PLANO DE AULA Nº 1
Professores/
bolsistas: Dieila dos Santos e Lilian Kézia Amaral
Data: 08/09/2014 Carga horária: 2 horas/aula
Turma: 182 Professora/ supervisora: Viviana Kunst
Assunto: Produção
textual argumentativa com o tema “Preconceito”
Objetivos:
ü
Introduzir o tema “Preconceito” a fim de que os
alunos percebam as atitudes preconceituosas das pessoas;
ü
assistir o vídeo “Estereótipos, preconceito e discriminação”, Youtube, para que os
alunos se sintam motivados ao escreverem sobre o assunto ;
ü
discutir o vídeo assistido para que os alunos
exponham suas ideias e opiniões e aprendam a escutar e respeitar a opinião do
próximo, oralmente.
ü
apresentar uma proposta textual argumentativa em
que os alunos poderão dissertar sobre algum tipo de preconceito, tanto racial,
social, linguístico, sexual, religioso, contra as mulheres, entre outros.
ü
produzir um texto argumentativo com o tema
“Preconceito”.
Metodologia:
- Apresentação do
vídeo;
-
discussão do vídeo “Estereótipos,
preconceito e discriminação”, disponível em youtube.com;
- produção textual argumentativa.
Recursos:
- Sala de vídeo
ou PDE;
- lápis, borracha e caneta;
- folha de redação.
Avaliação:
A
avaliação se dará através da participação, colaboração e envolvimento da turma na
discussão e produção textual. Cada aluno será avaliado individualmente, através
da produção textual argumentativa.
Atividades propostas:
Atividade
nº1:
Para a atividade de motivação os alunos
assistirão o vídeo “Estereótipos,
preconceito e discriminação”, com o intuito de aproximá-los ao tema;
Atividades
nº 2:
Discussão oral com a turma sobre o vídeo e também sobre os últimos
episódios dos mais diversos tipos de preconceitos;
Atividade
3:
Os alunos produzirão um texto
argumentativo com o tema “Preconceito”, e a partir deste tema poderão delimitar
o seu texto em um dos preconceitos comentados;
Fechamento:
Para finalizar, serão recolhidos os textos escritos pelos alunos e será
avisado que na próxima aula será trabalhado a partir das produções deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário