DATA: 09/05/2016.
CARGA HORÁRIA: 2h/aula
ASSUNTO: Leitura e
interpretação de texto. Produção textual.
OBJETIVOS:
v Interpretar
as informações de uma crônica a fim de desenvolver a capacidade leitora e
perceber como as informações se organizam no texto.
v Produzir
um pequeno texto para exercitar a escrita e organização de ideias no papel.
METODOLOGIA:
v
Para iniciar a aula, será exibido um power
point com imagens de placas contendo erros de ortografia ou coerência. Durante
a exibição, os alunos serão questionados sobre a impressão que essas placas
causam, se elas têm clareza, ...
v
Terminada a exibição, os alunos serão
questionados sobre o que acham que a escrita deles pode deixar transparecer
sobre eles e sobre quem precisa saber escrever bem.
v
A partir da discussão, será introduzido o
texto a ser lido em aula.
v
Serão distribuídas, então, as cópias do
texto “Quem precisa saber escrever?”, da autora Martha Medeiros, juntamente com
os exercícios.
v
Os alunos deverão fazer a leitura
silenciosa do texto e em seguida será feita a leitura em conjunto.
v
Depois da leitura, eles serão orientados a
responder as questões de interpretação, que serão recolhidas no final da aula.
v
Em
seguida, será realizada a correção das questões, oralmente.
v
Por fim, será solicitada uma produção
textual aos alunos: eles deverão produzir um e-mail, colocando-se no lugar da
autora Martha Medeiros, e responder ao engenheiro que escreveu para a autora
sobre os erros de escrita.
RECURSOS:
Cópias
do texto e das questões;
Power
point com as imagens de placas;
Folhas
em branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário