Professores: Cátia Weber e Gilmar Matias
Nome:
Data:
05 de setembro de 2017- Terça-feira.
Turma:
1º ano do Ensino Médio Carga
horária: 2 períodos
Tema:
Sentimentos
OBJETIVO:
Introduzir
o poema Seiscentos e Sessenta e Seis, de Mario Quintana a fim de que os alunos façam uma reflexão sobre a
mensagem da passagem do tempo e promover através das atividades de
interpretação textual um melhor entendimento sobre o texto.
Conteúdo: Leitura e Interpretação textual.
MOTIVAÇÃO E PRÉ-LEITURA
- A professora iniciará a aula
expondo imagens de relógios e ampulhetas no quadro
- Em seguida, conversará com os
alunos perguntando o que aquelas imagens representam a fim de que percebam a
importância de aproveitarmos ao máximo todas as horas de nossas vidas.
- A professora irá escrever no
quadro três atividades de pré-leitura para que os alunos as copiem e respondam
em seus cadernos para que em seguida sejam comentadas as repostas.
a) Você gosta de ler poemas?
b) Você já pensou em escrever poemas?
c) Vamos trabalhar um poema cujo título é Seiscentos e sessenta e seis. De acordo com o título, sobre o que
você espera que ele fale?
LEITURA-DESCOBERTA
Seiscentos e Sessenta e Seis
A vida é um dos deveres que nós trouxemos
para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas: há tempo…
Quando se vê, já é sexta-feira…
Quando se vê, passaram sessenta anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente…
Quando se vê, já são seis horas: há tempo…
Quando se vê, já é sexta-feira…
Quando se vê, passaram sessenta anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca
dourada e inútil das horas.
Elabore respostas completas às questões que seguem:
1. Observe
o verso: “Agora, é tarde demais para ser reprovado...” Qual o sentido do
advérbio tarde nesse verso?
Sentido de passagem do tempo, depois do tempo considerado
conveniente.
2. Retire
o verso do poema em que o eu lírico expressa seu desejo de recomeçar.
E se me dessem – um dia – uma outra
oportunidade.
3. Assinale
o que a ocorrência de estrutura “Quando se vê” representa no poema:
( )
Explica o sentido da vida.
( x ) Enfatiza a passagem do tempo.
4. Que ideia o poema nos transmite ao trazer uso de
reticências (...)
Ideia de continuação e interrupção
do pensamento.
5.
Explique o sentido do verso: “E iria jogando pelo
caminho a casca dourada e inútil das horas. ”
Quer dizer que independentemente da
passagem das horas devemos aproveitar o tempo de nossas vidas para fazer coisas
que nos deixam felizes.
6. O que
você costuma fazer nas horas vagas? Você acha que está aproveitando seu tempo?
Resposta pessoal
PÓS-LEITURA
-
Produza uma nova versão da música Epitáfio
enfatizando a passagem do tempo.
-
Para a adaptação da música, deverá ser realizada uma apresentação que poderá
ser feita em formas de poemas, músicas e cartazes.
Epitáfio
Titãs
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado
menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado
menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Nenhum comentário:
Postar um comentário