Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Plano do dia 09/05/2016 - escola Felipe Marx - Acadêmicas Ellen, Kelly e Nicole.

DATA: 09/05/2016.
CARGA HORÁRIA: 2h/aula
ASSUNTO: Leitura e interpretação de texto. Produção textual.
OBJETIVOS:
v  Interpretar as informações de uma crônica a fim de desenvolver a capacidade leitora e perceber como as informações se organizam no texto.
v  Produzir um pequeno texto para exercitar a escrita e organização de ideias no papel.

METODOLOGIA:

v  Para iniciar a aula, será exibido um power point com imagens de placas contendo erros de ortografia ou coerência. Durante a exibição, os alunos serão questionados sobre a impressão que essas placas causam, se elas têm clareza, ...
v  Terminada a exibição, os alunos serão questionados sobre o que acham que a escrita deles pode deixar transparecer sobre eles e sobre quem precisa saber escrever bem.
v  A partir da discussão, será introduzido o texto a ser lido em aula.
v  Serão distribuídas, então, as cópias do texto “Quem precisa saber escrever?”, da autora Martha Medeiros, juntamente com os exercícios.
v  Os alunos deverão fazer a leitura silenciosa do texto e em seguida será feita a leitura em conjunto.
v  Depois da leitura, eles serão orientados a responder as questões de interpretação, que serão recolhidas no final da aula.
v   Em seguida, será realizada a correção das questões, oralmente.
v  Por fim, será solicitada uma produção textual aos alunos: eles deverão produzir um e-mail, colocando-se no lugar da autora Martha Medeiros, e responder ao engenheiro que escreveu para a autora sobre os erros de escrita.

RECURSOS:
Cópias do texto e das questões;
Power point com as imagens de placas;

Folhas em branco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário