Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 21 de março de 2018

Projeto Intervenções Poéticas - Participação dos Pibidianos em 31/10/17



PROJETO INTERVENÇÕES POÉTICAS: CRIATIVIDADE, SENSIBILIDADE E EMPATIA NO AMBIENTE ACADÊMICO

1 OBJETIVO GERAL

Despertar, na comunidade acadêmica, por meio das ações do projeto Intervenções poéticas: criatividade, sensibilidade e empatia no ambiente acadêmico, o gosto pela a poesia e demais manifestações artísticas que tenham o signo linguístico como meio de expressão, promovendo também atitudes, valores e emoções a intimamente ligados à arte, especialmente no que tange à sensibilidade e ao olhar para o outro.

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover ações mensais nos intervalos das aulas sob a forma de intervenções poéticas, nas quais alunos de Letras, de Comunicação Social e demais interessados farão performances usando poemas como meio de expressão, nas modalidades de declamação, slam poetry, entre outros, a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica para as formas de expressão artística e para os temas sociais e afetivos abordados.

Integrar os cursos de Letras, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design, além do Centro de Artes e Cultura, por meio do planejamento, da elaboração e da execução do Projeto Intervenções poéticas: criatividade, sensibilidade e empatia no ambiente acadêmico.

Desenvolver, junto aos acadêmicos protagonistas do Projeto, autonomia, dinamicidade, expressão oral e corporal, desinibição, senso de organização, por meio das ações conjuntas, a fim de promover sua formação integral e sua liderança.

Oportunizar aos acadêmicos momentos artísticos e de reflexão sobre temas do cotidiano a partir dos textos abordados nas intervenções poéticas.

Incentivar a leitura literária por meio das intervenções poéticas, tendo em vista a sua importância na formação e no desenvolvimento integral do ser humano.
Ampliar o projeto, com participações em Feiras Culturais e Literárias de cidades da área de abrangência da IES, com vistas à divulgação dos cursos envolvidos e à qualificação desses eventos nos municípios.

3 Coordenação dos trabalhos
Curso de Letras: Profª. Luciane Raupp, Profª. Liane Müller e Funcionária Dieila dos Santos Nunes;
Centro de Arte e Cultura: Sabrina Tesôto;
Participação especial: acadêmicos bolsistas do Pibid de Letras



4 Ações previstas

As ações do Projeto consistem em intervenções poéticas nos intervalos das aulas (20h50min às 21h10min), com periodicidade mensal. Tais intervenções podem se dar sob forma de declamações de poemas, slam poetry, esquetes teatrais, entre outros. Além disso, sempre terão um enfoque temático, que pode ser ligado a datas comemorativas (Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, entre outros), mas principalmente a assuntos que mobilizem a comunidade acadêmica e estejam em pauta na mídia.
Essas intervenções serão organizadas pelos setores citados no item 3, com a participação ativa de acadêmicos dos cursos listados e/ou de outros interessados, com a possibilidade de formação de um grupo de trabalho.
Além disso, com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das intervenções, objetiva-se levá-las a Feiras do Livro e eventos similares dos municípios da área de abrangência da Faccat, indo ao encontro da vocação comunitária da IES, qualificando esses eventos, divulgando os cursos envolvidos e desenvolvendo nos alunos protagonistas diversas competências e habilidades.
            Ainda para o segundo semestre de 2017, estão previstas as seguintes ações pontuais:

31/10: Simulação de Slam poetry no encerramento do Seminário das Licenciaturas e no intervalo da aula, com o tema Halloween X Dia do Saci

Novembro: Não me Kahlo: Frida poetizada, com declamação de poemas sobre Frida Kahlo escritas por alunos de Comunicação Social, na disciplina de Redação e Expressão em Língua Portuguesa III, por alunos de Letras.
           
            Para 2018, o grupo responsável elaborará e divulgará o calendário de ações.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário