Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Acadêmicos Bolsistas: Denise Hack, Gilmar Matias, Vanderlei Linden - Plano de aula 13- 1°ano Ensino Médio - Colégio Municipal Theóphilo Sauer

Data: 05/10/2016.
Carga horária: dois períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto: Crônica “A Fita Métrica do Amor”
 Objetivos:
·         Trabalhar a escrita com os alunos.
·         Conduzir o aluno sobre a importância do caráter.
·         Interpretar questões referentes à crônica.

Metodologia: Os professores chamarão 3 alunos para medirem o seu tamanho com uma fita métrica, após será levantada questões sobre o caráter de uma pessoa. Em seguida os alunos receberão à crônica “A Fita Métrica do Amor” para leitura, e após fazerem a interpretação textual e subjetiva.
Recursos: 
- Fita métrica (Motivação).
- Questões de pré-leitura para debater, após a motivação.
- Crônica impressa com questões.

Atividades propostas:
Atividade 01: Como motivação será medida a altura de 3 alunos.
Atividade 02: Serão levantadas questões de pré-leitura sobre o caráter das pessoas.
Atividade 03: Será entregue à crônica com questões de interpretação.


Martha Medeiros
A FITA MÉTRICA DO AMOR

Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.


Fonte: Martha Medeiros Crônicas L&PM Editores. 2001. 171p.

Questões de interpretação:
1)      Você concorda que o caráter das pessoas pode ser medido? Justifique:         
2)      Segundo a crônica o que torna uma pessoa pequena ou grande?
3)    Diferencie os adjetivos enorme, gigante, grande abordados na crônica:
4)    Quando uma pessoa pode ser considerada única?
5)    Descreva a relação do título com o assunto da crônica.
6)    O que conota o trecho “Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho”.
7)    O verbo parecia” (linha 13) nos dá qual ideia?  
8)    A palavra “ínfimo” ( linha 14) pode ser substituída por:
(    ) belo   (   ) inferior    (   ) complicado   (   ) mediano    (   ) insubstituível

9)    Cite algumas atitudes que podem justificar a pessoa como:

              GRANDE
                  Pequena
 
 
 
 
10) Escreva uma crônica curta sobre uma grande pessoa da sua vida. Aquela que você considera um exemplo a ser seguido.

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