Acadêmicos Bolsistas Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano de aula 6
Data: 22/05/2017
Carga
horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.Assunto: Continuação dos substantivos
Objetivos:
·
Instigar o aluno a responder perguntas do
conteúdo sobre substantivos, visto na aula anterior;· Trabalhar a criação de frases usando substantivos derivados, tendo como base o vídeo assistido;
· Observar a capacidade que o aluno tem em desenvolver uma história, baseada no vídeo assistido.
Metodologia: Os professores iniciam a aula com uma dinâmica com balões, os alunos deverão ir na frente da sala e estourar um balão. Cada balão terá uma pergunta sobre substantivos, e uma bala como recompensa. Após os alunos assistirão um vídeo musical e deverão criar frases com substantivos, baseando-se na história. Encerraremos com a proposta de criação de um texto, no qual os alunos deverão escrever um texto contando a história do vídeo assistido, devendo conter principalmente substantivos abstratos e concretos.
Recursos: folhas A4, palavras impressas, giz, lápis, caneta, balões, balas, barbante, data show, pendrive.
Atividade 01: Os alunos deverão estourar um balão e responder a pergunta que estará dentro dele.
Atividade 02: Os alunos deverão criar frases com substantivos derivados, abordando espaço, tempo e personagens, baseando-se no vídeo passado.
Atividade 03: Os alunos deverão criar um texto com base no vídeo assistido, devendo conter principalmente substantivos abstratos e concretos.
1) Relacione as colunas de acordo com a
classificação dos substantivos.
( 1 ) substantivo próprio ( )
alegria, trabalho, cansaço.
( 2 ) substantivo comum ( ) Ana, Maria, Taquara.
( 3 ) substantivo composto (
) beija-flor, passatempo, arco íris.
( 4 ) substantivo concreto (
) homem, livro, cachorro.
( 5 ) substantivo primitivo ( ) livraria, pedreiro, chuvarada.
( 6 ) substantivo abstrato (
) mãe, filha, casa.
( 7 ) substantivo coletivo ( ) constelação, cardume, pomar.
2) Crie frases baseando-se no vídeo assistido “Comportamento na Adolescência”.
Os substantivos devem ser circulados na frase. Elaborar 8 frases.
3) Escreva como é seu comportamento como adolescente.
4) Você identificou alguma semelhança com você
no vídeo 1?
5)
Escreva um texto sobre o vídeo 2 “De janeiro a Janeiro”, e crie um
título usando um substantivo abstrato. Não esquece que o texto e o título devem
ter ligação com a história do vídeo musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário