Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 8 de junho de 2016





Planejamento com alunos 1°ano Ensino Médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer
Plano de aula 3 e 4 - Bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack
 
Data: 04/05/2016 e 11/05/2016
Carga horária: quatro períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto: O Brasil em crise e a realização das olimpíadas.
 Objetivos:

  • Apresentar um artigo de opinião com o tema “Quem amaldiçoou o Brasil”;
  • Contextualizar o artigo com a dinâmica de “Vestir a camiseta”;
  • Interpretar questões relacionadas ao artigo de opinião;
  • Produzir um texto argumentativo e depois de corrigido reescrevê-lo.

Metodologia: Os alunos realizarão a dinâmica de dobradura de papel, para fazer uma camiseta. Após a tarefa concluída, será discutido o termo vestir a camiseta em um amplo sentido, envolvendo o nosso país e a política. Será interpretado o artigo de opinião e finalizamos com a produção de um texto argumentativo, que volta a ser reescrito na aula seguinte, depois de corrigido. O tema da produção textual será: “O Brasil em crise e a realização das Olimpíadas”.

 Recursos: 
- Folhas coloridas para a dinâmica;
- Artigo de opinião impresso;
- Folhas pautadas para a produção textual;

Atividades propostas:
Atividade 01: Cada grupo vai receber uma folha colorida para fazer sua dobradura de papel (camiseta).
Atividade 02: Os alunos receberão o artigo “Quem amaldiçoou o Brasil” para interpretação.
Atividade 03: Os alunos deverão escrever uma produção textual com o tema pré- determinado.
Atividade 04: Serão devolvidos os textos corrigidos para reescrita.


Quem amaldiçoou o Brasil?
Faltava somente o desmoronamento da ciclovia Tim Maia, na zona nobre do Rio de Janeiro, para completar e transmitir ao mundo, às vésperas dos Jogos Olímpicos, essa nova imagem de um país que parece estar sendo amaldiçoado pelos demônios.
A simbólica queda da ciclovia ocorreu em pleno feriado nacional de Tiradentes e enquanto a presidente da República, prestes talvez a ser deposta, se encontra em Nova York para denunciar que o Brasil está sofrendo um golpe político.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, tampouco estava em sua cidade no momento da tragédia: viajara para a Grécia para receber a tocha olímpica. Outro simbolismo.
Os brasileiros estão abatidos diante de tantas notícias negativas acumuladas. Veem a imagem do Brasil – que se sonhou grande, um jogador importante no xadrez do poder mundial– e da cidade maravilhosa do Rio ofuscada hoje pela sombra da nova tragédia.
Tudo isso, dias depois do vexatório espetáculo de circo apresentado pelo Congresso brasileiro durante a noite da votação sobre o processo de destituição de Dilma Rousseff, onde ressoaram, arrepiantes, até elogios aos torturadores da ditadura.
Será que o Brasil está necessitando de algum exorcista que expulse de uma vez os demônios que parecem ter-se apropriado deste grande país? Será que eles têm nomes e sobrenomes?
Melhor chamar algum orixá para que benza o Brasil e o país possa quanto antes voltar a ter o sossego que sua gente merece.
Os demônios não vivem para sempre. Acabarão indo, embora sobretudo se a sociedade se transforma, ela toda, em um grande exorcista que proclame que esta é uma terra onde se prefere a felicidade à dor, e a honradez à corrupção.
Os políticos também morrem, os Governos passam, e o Brasil e a bela cidade do Rio continuarão inspirando sonhos de beleza e calor humano ao redor do mundo.
Questões de interpretação: 
1)    Referente a dinâmica realizada em aula, o que podemos dizer sobre o termo “vestir a camiseta” no contexto de olímpiadas e de política?
2)    Em que situações do nosso dia a dia podemos usar o termo anterior?

3)    Em um momento complicado em que o país vive, na sua opinião, o que podemos desejar para as olimpíadas:
(   ) dedicação      (   ) foco   (   ) esperança   (    ) respeito
(   ) individualismo   (   ) competitividade    (    ) sabedoria

 Justifique sua resposta: ___________________________________________________
 
4)    Segundo o autor do texto, o Brasil estaria amaldiçoado. Por quê?

5)    Qual a imagem que passamos para os outros países, quando estes ficam sabendo do caos que se instalou no  nosso país?

6)    Marque V ou F :
(    ) A tocha olímpica estava na Grécia.
(    ) A ciclovia que desmoronou chama-se Oscar Niemayer.
(    ) A reunião no congresso foi comparada a um espetáculo circense.
(    ) A tragédia aconteceu no feriado de Páscoa.
(    ) A presidente Dilma estava no México.
(    ) O país está abençoado pelos anjos.
(    ) A tragédia que ocorreu em São Paulo prejudica os jogos olimpicos.

7)    O verbo amaldiçoou significa o quê?
(   ) desejo de prosperidade.
(   ) desejo de conquistas positivas.
(   ) desejo de idolatrar o Brasil.
(   ) desejo que aconteça o mal.

8)    No trecho abaixo, as palavras em negrito podem ser substituídas por outras de significado aproximado. Marque a melhor alternativa de substituição, observando a menor alteração de sentido

Tudo isso, dias depois do vexatório espetáculo de circo apresentado pelo Congresso brasileiro durante à noite da votação sobre o processo de destituição de Dilma Rousseff, onde ressoaram, arrepiantes, até elogios aos torturadores da ditadura.
 
(   ) adorável – desejo - anunciaram
(   ) vergonhoso - retirada – refletiram
(   ) adorável – simbolismo – brigaram
(   ) vergonhoso – destruição – gritavam
(   ) sublime – coragem - denunciavam

 9)    Você considera viável ao Brasil realizar as olimpíadas, em um momento em que as prioridades deveriam ser outras, principalmente investimento em saúde e educação? Justifique:

10) O adjetivo e o advérbio de tempo usado no trecho “cidade maravilhosa do Rio ofuscada hoje pela sombra da nova tragédia” referem-se à cidade do Rio de Janeiro em qual contexto?  

11)  No 5° parágrafo, o autor deveria ter usado um pronome de tratamento ao referir-se a uma autoridade. Qual pronome de tratamento ele poderia ter usado?

12)  No 2° parágrafo, o advérbio talvez e no 3° parágrafo a conjunção tampouco expressam a mesma relação de sentido? Justifique:

13)  Relacione a ordem dos fatos de 1 a 7, conforme mostra o texto:

(   ) A cidade do Rio, ofuscado pelo tragédia.
(   ) Ciclovia desmorona no Rio de Janeiro.
(   ) Rio de Janeiro inspira sonhos de beleza.
(   ) Mandar benzer o Brasil para voltar a ter sossego.
(   ) A presidenta estava em Nova York.
(   ) Um verdadeiro espetáculo de circo no congresso.
(   ) O prefeito do Rio estava na Grécia.

14) No 6° parágrafo do texto, temos pontos de interrogação. Se anularmos essa pontuação e substituirmos pelo ponto final, o texto terá o mesmo sentido? Justifique: 



  15)    Faça um texto dissertativo, abordando o tema Olimpíadas:  
 
 
Até que ponto é positivo realizar as Olimpíadas em um país em crise?

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

9

 

10

 

11

 

12

 

13

 

14

 

15

 

16

 

17

 

18

 

19

 

20

 

21

 

22

 

23

 

24

 

25

 

26

 

27

 

28

 

29

 

30

 
 

 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário