Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 11 de agosto de 2015



Atividade com alunos do 1°ano do ensino médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer -Turma 211

Acadêmicos bolsistas: Denise Hack, Elisiane Correa, Vanderlei Linden
Assunto: O preconceito racial na sociedade.
Objetivos:
  • Conhecer a cultura do negro e sua influência musical.
  • Discutir sobre a questão de como o negro é visto no Brasil.
  • Conscientizar o aluno da importância da igualdade, minimizando o preconceito.

Metodologia: Após assistir ao vídeo que aborda um documentário sobre a música do povo africano, faremos uma atividade de comparações de culturas e suas semelhanças.

Recursos: 
  • Datashow
  • O vídeo “A música africana”
  • 01cópia da atividade proposta com a interpretação do texto

Atividade 01: Será passado um vídeo que traz a música africana como destaque.
Atividade 2: Os alunos receberão uma cópia com a atividade, e toda discutirá sobre o tema abordado.

  “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela.
Leia o texto abaixo:
Escrito por uma criança angolana ...
Quando eu nasci, era Preto.                  
Quando cresci, era Preto.
Quando pego sol, fico Preto.
Quando sinto frio, continuo Preto.
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto!
E, quando eu morrer, continuarei Preto!
E você, cara Branco ,
Quando nasce, você é Rosa ;
Quando cresce, você é Branco ;
Quando você pega sol , fica Vermelho ;
Quando sente frio , você fica Roxo ;
Quando você se assusta fica Amarelo ;
Quando está doente , fica Verde ;
Quando você morrer , você ficará Cinzento.
E você vem me chamar de Homem de Cor ??!!
1)    Reflita sobre o texto e responda com suas palavras:
 
a)    Quais sentimentos a criança do texto expressa em sua opinião?
____________________________________________________________
b)    Qual a mensagem que ela quer transmitir no texto?
______________________________________________________________
 
2)    Escreva quais elementos encontrados no vídeo caracterizam o povo africano.
a)______________________________________________________________
3) O assunto abordado no texto é atual? Por quê?
_________________________________________________________________
4)    Destaque na música e comente abaixo as palavras que remetem ao povo africano?
Festa   (Ivete Sangalo)                                                         
Festa no gueto,                                                
Pode vir, pode chegar
Misturando o mundo inteiro
Vamos ver no que é que dá
Hoje tem festa no gueto
Pode vir, pode chegar
Misturando o mundo inteiro
Vamos ver no que é que dá
Tem gente de toda cor
Tem raça de toda fé
Guitarras de rock'n roll
Batuque de candomblé
Vai lá
Pra ver
A tribo se balançar
O chão da terra tremer
Mãe preta de lá mandou chamar
Avisou, Avisou, Avisou, Avisou
Que vai rolar a festa
Vai rolar
O povo no gueto
Mandou avisar....

5) Explique a importância de estudarmos a cultura africana e de que     maneira essa cultura ainda está presente no nosso cotidiano.
_____________________________________________________________
6) Na sua opinião, por quê o negro é vítima ainda de preconceito? 
_____________________________________________________________
7)  O que você faria para tentar diminuir ou acabar com o preconceito no Brasil?
8)    Imagine que você terá que explicar a uma criança o que é preconceito racial e porque o negro sofre essa discriminação. (No mínimo 6 linhas).
_____________________________________________________________
9)    Preconceito é um assunto que vem sendo muito discutido aqui no Brasil, e ele não é só racial. Cite outros grupos de pessoas que sofrem discriminação.
__________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário