Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Planos de aula - Natan e Andreia II

PLANO Nº 3 (SEQUÊNCIA DIDÁTICA)
Data: 22/10/2014 à 25/11/2014 - quarta-feira.
Série: 5º série/6º ano.
Carga horária: Doze períodos
Assunto: Gênero textual poema: leitura e interpretação textual; variedades linguísticas: linguagem informal, neologismos; produção textual.

Objetivos
ü  Compreender os textos selecionados por meio da leitura silenciosa e através de exercícios;
ü  Perceber e analisar as variedades linguísticas presentes nos textos a partir da leitura e de exercícios a fim de ampliar seus conhecimentos sobre linguagem informal e formal;
ü  Analisar possíveis diferenças entre língua falada e escrita por meio de exercícios com o intuito de aprimorar o vocabulário;
ü  Construir um dicionário de neologismos criados pela turma afim de socializar as novas palavras;
ü  Montar um sarau literário para que as produções textuais sejam apresentadas.

Metodologia
ü  Aula expositiva e dialogada;
ü  Explanação;
ü  Leitura;
ü  Interpretação;
ü  Atividades em grupo e individuais;
ü  Produção textual;
ü  Sarau literário.

Recurso
ü  Material escolar;
ü  Folhas xerocadas;
ü  Jogos;
ü  Vídeo, música;
ü  Multimídia;
ü  Dicionário.

Descrição das atividades propostas

1.    Motivação: os alunos assistiram ao vídeo com a música Zaluzejo do Teatro Mágico. Tentarão transformar algumas palavras da forma neológica para a forma padrão. Será feita uma explanação sobre neologismos e participarão de um jogo envolvendo a criação de novas palavras a partir de palavras já existentes. Os alunos criarão um pequeno poema contendo pelo menos um neologismo criado em aula.
2.    Será mostrado o “Poeminha do contra”, de Mário Quintana, “Neologismos”, de Manuel Bandeira entre outros para que façam a leitura e descubram os Neologismos neles contidos.  Participarão de um jogo envolvendo prefixos, radicais e sufixos a fim de criarem novas palavras.
3.    Iniciar a montagem de um dicionário que conterão os neologismos criados pela turma, as gírias trabalhadas nas aulas anteriores e regionalismos.
4.    Produção e reescrita de poemas usando as palavras do dicionário de variedades linguísticas.

5.    Sarau literário com a apresentação dos poemas criados entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário