Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Plano de aula sobre o conto: "De volta à casa da vovó sinistra"


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTA E MÉDIO JOÃO MOSMANN

PROFESSORES BOLSISTAS ELEMAR E JANAÍNA

TRABALHO SOBRE SÍMBOLOS DE HALLOWEEN E DE VOLTA A CASA DA VOVÓ SINISTRA

Ø Data: 31/10/2016

Ø Carga horária: Dois períodos

Ø Assunto: Tema sobre  a cultura do dia dos bruxas

Ø Turma: 62

Ø Objetivos: Conhecer a narrativa, despertar o interesse pela cultura do Halloween, socializar exemplos dessa crença, além de valorizar o gosto literário ligado ao tema: Contos de assombração.

Ø Material utilizado: xerox sobre símbolos de Holloween e xerox contendo a história “De volta à casa da vovó sinistra”; vídeos curtas sobre o tema e materiais de pintura.

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Etapas da aula

1.  Elementos motivadores – Quebra gelo:
a.  Exibição do curta metragem sobre Halloween;
b.  Questionamentos sobre crenças, superstições, lendas, e histórias sobre bruxarias;

2.  Leitura descoberta:
a)  Leitura do texto: “De volta à casa da vovó sinistra”;
b)  Interpretação das questões;
c)  Correção das atividades propostas;
3.  Pós leitura:
a)  Pintura de um castelo de bruxa, recorte e colagem nas bordas da lousa;
4.    Avaliação:
Avaliação será dada a partir das participações do aluno.
                                                                         



Símbolos dos Halloween
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Introdução
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
1-    Responda: A festa de ‘Halloween’’ está relacionada a que origem? __________________________________________________________________________
História do Dia das Bruxas
história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante aIdade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
 Resultado de imagem para bruxa
Halloween no Brasil
Resultado de imagem para bruxasNo Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
2-    Responda: Você sabe quando o ‘’Halloween chegou no Brasil?
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Críticas
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Resultado de imagem para bruxasA comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.
3-   Você sabe nos dizer quais as críticas que a festa de Halloween mais recebe? ________________________________________________________________________

                                                                          

COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOÃO MOSMANN
             NOME:__________________________________________________________
Professores: janaína, Tamires e elemar
DE VOLTA À CASA DA VOVÓ SINISTRA
                                                                                              Luciane Raupp

Os primos João Pedro e Gabriela estavam eufóricos: passariam a noite na casa da avó. Isso, por si só, já seria bom, mas tinha mais: aquela Vovó era a mais radical e sinistra que uma criança poderia ter.
As mães de ambas as crianças chegaram ao mesmo tempo à casa da Vovó. Só as largaram lá e saíram apressadas. João Pedro e Gabriela adentraram juntos aquele lindo e original sobrado roxo com bolinhas amarelas.  Logo chamaram:
- Vovó, seus netinhos chegaram! – anunciou Gabriela.
- Vovó, estou com fome de pizza! – avisou João Pedro.
As crianças continuaram chamando pela Vovó, mas nada de ela aparecer. Por onde andaria?  Foram andando pela casa. Na chão da cozinha, encontraram o seguinte aviso escrito com sal:

SE QUISEREM VER A VOVÓ DE NOVO, TERÃO QUE DESCOBRIR QUEM ELA É.
A PRIMEIRA PISTA ESTÁ NA BOCA DAQUELE QUE NÃO LAVA O PÉ.

Gabriela resmungou um “era só o que faltava”. João Pedro animou-se: era uma caçada. Mas logo depois pensou alto:
- E se a vovó estiver correndo perigo, prima?
- Tá bom, mas depois eu quero uma fatia a mais da pizza de quatro queijos – disse a menina, disfarçando a preocupação. – Por onde começamos?
- Quem é que não lava o pé? O sapo, naquela música boba. Mas onde tem sapo aqui?
Gabriela apontou para cima: em uma prateleira alta, havia uma coleção de sapos. Sapos de barro, de porcelana, de ferro, de vidro, de cristal...
Com ajuda de uma escada, João Pedro examinou a coleção. Na boca de um sapo, havia um papelzinho enrolado. Dentro dele, estava escrito o seguinte:
QUEM É A AVÓ VOCÊS PRECISAM SABER
E DE SEUS GOSTOS DEVEM ENTENDER
OUÇAM A MÚSICA LINDA DE DOER
UMA BRASA, MORA, DE ENLOUQUECER.

- Vamos fuçar naqueles discos da vovó – sugeriu João Pedro.
- Aqueles que ela chama de Vinícius? – perguntou Gabriela.
João Pedro teve um acesso de riso: não era Vinícius. Era vinil. A vó também chamava de bolachões. O que a dupla não entendeu era onde entrava a brasa e onde ela morava.
Junto aos discos – do Roberto Carlos, da Vanderleia, do Renato e seus Blue Caps, entre outros –, havia uma caixa de madeira, fechada com um cadeado de combinação de números. Nele, havia uma etiqueta colada, na qual se lia: A SENHA É O ANO DE NASCIMENTO DA VOVÓ.
E agora? Como descobrir? João Pedro teve uma ideia:
- Prima, com que idade as meninas casam e têm bebês?
- Na idade que quiserem, ué. Que pergunta mais boba.
- Tá, mas mais ou menos...
Discutiram, discutiram. Chegaram à conclusão de que, se as mães os tiveram com cerca de 30 anos, e agora a mais velha delas tinha 40... 30 mais 40 é igual a 70. Se a avó tinha 70, a conta era 2016 menos 70, o que dava... 1946. Colocaram o número. Não deu certo. Tentaram 1945. O cadeado abriu.
Dentro da caixa, havia uma coisa muito esquisita, de plástico, retangular, com dois furos pelos quais passava uma espécie de fita marrom. Era mais ou menos assim:
Ilustração de fita K7  com a escrita: “ouça-me se for capaz”.
                Como ouvir aquilo? Gabriela balançou o objeto, colocou perto do ouvido. Deveria haver um aparelho para encaixar aqueles dois buracos. Mas onde?
                - Que tal aquele? —perguntou João Pedro, apontando para um aparelho retangular com uma tampa móvel. — Tem uma tecla escrito “play”.
                Abriram a tampa, fizeram os devidos encaixes e apertaram o play. Do aparelho saiu a voz nada melodiosa da avó, que cantava:

Netinhos queridos, do meu coração,
A próxima pista está no porão
É de iluminar
Cuidado para não incendiar
Não é lâmpada, não é da cidade,
É de querosene, não de eletricidade.

                E o medo de ir àquele porão? O que se faria com ele? De conta que não existia, ué! As crianças desceram ao porão, mas, claro, ligaram as luzes. Eram tantas coisas diferentes lá: até identificaram uma máquina de escrever, igual à que viram no museu naquela visita com a escola. Mas o que seria aquele objeto de iluminar? Gabriela não tinha certeza, mas só poderia ser aquele de vidro, já que tinha um papel roxo dentro dele. Bingo: acharam mais uma pista, que, em letras prateadas, dizia:
Slacks, brim coringas, japonas:
Só os nomes é que são cafonas.
Bata, redingote, carpim:
Todo mundo chamava assim.
É lá que devem procurar por mim.
               
Procurar onde? O que queriam dizer aquelas palavras? Os primos pensaram, pensaram. Lembraram que “cafona” quer dizer brega: já viram isso em uma aula. O que a vovó tinha de mais brega eram roupas. E bem na frente deles havia um enorme baú. Só poderia ser de roupas velhas. Tentaram arrastá-lo para perto da claridade das lâmpadas, contudo pesava demais. Abriram ali mesmo: será que havia outra pista? Tiraram blusas, vestidos – tudo muito colorido e floreado. A cara da vovó! Mas algo se mexeu e gemeu:
- Uhuuuuuuuuuu!
Os primos sentiram um clarão no rosto, que os cegou por um instante. Recobrada a visão, viram a Vovó saindo do baú, rindo e conferindo no seu celular, de última geração, a foto da cara assustada dos netos, anunciando:
- Essa vai para o álbum de família!

ATIVIDADES
1) Numere a sequencia do texto:
(   )A vovó é encontrada dentro do baú;
(  )Os primos Gabriela e João Pedro chegam na casa da vovó, porém não a encontram;
(    )Os primos ouviram a melodia com a pista da vovó;
(  )As crianças descobrem o ano do nascimento da vovó, mais uma pista encontrada;
2) Observe a frase: "Os primos João Pedro e Gabriela estavam eufóricos: [...]"Após pesquisar o significado da palavra destacada, responda:
a) Qual era o sentimento dos primos?


b) Por que eles estavam eufóricos?



3) Na frase: "As mães de ambos chegaram ao mesmo tempo na casa da Vovó." O termo destacado refere-se a quem?



4) De que forma as mães de João Pedro e Gabriela saíram da casa da Vovó?



5) Para onde levava a primeira pista deixada na casa? Ao que as crianças associaram a pista deixada?



6) Observe a frase: "Vamos fuçar naqueles discos da Vovó - sugeriu João Pedro." Reescreva a frase, substituindo os termos destacados por sinônimos.



7) Quais itens antigos são citados no texto, que, atualmente, não têm mais utilidade? Pelo que eles foram substituídos?



8) Por que, na sua opinião, as crianças tinham medo de ir ao porão?



9) Observe a seguinte descrição: "Não é lâmpada, não é da cidade / É de querosene, não de eletricidade". Ao que a Vovó se referia? 

a) a uma lanterna.
b) a um lampião.
c) a um abajur.

10) O que, de acordo com os primos, quer dizer "cafona"?



11) Observe o seguinte trecho: "Os primos sentiram um clarão no rosto, que os cegou por um instante."O que foi esse clarão e onde ele veio?



12)Agora, vamos colorir o castelo? Use e abuse das cores!


                               BOM TRABALHO!


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