Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Participação em Oficina do Projeto Ler

No dia 15 de agosto, as Pibidianas Bruna, Carmem, Cristiane e Patrícia ministraram oficina integrante da programação do Projeto Ler. Na oportunidade, compartilharam experiências a partir das práticas realizadas sobre a temática "Folclore", com a turma 71/9 da Escola Willybaldo Samsrla.

Participantes da oficina

Participantes da oficina

Participantes da oficina

A abordagem, na íntegra, pode ser acessada nos seguintes endereços: 


Apresentação: http://prezi.com/g5wtzxiiyqrz/untitled-prezi/


Ilustração sobre a lenda "O Negrinho do Pastoreio"

Dando sequência à temática "Folclore Sul-Rio-Grandense", os alunos formaram duplas e receberam um exemplar do livro confeccionado pelas docentes. Esse livro continha a lenda "O Negrinho do Pastoreio", escrita por Simões Lopes Neto e publicada em “Lendas do Sul”. Como não apresentava ilustrações, a tarefa dos alunos foi registrar, com desenhos, suas interpretações a partir da leitura realizada


O arquivo que contém o livro pode ser acessado em: 

Quebra-cabeças referentes ao folclore sul-rio-grandense

Dispostos em duplas, os alunos da turma 71/9 da Escola Willybaldo Samsrla, receberam envelopes com peças de quebra-cabeças. Essas peças formaram as seguintes imagens: 


Na sequência, os alunos indicaram quais foram as figuras descobertas a partir da montagem dos quebra-cabeças e conversaram sobre seus conhecimentos (registrados ao lado da colagem) acerca das seguintes lendas: Salamanca do Jarau, Boitatá, Sepé Tiaraju e Umbu. A lenda do Negrinho do Pastoreio foi, intencionalmente, excluída dessa atividade, pois foi abordada de forma mais aprofundada no decorrer das aulas.

Jogo da memória alusivo ao folclore brasileiro

Dando continuidade ao tema “Folclore Brasileiro”, foram distribuídos seis exemplares de jogo da memória para que os alunos da turma 71/9 da Escola Willybaldo Samsrla, em grupos de quatro componentes, ampliassem seus conhecimentos acerca da temática. Cada grupo jogou por duas vezes e, após, as docentes estimularam o diálogo acerca dos personagens e das lendas que apareceram no jogo.