Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 8 de junho de 2016


Planejamento com alunos 1°ano Ensino Médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer
Plano de aula 2 - Bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack

Data: 27/04/2016.
Carga horária: dois períodos, das 19h00m às 20h38min.

Assunto: Conhecendo o autor Mario Quintana
 Objetivos:

  • Conhecer um pouco da biografia do autor;
  • Interpretar os poemas “Seiscentos e sessenta e seis e O bilhete”;
  • Trabalhar os poemas de maneira diferente;
Metodologia: Os alunos sentaram em grupo para realizar a dinâmica de montagem e colagem dos poemas. Após a tarefa concluída, será visto qual o grupo conseguiu a montagem do poema corretamente. Os alunos individualmente receberão os poemas impressos, para leitura oral e questões de interpretação e subjetividade.

Recursos: 
- Os poemas impressos;
- Pacote de pirulitos;
- Papéis com o poema cortado em versos;
- Cola e tesoura;

Atividades propostas:
Atividade 01: Cada grupo vai receber os poemas cortados em versos e misturados, deverão colocá-los na sequencia correta.
Atividade 02: Os alunos que acertarem mais versos será o grupo vencedor, e premiado.
Atividade 03: Os alunos deveram os poemas impressos para interpretação.


Mario Quintana (1906-1994) foi um escritor, jornalista e poeta gaúcho é considerado um dos maiores poetas do século XX. Nascido na cidade de Alegrete no Rio Grande do Sul, o poeta não se casou e não teve filhos. Escreveu várias obras entre:  poesias, alguns livros infantis, antologias e frases marcantes como “A amizade é uma espécie de amor que nunca morre”.
 
Seiscentos e sessenta e seis
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas: há tempo ...
Quando se vê , já é sexta-feira...
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado....
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
Eu nem olhava no relógio
Seguia sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
 
Bilhete
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...       
                                                           
Questões:
1)      O 1° poema fala sobre um tema comum a todos. Qual tema seria esse?
2)      Transcreva do 1° poema o trecho que o eu-lírico fala o que faria se tivesse mais um dia. E você o que faria?
3)      No 1° poema, é citado o “relógio” o que tem a ver com o contexto do poema?  
4)      Qual o tema principal do 2° poema?
5)  Estabeleça  uma relação entre os poemas dados e verifique algo em comum entre eles.
 


 
6)      Você concorda com as reflexões dos poemas?  Explique com suas palavras.
7)      Relacione V ou F conforme os poemas lidos.
(   ) O texto aborda o tema da amizade.
(   ) Fala da rapidez do tempo.
(   ) Fala da demora das horas.
(   ) Fala da importância de gritar o amor ao 4 ventos.
(   ) Fala da urgência em fazermos novas amizades.
(   ) Fala do tempo que faz falta.
(   ) No 1° poema aparece 3 personagens.
(   ) O 2° poema fala de um apaixonado que escreveu uma carta de fuga com a amada.
(   ) O 1° poema fala do medo da morte.
8)      Na frase retirada do poema: “Agora, é tarde demais para ser reprovado....
      E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade”
Substitua as palavras destacadas em negrito por outras, sendo que a frase continuaria com o mesmo sentido no poema. 
9)      Abaixo marque Verdadeiro ou  Falso.
(   ) Substituindo a palavra “Enfim” da sexta linha do 2° poema, por “Afinal”, a frase continuaria com o mesmo sentido.
(   )  Se substituíssemos a palavra “ama-me” da primeira linha do 2° poema, por “amo”, a frase continuaria com o mesmo significado
(  ) O eu-lírico do 2° poema pede para que sua amada não o ame.
(   ) O  1° poema fala da importância de podermos voltar o tempo.
10)      Explique com suas palavras a relação do título “Bilhete” com o poema.
11)     No trecho do poema:  “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa”. O que conota essa frase do texto?
12)       Substitua as palavras abaixo por antônimos:
a)      Vida.............................                                          
b)      Devagarinho................
c)      Paz...............................
d)     Reprovado....................
e)      Breve...........................
f)       Baixinho......................
13)  Interprete com suas palavras “A amizade é uma espécie de amor que nunca morre”.
 
 
 

 

 

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