POETAS DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO:
UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA.
Elemar
Lúcio Ferreira Gomes[1]
Janaína
Cristine da Rosa[2]
JUSTIFICATIVA
A Literatura esta presente
em todos os lugares. Por meio de suas manifestações, podemos despertar sentimentos, que o leitor vai interpretar e questionar. É
dever da escola proporcionar o ensino da Literatura aos alunos.
A Literatura é um sonho que
mantém as civilizações vivas, sonho esse lido nas páginas de um bom romance, de
contos, de poemas ou de quaisquer outras formas de realização literária. Ler e
escrever literatura faz-nos partilhar da humanidade que nos (re)significa no
nosso tempo e lugar.
Tendo em vista esses preceitos, os pibidianos criaram
o projeto Poetas do Passado, do Presente e do Futuro, buscando despertar
nos alunos a criatividade que é necessária para escrever e que, com certeza,
esta escondida por detrás das realidades e vontades dos alunos de quererem um
mundo mais humano, de justiça social e de paz. Nesse projeto, foram trabalhados
poetas e seus poemas, tendo como objetivo final fazer com que os alunos tenham
uma visão do fazer poético de uma forma desmistificada, mostrando que a poesia
é acessível tanto no que se refere
à leitura, quanto no que diz respeito à sua produção. Foi aplicado em uma turma de nono ano em uma
das escolas de Taquara atendidas pelo Pibid de Letras da FACCAT.
DURAÇÃO:
4 HORAS-AULA.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a temática
da criação, significação e estruturação dos poemas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Trabalhar
com interpretação de poemas de Manuel Bandeira.
·
Trabalhar com a estruturação e interpretação de
poemas.
·
Adaptar
a realidade dos alunos a literatura imposta no poema estudado.
METODOLOGIA
1 ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA
Os professores-bolsistas expõem, no quadro,
fotos de rostos de mulheres de diferentes etnias, origens, idades.
Solicitam que cada aluno escolha uma foto, dê
um nome a essa mulher e justifique a sua escolha.
Caso não surja entre os nomes o de Teresa, os
professores devem questionar se alguma delas poderia assim se chamar e o
porquê.
Os professores questionam os alunos o que o
nome Teresa lembram para os alunos. Em seguida, apresentam o seguinte poema de
Manuel Bandeira.
TERESA
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma
perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais
velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que
o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover
sobre a face das águas.
2 ATIVIDADES DE LEITURA-DESCOBERTA
Comparação das atividades de predição com o
que diz mesmo o texto.
Questões de exploração do texto.
1) Por que o poema recebe o título de
Teresa?
2) O que seriam “pernas estúpidas”? E
“cara de perna”?
3)
Tendo em vista as respostas dadas à questão anterior, você acha que o eu lírico
gostou de Teresa na primeira vez que a viu? Por quê?
4) Na segunda vez que o eu lírico viu Teresa:
- o que ele achou dos olhos dela?
- por que achou isso?
- ele gostou dela? Por quê?
5) Na terceira vez que o eu lírico viu Teresa,
o que ele sentiu por
ela?
Por quê?
ATIVIDADES
EM TRIOS
6) Você acredita em amor à primeira ou à
terceira vista? Por quê? Discuta com seus colegas ao lado e apresente a
conclusão a que chegaram aos demais colegas.
7) Você conhece alguma música que fale em
amor à primeira vista? Ou da relação entre “olhar” e “amar” ou “apaixonar-se”?
Apresente aos colegas e dê sua opinião sobre o conteúdo dessa música.
8)Para o eu lírico do poema, os olhos de
Teresa foram fundamentais no processo de encantamento – e ele não fala na cor
nem no formato deles. O que os olhos de alguém, na opinião da dupla, podem ter
de apaixonantes?
PENSE
NISSO
1.Você sabe o que é poema?
2.E o que é poesia?
3.Como é a estrutura, a organização de um
poema?
4.O que é rima, ritmo, verso e estrofe?
5.Em que significado podemos empregar as
palavras? Figurado ou literal? Explique.
6.Por que escrevemos poemas?
7.Você tem um poema de que gosta muito? Ou
algum poeta?
AVALIAÇÃO
Avaliação
será dada a partir da participação e da criatividade dos alunos na execução das
atividades propostas.
[1] Acadêmico do curso de Letras das
Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT, bolsista do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. elemargomes40@gmail.com.
[2] Acadêmica do curso de Letras das
Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT, bolsista do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. janainarosa01@hotmail.com.
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