Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 23 de maio de 2017

Planejamento com alunos do 6ºano - Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos Bolsistas Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano de aula 6

Data: 22/05/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.

Assunto: Continuação dos substantivos

Objetivos:
·         Instigar o aluno a responder perguntas do conteúdo sobre substantivos, visto na aula anterior;
·         Trabalhar a criação de frases usando substantivos derivados, tendo como base o vídeo assistido;
·         Observar a capacidade que o aluno tem em desenvolver uma história, baseada no vídeo assistido.
Metodologia: Os professores iniciam a aula com uma dinâmica com balões, os alunos deverão ir na frente da sala e estourar um balão. Cada balão terá uma pergunta sobre substantivos, e uma bala como recompensa. Após os alunos assistirão um vídeo musical e deverão criar frases com substantivos, baseando-se na história. Encerraremos com a proposta de criação de um texto, no qual os alunos deverão escrever um texto contando a história do vídeo assistido, devendo conter principalmente substantivos abstratos e concretos.
Recursos: folhas A4, palavras impressas, giz, lápis, caneta, balões, balas, barbante, data show, pendrive.

Atividades propostas:
Atividade 01: Os alunos deverão estourar um balão e responder a pergunta que estará dentro dele.
Atividade 02: Os alunos deverão criar frases com substantivos derivados, abordando espaço, tempo e personagens, baseando-se no vídeo passado.
Atividade 03: Os alunos deverão criar um texto com base no vídeo assistido, devendo conter principalmente substantivos abstratos e concretos.




 


 
1)  Relacione as colunas de acordo com a classificação dos substantivos.
( 1 ) substantivo próprio                     (    ) alegria, trabalho, cansaço.
( 2 ) substantivo comum                    (    ) Ana, Maria, Taquara.
( 3 ) substantivo composto                (    ) beija-flor, passatempo, arco íris.
( 4 ) substantivo concreto                  (    ) homem, livro, cachorro.
( 5 ) substantivo primitivo                   (    ) livraria, pedreiro, chuvarada.
( 6 ) substantivo abstrato                   (    ) mãe, filha, casa.
( 7 ) substantivo coletivo                    (    ) constelação, cardume, pomar.
2) Crie frases baseando-se no vídeo assistido “Comportamento na Adolescência”.
Os substantivos devem ser circulados na frase. Elaborar 8 frases.   
                                  3) Escreva como é seu comportamento como adolescente. 
4)  Você identificou alguma semelhança com você no vídeo 1?
5)           Escreva um texto sobre o vídeo 2 “De janeiro a Janeiro”, e crie um título usando um substantivo abstrato. Não esquece que o texto e o título devem ter ligação com a história do vídeo musical.
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário