Poetas
do passado, do presente e do futuro: uma experiência pibidiana
Elemar Lúcio Ferreira
Gomes[1]
Janaína Cristine da
Rosa[2]
Luciane Maria Wagner
Raupp[3]
Partindo das ideias de
Candido (2004), em seu artigo intitulado O
direito à literatura, sabemos que é dever da escola proporcionar o acesso
dos alunos à literatura, uma vez que seu partilhar também significa comungar na
humanidade. Nesse sentido de promoção de valores, de empatia, de reflexão, a
arte literária, em sala de aula, promove não apenas o ensino de língua materna
e das especificidades do objeto literário, mas também põe em prática a ideia de
que para viver é preciso sonhar, a literatura é o sonho que mantém as
civilizações vivas. O ser humano necessita de um motivo para viver, algo que o
motive a continuar existindo. Nesse sentido, criamos o projeto Poetas do passado, do presente e do futuro,
que está sendo desenvolvido com alunos de nonos anos de uma das escolas
municipais de Taquara atendidas pelo Pibid de Letras da Faccat. As ações desse
projeto se pautam pela ideia de que os alunos têm o direito de conhecer os
poetas do passado, devido ao seu legado imorredouro às novas gerações, os do
presente e os do futuro – que são eles mesmos, os alunos, no sentido de que o
trabalho de interpretação e de produção de poemas também promove o autoconhecimento. Para
ensinar poesia em sala de aula, não basta apenas trabalhar com as questões
formais – embora elas também sejam de suma importância. É preciso levar o aluno
a relacionar o conteúdo do poema com o seu cotidiano, refletir sobre as experiências
humanas para que o texto poético ressoe em seu interior. Com esse objetivo, estão sendo apresentados textos
poéticos de diversos autores, com diferentes formatos.. Também se apresentam
aos alunos dados biográficos a fim de desfazer a ideia do “poeta em sua torre
de marfim” , acrescentados de seus principais poemas e com esse material
criado um mural de poetas. Além disso, está prevista a visita de uma escritora,
que falará sobre sua experiência criando poemas. A cada poema lido e
interpretado, os alunos vão criando seus próprios poemas e canções, relacionando
música e poesia. Objetiva-se, ao final do projeto, que os alunos vejam o fazer
poético de forma desmistificada e que se apropriem da leitura desse gênero e da
sua escrita em seu cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Poemas em sala de aula. Pibid. Motivação. Criação poética.
EXPLORAÇÃO DO POEMA TERESA, DE MANUEL BANDEIRA
a) Atividade de motivação
- Os professores-bolsistas expõem fotos de rostos de mulheres de diferentes etnias, origens, idades.
- Solicitam que cada aluno escolha uma foto, dê um nome a essa mulher e justifique a sua escolha.
- Caso não surja entre os nomes o de Teresa, devem questionar se alguma delas poderia assim se chamar.
b) Atividades
de pré-leitura
(São as atividades de ativação do conhecimento prévio e de
predição sobre o conteúdo do texto a ser elaborado)
Exemplo sobre o poema “Teresa”:
- Você conhece alguém chamada Teresa?
- Como essa pessoa é?
- Registre, na folha em branco recebida, o que você acha que
pode conter em um poema sobre uma mulher chamada Teresa.
c) Atividades de leitura-descoberta
c) Atividades de leitura-descoberta
- Comparação das atividades de predição com o que diz mesmo o
texto.
- Questões de exploração do texto.
1) Por que o poema recebe o título de Teresa?
2) O que
seriam “pernas estúpidas” E “cara de perna”?
3) Tendo em vista as respostas dadas à questão
anterior, você acha que o eu-lírico gostou de Teresa na primeira vez que a viu?
Por quê?
4) Na segunda vez que o eu lírico viu Teresa:
- o que ele achou dos olhos dela?
- por que achou isso?
- ele gostou dela? Por quê?
5) Na terceira vez que o eu lírico viu Teresa, o que
ele sentiu por ela? Por quê?
Atividades em trios
6) Você acredita em amor à primeira ou à terceira
vista? Por quê? Discuta com seus colegas ao lado e apresente a conclusão a que
chegaram aos demais colegas.
7) Você conhece alguma música que fale em amor à
primeira vista? Ou da relação entre “olhar” e “amar” ou “apaixonar-se”?
Apresente aos colegas e dê sua opinião sobre o conteúdo dessa música.
8) Para o eu-lírico do poema, os olhos de Teresa foram
fundamentais no processo de encantamento – e ele não fala na cor nem no formato
deles. O que os olhos de alguém, na opinião da dupla, podem ter de apaixonante?
d)
Atividades
de pós-leitura:
9) O poema não tem rima, mas tem ritmo. Se ele fosse
musicado, como ficaria? Coloque um ritmo nas palavras de Manuel Bandeira. Se
for necessário, faça adaptações. Apresente aos colegas.
10) Escreva um poema ou um miniconto falando sobre um
encontro como o de Teresa e do eu-lírico do poema.
Pense
nisso:
1.
Você sabe o que é poema?
2.
E o que é poesia?
3.
Como é a estrutura, a organização de um
poema?
4.
O que é rima, ritmo, verso e estrofe?
5. Em
que significado podemos empregar as palavras? Figurado ou literal? Explique.
6. Por que escrevemos poemas?
7.
Você tem um poema de que gosta muito? Ou
algum poeta?
.
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