Nos dias 14 e 16 de agosto, os pibidianos de Letras participaram das oficinas referentes ao segundo fascículo de 2014 do Projeto Ler, cujo tema foi "o incrível mundo líquido". Seguem abaixo algumas impressões acerca dessa participação:
Participação do Pibid no Projeto Ler...2014Ser professor é um constante e incessante estudar, mas nem sempre se temtempo hábil ou dinheiro para participar de cursos de formação. O Projeto Ler... tem sidoaquela “mão na roda” para professores que estão em busca daquele algo a mais parasua aula. Além de disponibilizar material impresso (um fascículo com grande variedadede textos de qualidade), dispõe de oficinas e abordagens que dão boas ideias de comotrabalhar com esses textos.Ajudar na realização desse projeto nos fez olhar para ele com renovados olhos,afinal agora estávamos vendo a coisa toda pelo ângulo da organização. Ajudamos nadistribuição dos fascículos, na inscrição feita na hora, na confirmação da presença eapoio nas oficinas. Nós víamos desde professores que são antigos no evento até umpessoal iniciante que observava tudo de maneira curiosa. Trocávamos poucas palavrascom alguns conhecidos, dava informações, participávamos da correria típica debastidores.Além da experiência prática que nos trouxe essa participação, ir para o ambientede trabalho, conversar com outros colegas professores que foram participar das oficinase palestras, ouvir que foi bom, que aguardam o próximo fascículo e que tudo aquiloacrescentou à sua carreira dá um gás extra ao fazer docente.Dieila dos SantosLílian Kézia AmaralNatan da Silva DonatoO Projeto Ler tem por si só uma grande aceitação em todas as escolas e educandárioda região. Já é referência de aulas boas. Entendemos que o acréscimo de outrosconhecimentos, que excedem o estudo da Língua, só vem a acrescentar muito conhecimento ediversificar a abordagem dos temas.Que genial ideia foi tornar o Projeto Ler acessível, ainda mais, agora, multidisciplinar.Todos ganhamos: alunos, professores, comunidade.Enfim, poder explorar um rico recurso como esse, quando apresenta uma pluralidadecomo tal, enobrece, enriquece e faz aquilo que talvez não tínhamos tempo para fazê-lo.Elemar Gomes e Janaína RosaO Projeto Ler serve como fonte de construção e conhecimento nas escolas. Com o Projeto,professores e alunos das escolas podem ter a chance de aumentar seus conhecimentosatravés da interdisciplinaridade obtendo assim melhores resultados. Utilizando os fascículosdistribuídos nas escolas e a abordagem sugerida pelos autores, os professores conseguemfazer atividades diferenciadas para seus alunos e trabalhar temas importantes.Aline Machado NunesDenise HackLucivera Naloski
O projeto ler é de extrema importância na vida profissional do professor, pois ,por meiodele, consegue-se buscar meios criativos e dinâmicos de trabalhar os mais variados gênerostextuais. Ele proporciona aos professores novos olhares em relação ao modo como trabalhar o texto em sala de aula. Os alunos adoram o fascículo, aguardam com grande expectativa cada edição. Acho que essa adoração que os alunos possuem pelo fascículo é despertada principalmente por ele abordar assuntos diversificados e atuais. A nova metodologia do projeto, voltada a outras áreas como a matemática, a ciência, a pesquisa, vem ao encontro dos propósitos da educação, favorecendo a interdisciplinaridade. Com isso, os professores não trabalham mais isoladamente, o conteúdo conversa entre si, possibilitando um trabalho muito mais dinâmico e produtivo.
Carmem Adriana Fillmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário