Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Plano de aula introduzindo o gênero textual crônica

DATA: 08/09/2014
NÚMERO DE HORAS-AULA: 6 horas-aula
ACADÊMICA: Cristiane Andréia Cornely, Josiani da Silva Pospichil, Lisandra Kohlrausch.
TURMA: 205
DISCILINA: Língua Portuguesa

Conteúdo
Gênero Literário Crônica
Produção textual

Objetivos
Identificar quais são os principais elementos da crônica, por meio de leitura e interpretação de texto, a fim de produzir uma crônica.

Material Necessário
Cesta de lixo.
Embalagens vazias de pertences das professoras.
Crônica O lixo, de Luis Fernando Verissimo.
Questionário de interpretação da crônica.
Pacote de balas.
Folha de redação.

Metodologia
1ª etapa
Apresentação aos alunos de uma cesta de lixo com embalagens vazias de produtos usados pelas professoras para que os alunos adivinhem a qual das três pertencem cada objeto.

2ª etapa
Leitura silenciosa da crônica O lixo, de Luis Fernando Verissimo.

3ª etapa
Entrega aos alunos do questionário de interpretação de texto que está abaixo.
Tendo em vista o texto O lixo, responda às questões abaixo:
1) Na sua opinião, por que os personagens não possuem nome?

2) Que informação o lixo do senhor do 612 dá a respeito de sua família? Comprove sua resposta.

3) Que palavra ou expressão do texto indica que qualquer um pode ter acesso ao nosso lixo?

4) A partir das informações que aparecem na crônica, caracterize os personagens pelo que é encontrado no seu lixo?

5) Complete a seguinte afirmação:
O senhor do 612 deduziu que a senhora do 610 terminara um relacionamento amoroso recentemente porque encontrou _________________________ no seu lixo.

6) Os dois personagens são solitários. Encontre um trecho de cada um dos personagens que comprove isso?

7) Ao observar o lixo do senhor do 612, pode-se concluir que sua alimentação é saudável? Por quê?

8) O narrador aparece sutilmente nesta crônica. Transcreva o excerto em que é possível determinar a marca do narrador?

9) Coloque-se no lugar dos personagens. Que traços de sua personalidade seriam descobertos se alguém analisasse seu lixo?

10) Na crônica de Luis Fernando Verissimo, os personagens sabem sobre a vida um do outro por meio daquilo que encontram no lixo. Que outros meios poderiam ser utilizados para obter-se informações a respeito da vida das outras pessoas?

4° etapa
No momento da correção, dividir a turma em dois grupos, ala esquerda e ala direita. Explicar que cada grupo terá 15 segundos para escolher um integrante que responderá à pergunta, cada pergunta será respondida por uma pessoa diferente. Ganha o pacote de balas o grupo que acertar o maior número de perguntas.

5° etapa
Apresentação de um Power Point com a estrutura da Crônica.

6° etapa
Solicitação de produção textual com a seguinte proposta: Comente a respeito da exposição das pessoas no Facebook, no Twitter ou no What’s App.

Fechamento
Realização de um sarau para que cada um leia a sua crônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário