Data:
19/10/2016.
Carga horária: dois períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto:
Conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles
Objetivos: · Trabalhar contos de terror.
· Conduzir o aluno na importância de ter em quem confiar.
· Interpretar questões referentes ao conto.
Metodologia: Os
alunos assistirão ao vídeo do conto, e após os professores farão algumas
questões orais para os alunos mostrarem sua opinião sobre o fato. Em seguida os
alunos receberão o conto “Venha ver o pôr do sol” e responderem as questões de
interpretação.
Recursos:
- Vídeo do conto
(Motivação).
- Questões de pré-leitura
para debater, após o vídeo
-
Conto impresso com questões.
Atividades
propostas:
Atividade
01: Como
motivação será passado o vídeo do conto aos alunos.
Atividade
02: Serão
levantadas questões orais sobre a importância de confiar ou não em alguém.
Atividade
03: Será
entregue o conto com questões de interpretação.
Questões:
1)
Descreva as características dos personagens
do conto, Ricardo e Raquel:
2)
Qual o momento que inicia a complicação no
conto?
3)
O título do conto é “Venha Ver o Pôr do Sol”,
por quê? Você teria coragem de ir ao cemitério para ver o pôr do sol?
4)
Qual foi o pretexto que Ricardo arrumou para
atrair Raquel ao cemitério?
5)
Descreva o trecho em que Raquel pediu a
Ricardo para ir embora daquele local.
6)
Marque a alternativa que
está correta:
I)
Um pássaro rompeu um
fio de luz e soltou um grito.
II)
Aos domingos minha mãe trazia
flores e arrumava nossa capelinha onde já estava enterrado meu pai.
III) Os dois personagens do conto eram fumantes.
IV)
No
cemitério estava muito frio.
( ) I e II
( ) I, II, III
( ) III e IV ( ) II, III, IV (
) I e IV
7)
Qual o momento em que Raquel percebeu que foi
enganada por Ricardo?
8)
Você
confiaria em algum (a) ex-namorado (a) que chamasse para um encontro no
cemitério? Justifique.
9)
Qual
seria o lugar ideal para um reencontro para resolver questões amorosas
pendentes, ou uma possível reconciliação?
10)
Relacione as colunas conforme o significado
da palavra:
A) desmantelado ( ) causar queda
B) ladeira
( ) rua repleta com árvores
C) brandamente ( ) beijo, carícia
D) formicida
(
) inclinação de terreno
E) rasteiro
( )
indivíduo imbecil, idiota
F) muxoxo ( )
respirar fora do ritmo normal
G) insólita ( )
destruído, demolido
H) exausta ( ) fora do normal
I) cretino ( )
preparo químico
J) ofegante ( ) exageradamente cansada
K) alamedas ( )
docemente, mansamente
11)
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( )
Raquel teve que subir vários degraus para se encontrar com Ricardo.
( ) Os
cigarros que Raquel fumava eram das cores azul e dourado.
( ) O
muro do cemitério estava novo, em reforma.
( ) O
motivo do encontro que Ricardo marcou com Raquel era um velório.
( ) O
cemitério estava abandonado.
( )
Raquel diz numa parte do diálogo com Ricardo, que irá viajar para o Ocidente.
( )
Raquel leu o romance “A Dama das Camélias”.
( ) O
pôr do sol, que Ricardo quer mostrar para Raquel, se vê de um muro interior do
cemitério.
( ) Ricardo diz a Raquel que a única pessoa que
lhe amou de verdade foi sua prima, já falecida.
( ) A
“prima” de Ricardo, já estava falecida a mais de cem anos.
( ) O jazigo era realmente da família de
Ricardo.
( ) colada (
) rachada ( ) suja (
) cortada
13) Crie
um novo final para o conto, podendo ser uma vingança de Raquel para com
Ricardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário