Planejamento com alunos do 1° ano Ensino Médio noturno Colégio Theóphilo Sauer Plano
de aula 10 - bolsistas Vanderlei Linde e Denise Hack
Data:
06/07/2016.
Carga horária: dois períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto:
A notícia – O sacrifício de animais em extinção.
Objetivos: · Trabalhar a oralidade da turma.
· O aluno expressar sua opinião na pré-leitura.
· Interpretar questões referentes às notícias trazidas em aula.
Metodologia: Os
alunos receberão uma imagem de animais a qual terão que escrever sua opinião a
respeito da imagem. Serão levantadas algumas questões de pré-leitura com os
alunos, sobre os maus tratos com animais, chegando às vezes ao sacrifício. Dois
alunos escolhidos pelos professores farão a leitura das reportagens para os
demais da turma. Em seguida os alunos desenvolverão as questões de
interpretação individualmente.
Recursos:
- Imagem com enunciado para interpretação (Motivação).
- Questões de pré-leitura para debater.
- Texto impresso com atividades de interpretação.
Atividades
propostas:
Atividade
01: Como
motivação será distribuída para cada aluno uma imagem com enunciado para
interpretação. Atividade 02: Serão escolhidos dois alunos que farão a leitura, em voz alta, para todos da turma.
Atividade 03: Será entregue o texto com as notícias e as questões de interpretação.
Notícia 1
Gorila é
morto após menino cair em jaula de zoológico nos EUA
Um
gorila do zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, foi morto no sábado por
tratadores após ter agarrado um menino de quatro anos que caiu em sua jaula,
disse um representante do estabelecimento.
O
menino passou por uma barreira e caiu de uma altura de cerca de quatro metros
dentro do poço que cerca o habitat, onde Harambe, um gorila de 181 quilos, o
agarrou, informou o diretor do zoológico, Thane Maynard.
A
criança ficou por cerca de 10 minutos com o gorila, de 17 anos, e a equipe de
resposta contra riscos de animais considerou a situação como uma ameaça à vida
do menino. "Foi feita a escolha de abater Harambe, então ele se foi",
disse.
Duas
gorilas fêmeas também estavam no habitat no momento do incidente. Maynard disse
que o menino, ainda não identificado, não ficou seriamente ferido pela queda.
Em um comunicado, o zoológico disse que ele estava alerta e foi levado a um
hospital.
Site:http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/gorila-e-morto-apos-menino-cair-em-area-isolada-de-zoologico-nos-eua
Notícia 2
Onça é morta após participar de cerimônia da Tocha Olímpica
uranteassagepor Manaus
Uma onça que participou de uma cerimônia com a
tocha olímpica em Manaus, no Amazonas, na manhã de segunda-feira, foi morta
logo após o evento. De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA), o animal
teria fugido da coleira e avançado em um militar durante operação de resgate no
interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva, conhecido como
Cigs.
A fuga teria acontecido logo após a exibição, quando militares tentavam
colocá-la numa caminhonete para voltar para seu habitat natural. Uma
equipe de tratadores, composta por veterinários especializados no trato, foi
ao resgate da onça. Tranquilizantes foram disparados no animal, que
mesmo dopado foi em direção a um dos militares. A onça Juma,
como era conhecida, foi abatida com um tiro de pistola.
Como outra onça, apelidada de Simba, ela havia sido acorrentada e
apresentada ao público durante a cerimônia. Após a morte do animal, o
Comando Militar da Amazônia determinou a abertura de processo administrativo
para apurar os fatos relacionados ao incidente.
O Exército diz que abriu um processo administrativo para investigar a
morte do felino. Segundo o portal Amazônia Real, o Instituto de Proteção
Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) não havia autorizado a participação de
Juma no evento e poderá multar a corporação.
Questões:
1) As notícias abordam um tema comum e muito
comentado nos dias de hoje. Qual é esse tema?
2)Você concorda com a atitude tomada pela equipe do zoológico na primeira
notícia? Justifique sua resposta.
3) Você
concorda com a atitude tomada pelo Exército em matar a onça? Explique sua
resposta.
4) Comente sobre quem você acredita ser o “culpado” dos acontecimentos das
duas notícias.
5) Os animais usados em espetáculos circenses por uma lei aprovado em 2009,
não podem mais
serem usados
em apresentações do circo, pois a maioria sofria maus tratos pelos donos e
domadores. Comente sua opinião:
6) A onça pintada é um animal em extinção, e um dos símbolos da
natureza Brasileira, sendo assim, sua imagem está impressa:
( ) Na bandeira da Amazônia.
( ) Na bandeira do Brasil.
( ) Na cédula de cinqüenta reais.
( ) Na cédula de cem reais.
( ) No símbolo do exército brasileiro.
7)
Como sabemos não é o primeiro caso de acidentes com
crianças em zoológicos. Qual a atitude que os pais deveriam ter com os filhos,
para evitar esse tipo de tragédias?
Relembrando:
A
reportagem desenvolve
a narrativa do fato principal, ampliando-a e compondo-a com entrevistas,
depoimentos, estatísticas, pequenos resumos, textos de opinião. A reportagem,
só se esgota no desdobramento, no amplo relato dos fatos.
A
notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o
acontecimento entrou para a história. Tomada como
método de registro, a notícia se esgota no anúncio.
8) Percebemos assim
a sutil diferença entre notícia e reportagem. Sendo assim relacione a
notícia abordada na aula de hoje com a reportagem da violência com famosos, já
vista em aula anteriormente. Por que anterior é reportagem e a de hoje notícia?
9) Responda C ou E:
( ) O gorila pesava 205 quilos.
( ) A onça atacou uma criança.
( ) Duas gorilas fêmeas também estavam no habitat no momento
do incidente.
( ) Riahana foi outra onça usada na cerimônia da tocha
Olímpica.
( ) O menino caiu na jaula e foi atacado pelo gorila.
( ) O gorila estava preso por correntes.
( ) A onça mesmo dopada por tranquilizantes atacou o
militar.
( ) O gorila era chamado pelos turistas
de Thomás.
10)O crime contra os animais selvagens é real e precisa de punição, da
mesma maneira os maus tratos contra animais domésticos. Faça um texto de
opinião que deve ter título - 10 linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário