Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Plano global - 7º ano do Ensino Fundamental - E.E.E.M.Felipe Marx.



1.      Dados de identificação
Professoras: Daiane Ramos, Ellen M C P Raimundo e Kelly C Alves
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx
Profª titular: Patricia Schwarz
Ano: 7º                                       Turma: 71                                  Turno: Tarde

2.      Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio de texto do gênero poema com a temática de relações familiares a fim de aumentar a criatividade e despertar o interesse por esse assunto, podendo assim, melhorar a maneira de relacionar-se socialmente.

3.      Objetivos específicos:
- Interpretar poema por meio de leitura e questões a fim de aprofundar o conhecimento do gênero;
- Melhorar a escrita por meio de produção textual a fim de desenvolver a criatividade e a imaginação.

4.      Conteúdos/assuntos: Leitura, interpretação e produção de texto/ Gênero poema

5.      Justificativa
Faz-se importante trabalhar a leitura e interpretação de texto com os alunos, pois em um primeiro contato obtido com eles, e a partir de sua primeira produção textual, observou-se que suas dificuldades na escrita e na expressão de pensamentos são muito grandes. Portanto, a utilização de texto do gênero poema, além de abordar um tema de interesse dos alunos, nos permitirá retomar conteúdos gramaticais em que eles demonstram maior dificuldade, produzindo assim, uma melhoria na compreensão da língua portuguesa por parte deles.

6.      Metodologias
- Atividades de motivação com o uso de música e dinâmicas
- Leitura e interpretação de poema
- Retomada de conteúdos gramaticais no texto
- Produção textual

7.      Fundamentação Teórica

7.1 Gêneros textuais

Os gêneros textuais são de extrema importância em nossa comunicação. Pode-se dizer que é impossível comunicar-se verbalmente sem o uso de um gênero textual. Portanto, trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é extrema necessidade.
Os gêneros textuais surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais. São de difícil definição formal, devendo ser contemplados em seus usos e condicionamentos sócio-pragmáticos caracterizados como prática-discursiva.
É importante também ressaltar a diferença entre tipo textual e gênero textual, pois, muitas vezes, ambos são confundidos quanto ao que representam.
Usa-se a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição. Os tipos textuais são: narrativo, argumentativo, descritivo, expositivo e instrucional.
Já a expressão gênero textual é utilizada como uma noção vaga para referir os textos materializados que se encontram nas inúmeras situações comunicativas que vivenciamos no dia a dia. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: crônica, carta, poema, romance, receita, artigo de opinião.

7.2 O gênero poema

O poema é um gênero com características peculiares, que tem como finalidade discursiva despertar sentimentos e provocar emoções. Eles podem ser escritos em forma fixa ou em versos livres, nos quais mais vale o conteúdo do que a métrica. A principal diferença do poema para os demais gêneros é que ele não é construído em forma de prosa, mas em forma de verso.
O poema é, portanto, um gênero textual que apresenta delimitações, tal qual os demais gêneros do universo literário, como o conto e a crônica. Mas para a poesia (que pode estar contida ou não no poema, pois nem todo poema é dotado de lirismo e beleza) não existem limites, por isso, faz-se importante salientar as diferenças entre o poema e a poesia.

8. Avaliação
A avaliação será feita por meio de atividades de interpretação textual e produção de texto.

8.      Cronograma
DATA
CONTEÚDO
ATIVIDADES PROPOSTAS
22/05
Dinâmica de apresentação
Música 11 vidas – Lucas Lucco
Poema Antiguidades – Cora Coralina
Ouvir a música 11 vidas – Lucas Lucco
Fazer a leitura coletiva do poema
Questões de interpretação e gramática (substantivos)
05/06
Exposição de imagens de filmes com a temática Amizade
Texto Casa do amigo – Roseana Murray
Fazer a leitura e interpretação do poema
Produzir um poema com o tema Amizade
19/06
Correção do poema em powerpoint
Trecho do filme Up, altas aventuras

Questões sobre o filme e outras questões pessoais sobre o tema Amizade
03/07
Correção das questões sobre o filme Up, altas aventuras
Produção do livro de poemas

9.      Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO Anna Rachel. Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro, Ed.Lucerna, 2002.



https://falasaoacaso.blogspot.com.br/2015/12/cora-coralina-antiguidades.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário