Planejamento
com alunos 1°ano Ensino Médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer
Plano
de aula 5 e 6 - Bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack
Data:
17/05/2016 e 25/05/2016
Carga horária: quatro períodos, das 19h00m às 20h38min.Assunto: Linguagem não verbal e Emojis
Objetivos:
- Interpretar
a linguagem não verbal em tirinhas e imagens;
- Trabalhar
em grupo a linguagem da internet;
- Desenvolver interpretação de mensagens
via emojis;
Recursos:
-
Tabela com títulos de músicas na linguagem de símbolos e emojis (32 músicas);- Tabela com provérbios na linguagem de símbolos e emojis (15 provérbios);
- Questões de interpretação referentes às tirinhas não verbais e imagens visuais impressas;
- Uma caixa de Bis;
Atividades
propostas:
Atividade
01: Serão
distribuídas a cada grupo, duas tabelas com a linguagem de símbolos, uma com
letras de músicas e uma com provérbios. Os alunos deverão desvendar os símbolos
para achar a resposta correta.
Atividade
02: Será
feita a correção das tabelas, para saber quem foi o grupo ganhador da dinâmica.
Atividade
03: Os
alunos receberão questões de interpretação das tirinhas e imagens não verbais.
Emojis: Imagens que 'substituem' as palavras na
comunicação
Se
você quer transmitir uma emoção em mensagem via smartphone ou em conversas
virtuais nas redes sociais, provavelmente já deve ter usado o coração, a mão de
“joinha”, as palmas ou a cara feliz amarela.
Uma
recente pesquisa do Google descobriu que a palavra mais escrita via SMS ou chat
em 2014 não era uma palavra, mas um desenho de coração vermelho. De acordo com
a empresa, a imagem e suas variações aparecem bilhões de vezes por dia pelo
mundo.
Comidas,
animais, transportes, pessoas, sentimentos. Todos esses desenhos coloridos que
aparecem como opção no seu teclado são chamadas de emojis, imagens que
representam graficamente qualquer objeto, expressão, ideia ou conceito. Elas
são um fenômeno cultural, se tornaram fundamentais na comunicação e estão
mudando a forma de nos expressarmos.
imagem 1
imagem 7
imagem
8
Responda as seguintes questões:
a)
Você
costuma usar emojis em suas conversas via twitter, whatsApp ou facebook? Acha válida
essa linguagem não verbal?
b)
Na
imagem 1 e 2 temos tirinhas da turma da Mônica, o que expressa cada uma delas?
c)
Nas
seguintes imagens 3 e 4 e 5 temos assuntos diferenciados, interprete cada um
deles de forma isolada?
d)
Olhando
para imagem 6 ela transmite algo positivo ou negativo? Justifique:
e)
Na
imagem 7 podemos levantar alguns questionamentos. Quem estaria certa, Mônica ou
sua mãe? Por quê?
f)
No
que representa a imagem 8, pode-se dizer que é uma metáfora? Por quê?
g)
Ainda
sobre a imagem 8 num contexto geral, já aconteceu com você, teve que “Engolir
sapos” ou “cuspiu sapos”?
h)
Analisando
todas as imagens não verbais, com qual você mais se identificou? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário