Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resumo expandido para XII Mostra Científica - Faccat

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

*Dieila dos Santos 
*Leandro Lui  
*Lílian Kézia Vargas Amaral 
*Luciane Maria Wagner Raupp 


Apresenta-se uma maneira de trabalhar as histórias em quadrinhos tendo como motivador os contos de mistério e terror. O objetivo deste trabalho foi proporcionar aos alunos uma maneira diferente e interativa de produção textual, utilizando uma das novas tecnologias. Nessa experiência, contou-se com 25 alunos do 9° ano de uma escola pública estadual, no município de Taquara-RS, tendo quatro professores-bolsistas do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, uma supervisora na escola e a coordenadora do sub-projeto de Letras. Instigar o aluno à escrita é um processo longo, contínuo e quando se pede aos alunos que escrevam um texto literário habitualmente escrevem textos cheios de estereótipos por não terem uma experiência melhor com a escrita. Para que mostrassem maior interesse, o gênero escolhido para se trabalhar (contos de mistério e terror) partiu do interesse da turma, sendo assim foram lhes apresentados vários contos desse gênero. Entre eles, “Contando Histórias de Inverno”, de Charles Dickens, que foi o conto escolhido para se fazer uma releitura em forma de história em quadrinhos por meio de uma ferramenta encontrada na internet de forma gratuita (o site pixton.com). Foi percebido que a turma estava motivada de forma que houve uma compreensão mais profunda do conto em questão. De uma maneira mais interativa e divertida, eles aprenderam como de usar a internet de um jeito diferente do habitual, de se compreender os contos de mistério e terror e de produzir seus textos futuramente, tendo mais uma ferramenta em mão para poder fazê-lo.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Leitura. PIBID.

Referências
BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula/ Alexandre Barbosa, Paulo Ramos, Túlio Vilela; Angela Rama, Waldomiro Vergueiro, (orgs). 3. Ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009. – ( Coleção Como usar na sala de aula)

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. Ed.; 1. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino, uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgts.). O livro didático de português. Rio de Janeiro, 2002.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos/ Paulo Ramos. – São Paulo: Contexto,2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário