Acadêmicos Bolsistas: Denise, Gilmar, Vanderlei
Continuação do Projeto com a turma: 212 - Colégio Municipal Theóphilo Sauer
Somos
quem podemos ser (Engenheiros do Hawaii)
Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro
Um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro
Um disparo para um coração
A vida imita o vídeo
Garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
Um dia me disseram
Quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem esta prisão
E tudo ficou tão claro
O que era raro ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia, um dia comum
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Geração Coca-Cola (Legião Urbana)
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro
Um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro
Um disparo para um coração
A vida imita o vídeo
Garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
Um dia me disseram
Quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem esta prisão
E tudo ficou tão claro
O que era raro ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia, um dia comum
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Geração Coca-Cola (Legião Urbana)
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos Usa, de 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos Usa, de 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Questões sobre as músicas:
1. A
letra desta música diz que “somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”.
Você sonha com algo? Quais são os seus futuros objetivos de vida? O que tem
feito para vê-los realizados? Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Questões sobre as músicas:
2. O quê conota o trecho “Que as nuvens não eram de algodão”?
3. “A vida imita o vídeo”, justifique com suas palavras esta afirmação, usando fatos da sociedade atual como exemplos.
5. “Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também.” Nesta afirmação o compositor faz uma relação entre culpado e aqueles que ignoram um erro ou escondem o crime de alguém que está no poder, ou seja, no “trono.” A pergunta é, você acredita que ter uma posição melhor na sociedade, ser conhecido, uma referência, muda o caráter de uma pessoa? Justifique.
6. Em sua interpretação, o porquê a banda Legião Urbana fez essas associações entre a marca coca-cola com jovens, política e sociedade, surgindo então à música: Geração Coca- Cola?
7. A letra da canção ressalta que os comerciais, publicidade e outros “lixos” que a sociedade nos faz “digerir”, influência nas nossas vidas de forma negativa. Você já foi influenciado por alguma moda ou comercial? Como foi a experiência?
8. No trecho “Suas crianças derrubando reis, fazendo comédia no cinema com as suas leis.” Você consegue identificar a ironia que o compositor expressa neste trecho da canção? Justifique sua resposta.
9. A música em si apresenta uma letra totalmente voltada para questões políticas e sociais. No contexto atual, você acredita na importância do voto? Por quê?
10. Relacione as colunas de acordo com o significado das palavras:
a)
Sedento
( ) cadeira elevada
b)
Embriaguez
( ) tem grande desejo
c)
Trono
( ) transformação
d)
Burgueses
( ) pessoas ricas
e)
Revolução
( ) embebedar-se
12. Desde aquela época a música era fundamental para expressar os anseios da sociedade ou usada como forma de protestar. As músicas atuais ainda são fundamentais para isso, ou houve uma mudança de foco?
13. Cite 1 ou 2 músicas cujas letras representam você, os jovens ou o momento que estamos vivendo no país.
14. Você acredita que os jovens de hoje são influenciados pela televisão, músicas, propagandas ou a escola?
15. Você acredita que a escola/professor possa influenciar no futuro do jovem? Como?
16. Marque as opções que você acredita que merecem que lutem por elas:
( ) racismo ( ) proteção
da natureza ( ) esportes
( ) igualdade ( ) aparência física ( ) religião
( )
redes sociais ( ) emprego ( ) internet grátis
( ) política limpa
17. Marque
quais fatores que você acredita que influenciam em suas futuras escolhas:
(
) pais
(
) amigos ( ) roupas
(
) professores ( ) dinheiro
(
) músicas/bandas ( ) propagandas/mídia
(
) valores ensinados em casa ( ) valores
ensinados na escola
(
) experiência de vida ( ) televisão
18.
Se no futuro, pesquisassem sobre a geração dos jovens de hoje, o que falariam? 19. Trace o perfil do jovem de hoje. Quais seus gostos, pelo que lutam, o que é mais importante para ele na vida, quem ele é no mundo. E o que o jovem fez para marcar sua geração.
20. Faça um lema para a sua geração!
21. Na música do Legião Urbana, a letra diz:
“Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação ”
Você
concorda que os jovens são o futuro da nação? O que eles estão fazendo para
isso na sua opinião?
Quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem essa prisão”
Nenhum comentário:
Postar um comentário