PLANO Nº 2
Data:
17/09/2014
- quarta-feira.
Série:
5º
série/6º ano.
Carga
horária: Dois Períodos
Assunto:
Gênero
textual tirinhas: leitura e interpretação textual; variedades linguísticas:
linguagem informal, gírias; produção textual.
Objetivos
ü Compreender
os textos selecionados por meio da leitura silenciosa e através de exercícios;
ü Perceber
e analisar as gírias presentes nos textos a partir da leitura e de exercícios a
fim de ampliar seus conhecimentos sobre linguagem informal e formal;
ü Analisar
possíveis diferenças entre língua falada e escrita por meio de exercícios com o
intuito de aprimorar o vocabulário;
ü Produzir
cartazes a partir dos textos lidos com intuito de aprimorar a escrita.
Metodologia
ü Aula
expositiva e dialogada;
ü Explanação;
ü Leitura;
ü Interpretação;
ü Atividades
em grupo e individuais;
ü Produção
textual.
Recurso
ü Material
escolar;
ü Folhas
xerocadas;
ü Papel
pardo.
Descrição
das atividades propostas
ü Primeiramente,
os professores darão algumas explicações orais sobre linguagem informal:
gírias. Enfatizando que esse tipo de linguagem não é para qualquer ambiente,
nem para ser utilizada com qualquer pessoa.
ü Explicarão,
ainda, aos alunos que a linguagem é como uma roupa, ou seja, cada situação
requer uma roupagem específica, assim também é com o uso da Língua.
ü Será
ressaltado aos alunos que, dentre todas as variedades linguísticas, a mais
valorizada é a língua padrão, a qual deve ser privilegiada pela escola.
ü Após
as explicações orais, será entregue aos alunos os seguintes exercícios:
1)
2)
3)
4)
1)
A que gênero textual pertence os textos
acima? Justifique sua resposta.
Resposta: Os textos acima
pertencem ao gênero textual tirinha, pois são construídos em forma de
quadrinhos (até quatro) e criticam de forma irônica certo tema.
2)
O que, geralmente, costuma aparecer nesse
gênero textual para mostrar a fala dos personagens que não aparece nos textos
acima? Que outros recursos os substituem?
Resposta: Geralmente, nesses
textos as falas dos personagens vêm dentro de balões, esse recurso não foi
utilizado nos textos lidos. Os balões foram substituídos por risquinhos, no
primeiro texto, que mostram de quem é a fala. Nos textos 2 e 4, as falas estão
escritas próximas aos personagens que se pronunciam. E no texto 3, não houve a
necessidade de balões, pois há somente um personagem em cada quadrinho.
3)
A linguagem que aparece nesses textos poderia
ser utilizada em qualquer ambiente e com qualquer pessoa? Por quê?
Resposta: Não. Essa
linguagem não poderia ser utilizada em qualquer ambiente porque é uma variedade
informal, ou seja, não segue o padrão da gramática. Essa variedade só deve ser
utilizada em ocasiões mais íntimas, como com amigos, com parentes.
4)
Caso as falas dos seguintes textos fossem
escritas na norma padrão, como ficariam em cada texto essas falas:
a. No
segundo quadrinho do texto 1:
Resposta: Olha, amigo, aquele menino
corajoso foi nadar com os tubarões!
b. No
último quadrinho do texto 2:
Resposta: Eu não utilizo essa linguagem,
amigo. Agora, preciso ir embora.
c. No
terceiro e no quarto quadrinho do texto 3:
Resposta: Eu tenho falado muita gíria. O
pastor entende?/ Entendi meu filho.
5)
No texto 4, o que poderia significar os
pontos de interrogação que estão próximas a senhora?
Resposta: Os pontos de interrogação
poderiam significar que ela não está entendendo a linguagem utilizada pelos
mais jovens.
Produção
textual:
Será entregue aos alunos
diferentes balões de diálogo impressos em folhas A4. Cada aluno deverá decorar
o balão conforme o seu gosto e escrever nele alguma gíria de seu uso cotidiano.
ü Com
esses balões, será criado um cartaz. No centro dele, haverá um grande balão de
diálogo escrito pelos professores “algumas gírias da turma 62”. Ao redor, serão
colados os balões feitos pelos alunos.
ü No
final dessa aula os professores poderão pedir para que os alunos pesquisem
gírias faladas pelos pais, tios, avós.... Com essas gírias poderá ser produzido
um segundo cartaz na próxima aula (gírias antigas) em que serão coladas as
palavras pesquisadas.
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