Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Planos de aula - Natan e Andreia

PLANO Nº 2
Data: 17/09/2014 - quarta-feira.
Série: 5º série/6º ano.
Carga horária: Dois Períodos
Assunto: Gênero textual tirinhas: leitura e interpretação textual; variedades linguísticas: linguagem informal, gírias; produção textual.

Objetivos
ü  Compreender os textos selecionados por meio da leitura silenciosa e através de exercícios;
ü  Perceber e analisar as gírias presentes nos textos a partir da leitura e de exercícios a fim de ampliar seus conhecimentos sobre linguagem informal e formal;
ü  Analisar possíveis diferenças entre língua falada e escrita por meio de exercícios com o intuito de aprimorar o vocabulário;
ü  Produzir cartazes a partir dos textos lidos com intuito de aprimorar a escrita.

Metodologia
ü  Aula expositiva e dialogada;
ü  Explanação;
ü  Leitura;
ü  Interpretação;
ü  Atividades em grupo e individuais;
ü  Produção textual.

Recurso
ü  Material escolar;
ü  Folhas xerocadas;
ü  Papel pardo.

Descrição das atividades propostas

ü  Primeiramente, os professores darão algumas explicações orais sobre linguagem informal: gírias. Enfatizando que esse tipo de linguagem não é para qualquer ambiente, nem para ser utilizada com qualquer pessoa.
ü  Explicarão, ainda, aos alunos que a linguagem é como uma roupa, ou seja, cada situação requer uma roupagem específica, assim também é com o uso da Língua.
ü  Será ressaltado aos alunos que, dentre todas as variedades linguísticas, a mais valorizada é a língua padrão, a qual deve ser privilegiada pela escola.
ü  Após as explicações orais, será entregue aos alunos os seguintes exercícios:
Descrição: Descrição: C:\Users\aluno\Desktop\tiras\Girias-com.jpg1)

2)
Descrição: Descrição: C:\Users\aluno\Desktop\tiras\Giria.jpg

3) Descrição: Descrição: C:\Users\aluno\Desktop\tiras\so-na-girias.jpg
4) Descrição: Descrição: C:\Users\aluno\Desktop\tiras\giria na mira.jpg

1)    A que gênero textual pertence os textos acima? Justifique sua resposta.
Resposta: Os textos acima pertencem ao gênero textual tirinha, pois são construídos em forma de quadrinhos (até quatro) e criticam de forma irônica certo tema.

2)    O que, geralmente, costuma aparecer nesse gênero textual para mostrar a fala dos personagens que não aparece nos textos acima? Que outros recursos os substituem?
Resposta: Geralmente, nesses textos as falas dos personagens vêm dentro de balões, esse recurso não foi utilizado nos textos lidos. Os balões foram substituídos por risquinhos, no primeiro texto, que mostram de quem é a fala. Nos textos 2 e 4, as falas estão escritas próximas aos personagens que se pronunciam. E no texto 3, não houve a necessidade de balões, pois há somente um personagem em cada quadrinho.

3)    A linguagem que aparece nesses textos poderia ser utilizada em qualquer ambiente e com qualquer pessoa? Por quê?
Resposta: Não. Essa linguagem não poderia ser utilizada em qualquer ambiente porque é uma variedade informal, ou seja, não segue o padrão da gramática. Essa variedade só deve ser utilizada em ocasiões mais íntimas, como com amigos, com parentes.

4)    Caso as falas dos seguintes textos fossem escritas na norma padrão, como ficariam em cada texto essas falas:

a.    No segundo quadrinho do texto 1:
Resposta: Olha, amigo, aquele menino corajoso foi nadar com os tubarões!
b.    No último quadrinho do texto 2:
Resposta: Eu não utilizo essa linguagem, amigo. Agora, preciso ir embora.
c.    No terceiro e no quarto quadrinho do texto 3:
Resposta: Eu tenho falado muita gíria. O pastor entende?/ Entendi meu filho.

5)    No texto 4, o que poderia significar os pontos de interrogação que estão próximas a senhora?
Resposta: Os pontos de interrogação poderiam significar que ela não está entendendo a linguagem utilizada pelos mais jovens.

Produção textual:
Será entregue aos alunos diferentes balões de diálogo impressos em folhas A4. Cada aluno deverá decorar o balão conforme o seu gosto e escrever nele alguma gíria de seu uso cotidiano.
Descrição: Descrição: C:\Users\aluno\Desktop\tiras\319486_495999707080672_1315919918_n.jpg
ü  Com esses balões, será criado um cartaz. No centro dele, haverá um grande balão de diálogo escrito pelos professores “algumas gírias da turma 62”. Ao redor, serão colados os balões feitos pelos alunos.

ü  No final dessa aula os professores poderão pedir para que os alunos pesquisem gírias faladas pelos pais, tios, avós.... Com essas gírias poderá ser produzido um segundo cartaz na próxima aula (gírias antigas) em que serão coladas as palavras pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário