Professores: Cátia Weber e Gilmar Matias
Nome: .............................................................................
Data: 15 de agosto
de 2017- Terça-feira.
Turma: 1º ano do
Ensino Médio Carga
horária: 2 períodos
Tema: Sentimentos
OBJETIVOS
Analisar a crônica História dos sentimentos, da cronista
Lya Luft, a fim de refletir sobre a importância dos bons sentimentos para um
melhor convívio em sociedade e desenvolver através das atividades de
interpretação textual um melhor entendimento sobre o texto.
METODOLOGIA
Na aula em que realizamos a observação, a professora
titular fez uma atividade de motivação solicitando para que os alunos falassem
sobre alguns sentimentos e muitos deles, tiveram dificuldades de se expressar,
por esse motivo nosso planejamento retomará o assunto dos sentimentos com uma
nova abordagem ,com o intuito de que
os alunos participem ativamente das atividades.
MOTIVAÇÃO
E PRÉ-LEITURA
Os
professores entregaram para os alunos duas plaquinhas, uma com a palavra NÃO e
a outra com a palavra SIM, em seguida será feito algumas perguntas para os
alunos e eles responderão levantando a placa escolhida.
1)
Você considera-se uma pessoa acomodada?
( )SIM
( )NÃO
2)
Você colabora com o bem estar das pessoas
com as quais convive? ( )SIM (
)NÃO
3)
Você costuma jogar todos os lixos nas
lixeiras, inclusive os papéis de balas? (
)SIM ( )NÃO
4)
Quando você vê alguém furar uma fila, você
acha incorreta esta atitude?( )SIM
( )NÃO
5)
Você se preocupa com o meio
ambiente?( )SIM ( )NÃO
6)
Você cumpre regras?( )SIM (
)NÃO
7)
Quando você vê um cachorro abandonado na
rua, você sente compaixão?( )SIM ( )NÃO
8)
Você é contra o racismo?( )SIM (
)NÃO
9)
Você é ouvido quando quer expor suas
ideias?( )SIM ( )NÃO
10)
Você aceita ouvir as ideias do
próximo?( )SIM ( )NÃO
Resultado: Se a maioria
das respostas foi SIM, Parabéns, você é uma pessoa consciente de suas atitudes
e sabe conviver em sociedade, já se a maioria das repostas forem NÃO, melhor
você rever seus conceitos.
LEITURA-DESCOBERTA
A HISTÓRIA DOS SENTIMENTOS
LYA LUFT
Os Sentimentos
Humanos certo dia reuniram-se para brincar. Depois que o Tédio bocejou
três vezes porque a Indecisão não chegava à conclusão nenhuma
e a Desconfiança estava tomando conta, a Loucura propôs
que brincassem de esconde-esconde. A Curiosidade quis saber
todos os detalhes do jogo, e a Intriga começou a cochichar com
os outros que certamente alguém ali iria trapacear.
O Entusiasmo saltou
de contentamento e convenceu a Dúvida e a Apatia,
ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A Verdade achou
que isso de esconder não estava com nada, a Arrogância fez
cara de desdém, pois a ideia não tinha sido dela, e o Medo preferiu
não se arriscar: "Ah, gente, vamos deixar tudo como está", e como
sempre perdeu a oportunidade de ser feliz.
A primeira a se
esconder foi a Preguiça, deixando-se cair no chão atrás de uma
pedra, ali mesmo onde estava. O Otimismo escondeu-se no
arco-íris, e a Inveja se ocultou junto com a Hipocrisia,
que sorrindo fingidamente atrás de uma árvore estava odiando tudo aquilo.
A Generosidade quase
não conseguia se esconder porque era grande e ainda queria abrigar meio mundo, a Culpa ficou
paralisada, pois já estava mais do que escondida em si mesma, a Sensualidade se
estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe
oferecia, porque não era nem boba nem fingida; o Egoísmo achou
um lugar perfeito onde não cabia ninguém mais.
A Mentira disse
para a Inocência que ia se esconder no fundo do oceano, onde a
inocente acabou afogada, a Paixão meteu-se na cratera de um
vulcão ativo, e o Esquecimento já nem sabia o que estavam
fazendo ali.
Depois de contar
até 99 a Loucura começou a procurar. Achou um, achou outro,
mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com
os olhos furados pelos espinhos.
A Loucura o
tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando a beleza pelo mundo, desde então
o Amor é cego e a Loucura o acompanha.
Juntos fazem a
vida valer a pena - mas isso não é coisa para os medrosos nem os apáticos, que
perdem a felicidade no matagal dos preconceitos, onde rosnam os deuses
melancólicos da acomodação.
Elabore respostas completas às questões
que seguem:
1. Segundo
o texto, qual é o sentimento que nos faz perder muitas coisas boas que a vida
pode nos proporcionar? Por quê?
2. Quais
foram os adjetivos que a Sensualidade disse não pertencer a ela?
3. Reescreva
o último parágrafo com suas palavras:
4. Na
história de sua vida, com qual sentimento você se identifica? Justifique sua
escolha.
5. Analise
o trecho “A Loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele”, assinale a
alternativa que de acordo com o texto caracteriza a loucura:
(
) fingida
(
) generosa
(
) preguiçosa
(
) apática
6. Marque
V para verdadeiro e F para falso:
(
)Hipocrisia é sinônimo de dissimulação.
(
) Tédio é antônimo de alegria.
(
) Desconfiança é sinônimo de confiança.
(
) Apatia é a característica uma pessoa desinteressada e desanimada.
(
) Arrogância é o ato de quem se acha superior ao outro.
(
) Entusiasmo é característica de uma pessoa desanimada.
7. No
penúltimo parágrafo o pronome ele retoma qual referente do texto?
PÓS-LEITURA
Escolha um sentimento e reproduza-o através de um
desenho, símbolo ou emoji.
Nenhum comentário:
Postar um comentário