Professores-bolsistas: Ana Lúcia Freitas Carvalho, Angela Berton, Leandro Lui;
Conteúdo
Análise do conto “Rua do arvoredo, 27 de Celso Sisto”
Objetivos
Analisar o conto “Rua do arvoredo, 27” de Celso Sisto, a fim de desenvolver as habilidades de interpretação, de reconhecer a estrutura de um conto e de motivar para a escrita com criatividade.
Tempo
2 horas/aula.
Material Necessário
Cópias do conto para os alunos e professores/bolsistas
Arquivo em mp4 com o documentário sobre o caso da Rua do arvoredo
Sala de vídeo
Metodologia (agir docente)
1ª etapa
Atividade de motivação: Um dos professores/bolsistas distribuirá para os alunos fatias de linguiça para que degustem. A partir disso, perguntarão que relação pode haver entre saborear esse alimento e o conteúdo de um texto intitulado Rua do Arvoredo, 27.
2ª etapa
Distribuir para os alunos o primeiro fragmento do conto.
Um a um, os alunos lerão as partes do conto em voz alta.
Após a leitura oral de cada fragmento, os professores/bolsistas levantarão hipóteses com os alunos, propondo que eles deem sugestões sobre como se dará o prosseguimento do conto. Esse procedimento se repetirá sete vezes, cada vez com um dos fragmentos do conto.
3ª etapa
Para finalizar, após entregarem o penúltimo fragmento do conto, os professores/bolsistas solicitarão dos alunos uma pequena produção textual, criando o seu final para o conto.
4ª etapa
Cada dupla de alunos lerá, em voz alta, a sua versão final do conto.
5ª etapa
Os professores/bolsistas distribuirão para os alunos o último fragmento do conto. Logo após, será feito um comparativo entre o final do conto de Celso Sisto e as várias versões criadas pelos alunos.
Fechamento
Os alunos serão conduzidos até a sala de vídeo, onde assistirão a um documentário que conta história da Rua do Arvoredo. Logo após, debaterão sobre as semelhanças e diferenças entre o conto lido e o vídeo assistido. Esse debate será registrado sob forma de cartazes em grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário