Planejamento
com alunos 1°ano Ensino Médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer
Plano
de aula 2 - Bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack
Data:
27/04/2016.
Carga horária: dois períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto:
Conhecendo o autor Mario Quintana
Objetivos:- Conhecer
um pouco da biografia do autor;
- Interpretar
os poemas “Seiscentos e sessenta e
seis e O bilhete”;
- Trabalhar
os poemas de maneira diferente;
Recursos:
- Os poemas impressos; - Pacote de pirulitos;
- Papéis com o poema cortado em versos;
- Cola e tesoura;
Atividades
propostas:
Atividade
01: Cada
grupo vai receber os poemas cortados em versos e misturados, deverão colocá-los
na sequencia correta.Atividade 02: Os alunos que acertarem mais versos será o grupo vencedor, e premiado.
Atividade 03: Os alunos deveram os poemas impressos para interpretação.
Mario Quintana (1906-1994) foi um escritor,
jornalista e poeta gaúcho é considerado um dos maiores poetas do século XX.
Nascido na cidade de Alegrete no Rio Grande do Sul, o poeta não se casou e não
teve filhos. Escreveu várias obras entre:
poesias, alguns livros infantis, antologias e frases marcantes como “A amizade
é uma espécie de amor que nunca morre”.
Seiscentos
e sessenta e seis
A
vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando
se vê, já são seis horas: há tempo ...
Quando
se vê , já é sexta-feira...
Quando
se vê, passaram 60 anos!
Agora,
é tarde demais para ser reprovado....
E
se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
Eu
nem olhava no relógio
Seguia
sempre em frente...
E
iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve
ainda...
Questões:
1)
O 1° poema fala sobre um tema comum a
todos. Qual tema seria esse?
2)
Transcreva do 1° poema o trecho que o
eu-lírico fala o que faria se tivesse mais um dia. E você o que faria?
3)
No 1° poema, é citado o “relógio” o que
tem a ver com o contexto do poema?
4)
Qual o tema principal do 2° poema?
5) Estabeleça
uma relação entre os poemas dados e verifique algo em comum entre eles.
6)
Você concorda com as reflexões dos
poemas? Explique com suas palavras.
7)
Relacione V ou F conforme os
poemas lidos.
( ) O texto aborda o tema da amizade.
( ) Fala da rapidez do tempo.
( ) Fala da demora das horas.
( ) Fala da importância de gritar o amor ao 4
ventos.
( ) Fala da urgência em fazermos novas
amizades.
( ) Fala do tempo que faz falta.
( ) No 1° poema aparece 3 personagens.
( ) O 2° poema fala de um apaixonado que escreveu
uma carta de fuga com a amada.
( ) O 1° poema fala do medo da morte.
8)
Na
frase retirada do poema: “Agora, é tarde demais para ser reprovado....
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade”
Substitua
as palavras destacadas em negrito por outras, sendo que a frase continuaria com
o mesmo sentido no poema.
9)
Abaixo marque Verdadeiro ou Falso.
( ) Substituindo a palavra “Enfim” da sexta linha do 2° poema, por
“Afinal”, a frase continuaria com o
mesmo sentido.
( ) Se substituíssemos a palavra “ama-me” da
primeira linha do 2° poema, por “amo”, a frase continuaria com o mesmo
significado
( ) O eu-lírico do 2° poema pede para que sua
amada não o ame.
( ) O
1° poema fala da importância de podermos voltar o tempo.
10)
Explique com suas palavras a relação do
título “Bilhete” com o poema.
11) No trecho do poema: “A vida é uns deveres que nós trouxemos para
fazer em casa”. O que conota essa frase do texto?
12)
Substitua as palavras abaixo por antônimos:
a)
Vida.............................
b)
Devagarinho................
c)
Paz...............................
d)
Reprovado....................
e)
Breve...........................
f)
Baixinho......................
13)
Interprete com suas palavras “A amizade é uma espécie de amor que nunca
morre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário