DATA: 08/09/2014
NÚMERO DE HORAS-AULA: 6 horas-aula
ACADÊMICA: Cristiane Andréia Cornely, Josiani da Silva Pospichil, Lisandra Kohlrausch.
TURMA: 205
DISCILINA: Língua
Portuguesa
Conteúdo
Gênero Literário
Crônica
Produção textual
Objetivos
Identificar quais
são os principais elementos da crônica, por meio de leitura e interpretação de
texto, a fim de produzir uma crônica.
Material Necessário
Cesta de lixo.
Embalagens
vazias de pertences das professoras.
Crônica O lixo, de Luis Fernando Verissimo.
Questionário de
interpretação da crônica.
Pacote de balas.
Folha de
redação.
Metodologia
1ª etapa
Apresentação aos
alunos de uma cesta de lixo com embalagens vazias de produtos usados pelas
professoras para que os alunos adivinhem a qual das três pertencem cada objeto.
2ª etapa
Leitura silenciosa
da crônica O lixo, de Luis Fernando
Verissimo.
3ª etapa
Entrega aos
alunos do questionário de interpretação de texto que está abaixo.
Tendo em vista o texto O lixo, responda às questões abaixo:
1) Na sua opinião, por que os personagens
não possuem nome?
2) Que informação o lixo do senhor do 612
dá a respeito de sua família? Comprove sua resposta.
3) Que palavra ou expressão do texto indica
que qualquer um pode ter acesso ao nosso lixo?
4) A partir das informações que aparecem na
crônica, caracterize os personagens pelo que é encontrado no seu lixo?
5) Complete a seguinte afirmação:
O senhor do 612 deduziu que a senhora do
610 terminara um relacionamento amoroso recentemente porque encontrou _________________________ no seu
lixo.
6) Os dois personagens são solitários.
Encontre um trecho de cada um dos personagens que comprove isso?
7) Ao observar o lixo do senhor do 612,
pode-se concluir que sua alimentação é saudável? Por quê?
8) O
narrador aparece sutilmente nesta crônica. Transcreva o excerto em que é possível
determinar a marca do narrador?
9) Coloque-se no lugar dos personagens. Que
traços de sua personalidade seriam descobertos se alguém analisasse seu lixo?
10) Na
crônica de Luis Fernando Verissimo, os personagens sabem sobre a vida um do
outro por meio daquilo que encontram no lixo. Que outros meios poderiam ser
utilizados para obter-se informações a respeito da vida das outras pessoas?
4° etapa
No momento da
correção, dividir a turma em dois grupos, ala esquerda e ala direita. Explicar
que cada grupo terá 15 segundos para escolher um integrante que responderá à
pergunta, cada pergunta será respondida por uma pessoa diferente. Ganha o
pacote de balas o grupo que acertar o maior número de perguntas.
5° etapa
Apresentação de
um Power Point com a estrutura da Crônica.
6° etapa
Solicitação de
produção textual com a seguinte proposta: Comente a respeito da exposição das
pessoas no Facebook, no Twitter ou no What’s App.
Fechamento
Realização de um sarau
para que cada um leia a sua crônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário