Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Plano do dia 09/05/2016 - E. E.Felipe Marx - Acadêmicas Ana Claudia Nascimento e Suzana Souza.

Data: 09/05/2016 – Segunda-feira.
Série: 3º ano do Ensino Médio
Carga horária: Dois períodos.
Assunto: Argumentação.

Objetivos:
  • Posicionar-se, argumentando de forma escrita e oral sobre o tema abordado.
Metodologia:
  • Aula expositiva;
  • Construção de conceitos com a turma.      
Recursos:
  • Fotocópias.
Motivação:
Serão entregues duas reportagens.
Descrição das atividades:
  1.  Ler a reportagem mencionada.
  2. Ler outra reportagem, cujo ponto de vista é extremamente contrário ao que é expresso na primeira.
  3. A turma será desafiada a redigir uma redação, expondo argumentos para fundamentar a sua opinião e preferência por um ponto de vista.
Avaliação:
Serão avaliadas participação crítica da turma, o seu envolvimento para com a proposta e, por fim, a produção escrita.

REPORTAGEM 1:
Pesquisas indicam que videogames podem ter prós e contras para a saúde física e mental

São Paulo – Diversos estudos têm apontado que jogar videogame pode alterar o cérebro. Mas as pesquisas científicas ainda não chegaram a uma palavra final sobre se esses efeitos são, em geral, negativos ou positivos para o organismo.
Os jogos violentos, por exemplo, muitas vezes foram considerados grandes vilões, responsáveis por jovens mais agressivos. Mas nem todas as investigações apontam para esse lado maléfico para o comportamento e a saúde. Confira a seguir  pesquisas que indicam vantagens e desvantagens dos videogames.
Vantagens
Agilidade no raciocínio
De acordo com um estudo divulgado em 2010, os jogos de tiro, como Call of Duty, podem contribuir para o aumento da agilidade no raciocínio. A pesquisa, feita na Holanda pelo departamento de psicologia da Leiden University, apontou que as respostas, decisões e reflexos de quem tem o hábito de jogar foram aprimorados pelos games.
Criatividade
As crianças que jogam videogames se tornam mais criativas, segundo uma pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos. O estudo, divulgado no final do ano passado, foi feito com 500 meninos e meninas de 12 anos de idade.
Desvantagens
Menor controle emocional e cognitivo
Uma pesquisa divulgada no final de 2011 reforça a ideia de que jogos violentos são prejudiciais. Depois de uma semana jogando esse tipo de games, os homens que participaram da pesquisa apresentaram alterações na parte frontal do cérebro, que controla a cognição e a emoção.
Obesidade
Assim como a TV e a internet, os videogames são acusados de aumentar a propensão a engordar. De acordo com um estudo feito no Canadá e na Dinamarca, publicado em 2011, jogos de computador despertam nos jovens um maior apetite, fazendo com que eles consumam mais comida do que o necessário.



REPORTAGEM 2:
Suspeito de matar pais PMs usa foto de game de assassino no Facebook
O adolescente Marcelo Pesseghini, de 13 anos, suspeito de matar os pais policiais, a avó e a tia na Zona Norte de São Paulo e se matar nesta segunda-feira (5), usava a imagem de um assassino de videogame no seu perfil do Facebook há um mês. O suspeito havia trocado sua foto de perfil no dia 5 de julho, passando a utilizar a imagem de um matador do game "Assassin’s Creed". Esta foi a última atualização de Marcelo na rede social.
Videogame
“Várias coisas podem ter influenciado esse comportamento. Uma das coisas que teria influenciado Marcelo a cometer os crimes foi o game "Assassins Creed". Colegas relataram que desde abril ele vinha dizendo que mataria os familiares e fugiria para um esconderijo. Algo bem parecido com o personagem do jogo de videogame”, disse o advogado.
Um mês antes da tragédia em família, o adolescente havia mudado sua foto nas redes sociais na internet - ele colocou a imagem de um personagem de Assassins Creed na sua página pessoal do Facebook. 
“Marcelo ficava de capuz o tempo inteiro, assim como o personagem. Mesmo quando os colegas pediam para ele retirar o capuz, ele insistia em colocar. Ele começou a misturar a realidade com ficção e isso não foi percebido pelos pais. O garoto, até que saibamos, nunca passou por um psicólogo ou psiquiatra na vida”, disse Gonçalves Júnior.
Sobre o jogo:
"Assassin’s Creed" é um jogo que mostra a visão de Desmond Miles, um barman que volta no tempo na pele de seus ancestrais. Com isso, encarna o matador Altair e se envolve na guerra entre assassinos e templários ao longo de diversos eventos históricos como as Cruzadas, o Renascimento, a Revolução Americana e, no último jogo, a disputa entre piratas durante a conquista da América. Como membro da ordem de assassinos, Miles tem a missão de dizimar a Ordem dos Templários, que iniciou uma das Cruzadas.


Com base nos textos de apoio e nos seus conhecimentos, escreva uma dissertação argumentativa com  no máximo 30 linhas, com o tema: “A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário