Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 16 de abril de 2017



Planejamento com alunos do 6ºano - Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos Bolsistas Liana Lamarques e Vanderlei Linden

                                                Plano de aula 1 -Turma 162

Data: 03/04/2017

Carga horária: dois períodos, das 13:00m às 14:55min.

Assunto: Dinâmica de integração, questões de abordagem pessoal, produção textual.

Objetivos:

·         Conhecer os alunos a fim de integrar a turma e criar um vínculo entre alunos e professores através da dinâmica de integração e questões de auto- conhecimento.

·         Incentivar a leitura e a produção textual com a finalidade de avaliar as reais condições cognitivas e didáticas da turma.

Metodologia : Os alunos e professores farão uma dinâmica com um barbante e questões para conhecerem-se melhor, os alunos responderão questões de abordagem pessoal e produzirão um texto falando sua realidade se auto descrevendo.

Recursos: Folhas para produção textual, quadro, giz, barbante, uma caixa com perguntas, cópia das questões e material dos alunos.

Atividades propostas:

Atividade 01: Os alunos serão convidados a formarem um círculo, um dos professores começa a dinâmica retirando uma questão da caixa escolherá um dos alunos e jogará um rolo de barbante, cada aluno que receber o barbante terá que dizer seu nome e responder a questão, e depois de responder retira uma pergunta para outro colega responder e assim sucessivamente até toda a turma se apresentar e responder uma questão, no final a turma toda fica interligada pelo barbante e os professores salientam a importância da união entre os alunos.

- Qual é o seu nome, idade e o que você mais gosta de fazer?

- Qual é o seu nome, idade e do que você não gosta?

- Qual é o seu nome, idade e o que você costuma ler?

- Qual é o seu nome, idade e para quem você costuma contar seus segredos?

- Qual é o seu nome, idade e que tipo de música você gosta de escutar?

- Qual é o seu nome, idade e qual é sua matéria preferida?

- Qual é o seu nome, idade e quem é seu(a) melhor amigo(a)?

- Qual é o seu nome, idade e como é seu relacionamento com seus pais?

- Qual é o seu nome, idade e como você se define?

- Qual é o seu nome, idade e o que você pretende fazer para ter um futuro melhor?

- Qual é o seu nome, idade e o que você acha que deve ser feito para a situação do Brasil melhorar?

- Qual é o seu nome, idade e como você se sente quando é contrariado?

- Qual é o seu nome, idade e como você se sente quando faz algo errado?

- Qual é o seu nome, idade e por que você acha que deve estar presente nas aulas?

- Qual é o seu nome, idade e por que você acha que deve aprender a língua portuguesa?

Atividades 02: Os professores passarão as questões de abordagem pessoal para os alunos, estes responderão e entregarão para os professores avaliarem.

Relação aluno-aluno

1)    Como é seu relacionamento com os colegas?

2)    Você é influenciável ou costuma influenciar os colegas com suas atitudes?

3)    Você frequentar as aulas, porquê?

4)    Você gosta de trabalhar em grupos ou prefere fazer trabalhos individualmente?

5)    Você reserva um tempo para estudar os conteúdos desenvolvidos em aula durante o horário em que está em casa?

6)    Que tipo de literatura você costuma ler?

7)    Qual é o seu gênero textual preferido. Contos, poemas, crônicas, quadrinhos.

8)    Quantas horas por dia você fica nas redes sociais, celular ou vídeo game?

9)     Quais são suas características positivas e negativas?

10) Quais filmes, series, seriados você costuma assistir?

11) Que estilo de músicas você costuma escutar?

Atividade 03: Os professores lerão para os alunos o texto “Traduzir-se” de Ferreira Gullar e o texto “Hoje resolvi falar de mim... “Pouco”.

TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo;
Outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente;
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?


Hoje resolvi falar de mim...'pouco'      

Então, hoje resolvi falar um pouquinho de mim, do meu jeito... Nem sei ao certo se sou bem assim, admito que acho difícil fazer uma definição de mim mesma... Não gosto de falar sobre qualidades e defeitos... Prefiro que as pessoas me conheçam e tirem suas próprias conclusões... Não aceito qualquer julgamento, até porque não julgo ninguém, não me permito fazer isso porque sou tão ser humano quanto você, ou qualquer outra pessoa. Procuro plantar e semear bons frutos sempre por onde vou, pois acredito fielmente na lei do retorno... 

Pra começar: sou um ser humano normal, tenho defeitos, qualidades, desejos, sonhos, medos, vontades... Não sei para quantas pessoas eu sou realmente especial, e nem sei da intensidade desses sentimentos, e de verdade, eu prefiro não saber, pra mim a vida tem mais graça assim. Só eu posso falar por mim, só eu sei de mim, é à minha consciência que eu devo ou não alguma coisa. Às vezes posso parecer brava, mas eu não sou não! Sei que é impossível agradar à todos, mas faço a minha parte, e tento sempre ser uma pessoa agradável. Posso ser tímida no começo, mas se der falo de mim...'pouco'....


Atividade 04: Os alunos produzirão um texto auto descritivo usando como base os dois textos lidos pelos professores. 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário