1.
Dados de
identificação
Professoras: Daiane Ramos, Ellen M C P
Raimundo e Kelly C Alves
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio
Felipe Marx
Profª titular: Patricia Schwarz
Ano: 7º Turma:
71 Turno: Tarde
2.
Objetivo
Geral: Desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção textual
por meio de texto do gênero poema com a temática de relações familiares a fim
de aumentar a criatividade e despertar o interesse por esse assunto, podendo
assim, melhorar a maneira de relacionar-se socialmente.
3.
Objetivos
específicos:
- Interpretar poema por meio de leitura e
questões a fim de aprofundar o conhecimento do gênero;
- Melhorar a escrita por meio de produção
textual a fim de desenvolver a criatividade e a imaginação.
4.
Conteúdos/assuntos:
Leitura, interpretação e produção de texto/ Gênero poema
5.
Justificativa
Faz-se importante trabalhar a leitura e interpretação
de texto com os alunos, pois em um primeiro contato obtido com eles, e a partir
de sua primeira produção textual, observou-se que suas dificuldades na escrita
e na expressão de pensamentos são muito grandes. Portanto, a utilização de texto
do gênero poema, além de abordar um tema de interesse dos alunos, nos permitirá
retomar conteúdos gramaticais em que eles demonstram maior dificuldade, produzindo
assim, uma melhoria na compreensão da língua portuguesa por parte deles.
6.
Metodologias
- Atividades de motivação com o uso de música
e dinâmicas
- Leitura e interpretação de poema
- Retomada de conteúdos gramaticais no texto
- Produção textual
7. Fundamentação Teórica
7.1 Gêneros textuais
Os gêneros textuais
são de extrema importância em nossa comunicação. Pode-se dizer que é impossível
comunicar-se verbalmente sem o uso de um gênero textual. Portanto, trabalhar os
gêneros textuais em sala de aula é extrema necessidade.
Os gêneros textuais
surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se
desenvolvem. Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas,
cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e
estruturais. São de difícil definição formal, devendo ser contemplados em seus
usos e condicionamentos sócio-pragmáticos caracterizados como
prática-discursiva.
É importante também ressaltar
a diferença entre tipo textual e gênero textual, pois, muitas vezes, ambos são
confundidos quanto ao que representam.
Usa-se a expressão
tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela
natureza linguística de sua composição. Os tipos textuais são: narrativo,
argumentativo, descritivo, expositivo e instrucional.
Já a expressão gênero
textual é utilizada como uma noção vaga para referir os textos materializados
que se encontram nas inúmeras situações comunicativas que vivenciamos no dia a
dia. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: crônica, carta, poema,
romance, receita, artigo de opinião.
7.2 O gênero poema
O poema é um gênero
com características peculiares, que tem como finalidade discursiva despertar
sentimentos e provocar emoções. Eles podem ser escritos em forma fixa ou em
versos livres, nos quais mais vale o conteúdo do que a métrica. A principal
diferença do poema para os demais gêneros é que ele não é construído em forma
de prosa, mas em forma de verso.
O poema
é, portanto, um gênero textual que apresenta delimitações, tal qual os demais
gêneros do universo literário, como o conto e a crônica. Mas para a poesia (que
pode estar contida ou não no poema, pois nem todo poema é dotado de lirismo e
beleza) não existem limites, por isso, faz-se importante salientar as diferenças
entre o poema e a poesia.
8. Avaliação
A avaliação será
feita por meio de atividades de interpretação textual e produção de texto.
8. Cronograma
DATA
|
CONTEÚDO
|
ATIVIDADES
PROPOSTAS
|
22/05
|
Dinâmica de apresentação
Música 11 vidas – Lucas Lucco
Poema Antiguidades – Cora Coralina
|
Ouvir a música 11 vidas – Lucas Lucco
Fazer a leitura coletiva do poema
Questões de interpretação e gramática
(substantivos)
|
05/06
|
Exposição de imagens de filmes com a temática
Amizade
Texto Casa do amigo – Roseana Murray
|
Fazer a leitura e interpretação do poema
Produzir um poema com o tema Amizade
|
19/06
|
Correção do poema em powerpoint
Trecho do filme Up,
altas aventuras
|
Questões sobre o filme e outras questões pessoais
sobre o tema Amizade
|
03/07
|
Correção das questões sobre o filme Up, altas aventuras
|
Produção do livro de poemas
|
9. Referências
BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva;
MACHADO Anna Rachel. Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro, Ed.Lucerna,
2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário