequencial, pois são os desenhos em sequência que narram uma história.
Para ‘ler’ uma HQ, é preciso interpretar imagens, relacionar essas com palavras e perceber relações de causa e efeito.
Elementos das HQs: LOCALIZAÇÃO DE BALÕES- indica a ordem que sucedem as falas.
CONTORNO DE BALÕES- Linha continua (fala, pronunciação em tom normal). Linha interrompida (fala sussurrada). Ziguezague (um grito, um personagem falando alto, som de rádio ou televisão). Forma de nuvem (pensamento) e etc.
PONTUAÇÃO: reforçam sentido e dão maior expressividade à voz do personagem.
ONOMATOPÉIAS: conferem os movimentos da história, imitando sons ambiente (CRASH= para uma batida, BUUUM= para uma explosão), ou sons produzidos por pessoas e animais (ZZZZZ= para sono, RRRRR= para o rosnado de um cão, e etc).
 http://brasilescola.uol.com.br/redacao/historia-quadrinhos.htm

Atividade 03: Os alunos produzirão desenhos de acordo com a letra da música, formando quadrinhos que serão expostos na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário